Colunistas

17/02/2014

Epofakt - performance do artista berlinense Ottojörg A. C. no Goethe-Institut Porto Alegre

Exposição de Ottojörg A.C.

Até 28 de fevereiro de 2014
Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h
Entrada franca
Local: Galeria do Goethe (Rua 24 de Outubro, 112 – Porto Alegre RS)
Informações: programm@portoalegre.goethe.org | 51 2118.7800 | www.goethe.de/portoalegre


Epofakt é originalmente o título da performance do artista berlinense Ottojörg A.C., realizada no Brasil pela primeira vez em 29 de janeiro deste ano. De forma interativa e dinâmica, a encenação aproximou o público a temas relacionados à arte, ao meio artístico e ao mercado da arte, promovendo a reflexão através da participação e do estranhamento. A exposição homônima, que pode ser vista na Galeria do Goethe-Institut, é um resultado dessa performance, convidando o espectador a mergulhar no complexo universo de Epofakt.

Epofakt segundo o artista Ottojörg A.C.

"O Louvre sem Mona Lisa"
Um jogo une o Mundo da Arte de Porto Alegre no Goethe-Institut

Conseguimos realmente explicar o porquê da importância do Museu do Louvre e da pintura Mona Lisa, lá exposta? Há milhares de pinturas pelo mundo – por que, então, justamente esta é tão importante?
Na noite do dia 28 de janeiro, na galeria do Goethe-Institut, essas reflexões foram discutidas de forma lúdica.
O artista alemão Ottjörg A.C realizou a performance Epofakt pela primeira vez no Brasil. A performance já havia sido encenada anteriormente na China, Alemanha e Polônia. Muitos artistas e representatnes da cena artística da cidade estavam presentes. Coletivamente, todos “experimentaram” o que ocorre no mercado da arte, e quando a colocação de ideias artísticas é colocada em prática: é preciso mais do que pintar um quadro bonito para ter sua obra exposta em nos museus mais importantes do mundo.
Ideias surgem a partir de estímulos e limitações, e então são experimentadas no ateliê. Depois, são lançadas no mercado da arte. Então, apenas o que for uma obra e estiver no mercado pode ser considerado arte. Uma obra de arte que estiver em um depósito, sem que ninguém a perceba, não tem significado.

No buisiness like art buisiness!

Em Epofakt, no mercado artístico, simbolizado através de uma espécie de mesa de bilhar de mármore, o que vale é conquistar uma posição para “subir” e tornar-se visível em outros lugares. Para isso, são necessários competência, tática, estratégia e trabalho em grupo.
Apenas as obras que se tornaram visíveis „em outros lugares“ (em Bienais, coleções privadas, etc) são colocadas sobre uma pequena mesa na Galeria do Instituto. Quatro curadores selecionam, dentre essas obras, dois trabalhos que serão adquiridos pelo Museu Epofakt. Parte do acervo desse museu foi trazido de Berlim por Ottjörg A.C. e está exposto na Galeria do Goethe-Institut.

Após a performance, os artistas e curadores deixaram o local, onde reforçaram e renovaram sua rede de contatos. Permaneceram na Galeria o ateliê, a mesa do mercado da arte, a mesa extra e o museu Epofakt, tornando visíveis os processos vividos durante a performance e, assim, revelando os pontos fortes e fracos da cidade artística de Porto Alegre."

Ottojörg A.C.

Biografia do Artista


Nascido em Heidelberg, Ottojörg A. C. cresceu no sul da Alemanha. Estudou Filosofia e História da Arte na Universidade Livre de Berlim, na Academia de Artes de São Petesburgo (Rússia) e na Universidade de Artes Aplicadas de Viena (Áustria). Foi orientando de Rolf Szymanski (Berlim) e Alfred Hrdlicka (Viena). Sua primeira exibição maior, de cunho internacional, ocorreu em 1989, em Pequim (China). Desde então, o artista expõe em diversas cidades da Europa, China, América do Norte e América do Sul. Desde 2004 o artista leciona em Academias e Escolas de Arte da América do Sul, Europa e China, como a Academia Central de Artes de Pequim (Central Academy of Fine Arts Peking) e a Academia de Cantão (Academy of Canton, China). Atualmente Ottojörg vive e trabalha no Brasil e na Alemanha.

Informações:
Goethe-Institut Porto Alegre
prog@portoalegre.goethe.org | 51 2118.7800 | c/ Mônica
programm@portoalegre.goethe.org | 51 2118.7800 | c/ Adair



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade