Colunistas

09/07/2015

Encontro tem como proposta reunir os apreciadores da língua alemã

1º Stammtisch acontece nesta quinta-feira, 9, no Stehcafé, junto à Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch, que neste ano comemora 10 anos de atuação e apoio ao desenvolvimento da cultura alemã na região de Santa Cruz do Sul, no Centro do RS.

            Santa Cruz do Sul – Em 19 de dezembro de 1849, os primeiros imigrantes alemães chegavam à Colônia de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul. Atualmente, Santa Cruz do Sul mantém muitos dos costumes e das tradições deixadas pelos descendentes por meio de eventos populares, locais históricos, localidades interioranas e núcleos familiares. Para manter viva esta herança cultural e preservar os valores deixados pelos antepassados, é preciso incentivar também iniciativas que agregam valor à vida pessoal e profissional da sociedade, com o papel de disseminar a cultura como um todo. Dentro do contexto e com uma proposta inusitada, nesta quinta-feira, 9 de julho, acontece no município um encontro para apreciadores da língua alemã.

            O 1º Stammtisch vai ser realizado no Stehcafé – Rua Senador Pinheiro Machado, 315 -, junto à Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch. “Este encontro deverá ser o primeiro dentre muitos momentos culturais do Stehcafé”, explica a sócia-proprietária dos estabelecimentos, a professora de língua alemã Jaqueline Sebastiana Bender. Segundo ela, a iniciativa é um evento mensal, no qual amantes do idioma se encontram para falar alemão, comer, beber e conversar. Para participar, o interessado deve confirmar presença pelo (51) 3719-6670 ou pelo alemao@aufgutdeutsch.com.br.

            Jaqueline ainda explica que na Alemanha os locais de encontro acontecem nas cervejarias ou cafeterias das cidades, onde as pessoas se reúnem sempre na mesma mesa, que está caracterizada com o nome de cada grupo e muitas vezes como “Mesa Cativa”. “Aqui no Brasil, a ideia é conhecer novas pessoas e simplesmente ter a chance de falar o Hochdeutsch que está cada vez mais difícil”, comenta.Em meio às conversas podem surgir dúvidas e questionamentos sobre a língua, o que muitas vezes acaba quase se transformando em uma aula oral.

           

ESCOLA - Os encontros culturais fazem parte das comemorações dos 10 anos de atuação e de apoio ao desenvolvimento da cultura alemã na região do Vale do Rio Pardo da Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch. “Falar a língua alemã com fluência é hoje um diferencial para conquistar uma série de oportunidades. Além de culto e moderno, o idioma alemão abre muitas portas no meio profissional e pessoal”, destaca Jaqueline.

            A instituição de ensino aplica uma didática que utiliza aulas criativas em conversação e exercícios, debates, diálogos, filmes, tarefas escritas, trabalhos em grupo, músicas, jogos, aulas de culinária e artes. Além disso, os alunos têm a oportunidade de realizarem viagens e intercâmbios para o aperfeiçoamento da língua. A Auf gut Deutsch ainda é credenciada pelo Goethe-Institut - Instituto Cultural da República Federal da Alemanha – que atua em todo o mundo. A escola tem licença para os Exames Oficiais do Instituto Goethe, que possuem uma alta reputação, com certificados mundialmente reconhecidos e valorizados.

           

CAFÉ - Já o Stehcafé é uma proposta inédita no município, uma Cafeteria Alemã que preserva a gastronomia e bebida da cultura germânica. Inaugurado em março de 2015, o local traz como novidade a possibilidade de degustar o café em pé, para a agilidade necessária do dia-a-dia. Mas, o Café também tem ambiente para quem quiser sentar e se descontrair enquanto degusta a bebida, que pode ser acompanhada por diversas iguarias produzidas no local.

               

Saiba Mais: O termo Stammtisch é formado pela junção das palavras do alemão Stamm (em português tronco ou tribo) e Tisch (mesa). Numa tradução literal, "mesa de tronco" ou "mesa da tribo". O termo Stammtisch também é usado no sentido de uma mesa-redonda como plataforma de discussão.(Professora Jaqueline Bender)

Assessoria de Imprensa:
Four Comunicação (51) 3715-5961/3056-4404
8 de julho de 2015



Comentários

deslogado
Tom 09/07/2015, às 06:05

What an interesting article. The title is intriguing:) There are some ideas to think about while looking for http://bestessaysforsale.net


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade