Colunistas

08/03/2013

Empresários de TI de Goiás participam da CeBIT em busca de parceiros para seus negócios no Brasil

Com o apoio do Governo Estadual, 21 empresários de TI estão conhecendo as novidades do setor e buscando parceiros para seus negócios no Brasil. Também participam como expositoras do evento, quatro empresas goianas

O Estado de Goiás está representado na CeBIT 2013, que vai até este sábado (9/03), na Alemanha, por uma delegação de empresários participantes de rodadas de negócios na feira e, também, por quatro empresas expositoras: Cuia Serviços de Informática, Neokoros, Requisito Tecnologia e Supera Tecnologia.

Divulgação Deutsche Messe

"Encontro de empresários" na CeBit 2013

No total, 21 empresários goianos estão na Alemanha apoiados pelo Governo de Goiás, por meio das secretarias de Ciência e Tecnologia (Sectec) e da Indústria e Comércio (SIC), que enviaram integrantes de suas equipes para conhecer a CeBIT e apresentar as potencialidades do Estado.

O foco da visita dos empresários goianos de TI à CeBIT é principalmente a internacionalização de negócios. Eles estão buscando parceiros da Alemanha e de outras partes do mundo interessados em investir nos negócios brasileiros ou ampliar as plataformas de TI criadas no Brasil em outros países. Em Goiás, o arranjo de empresas de TI é coordenado pela Comunidade Tecnológica do Estado, a Comtec. Em sua apresentação no seminário do Governo de Goiás, o presidente da Comtec, Luciano Lacerda, destacou os esforços da Comunidade Tecnológica em parceria com a administração estadual e com o Sebrae, para qualificar o segmento. “A Comtec tem atuado com determinação para garantir a qualificação do setor de TI e estimular e coordenar a participação de nossos empresários em feiras do setor, como é o caso da CeBIT”, disse.

“Estamos evoluindo, aumentando nossa participação, marcando presença na CeBIT e buscando outras formas de fazer negócios internacionalmente. O apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN) e das federações estaduais – FIERGS e FIEG – juntamente com o programa 'All Invest', da Comunidade Europeia para empresas estrangeiras de pequeno e médio porte está dando ótimos resultados para o Brasil. No terceiro dia da feira éramos o terceiro país com mais contatos realizados, ficando atrás apenas da Alemanha e da China nas rodadas de negócios do Future Match", avalia Plínio César Lucas Viana, gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Goiás.

Expositores goianos

A Supera Tecnologia trouxe para a CeBIT a solução de reserva de taxi via internet denominada "Waytaxi". Definida pelo diretor da empresa, Cláudio Ávila, como uma  “solução de comunicação entre o passageiro e o taxista”, a empresa está na feira buscando parceiros internacionais. “Tivemos contatos muito bons com interessados da Alemanha, Polônia e Lituânia. Se esta solução está crescendo todos os dias no Brasil, por que não espalhá-la pelo mundo?”, entusiasma-se Ávila, que contabiliza um aumento do uso do serviço de 20% ao mês.

A Waytaxi foi lançada há exatamente um ano e, segundo Ávila, já possui cerca de dois mil usuários em todo o País. O serviço é gratuito e para usá-lo basta que o taxista e o passageiros tenham um smartphone ou tablet com acesso à internet. O modelo de negócio é baseado em publicidade, o que dá à empresa o diferencial de não gerar custo para o usuário. Além da agilidade e rapidez, o sistema contribui para aumentar a eficiência do serviço, já que todos os taxistas precisam ser cadastrados em uma central.

Outra empresa goiana que está entusiasmada com os contatos feitos na CeBIT é a Neokoros.  Produtora de software para identificação biométrica, além da participação com estande na exposição, durante as rodadas de negócios da CeBIT, já manteve contatos interessantes com uma companhia de venda de ingressos para estádios de futebol. “O network proporcionado pela missão entre seus integrantes e empresas internacionais está criando excelentes oportunidades de negócios”, elogiou Marco César Chaul, diretor de Tecnologia.

Balanço positivo nas rodadas de negócios

O balanço da participação na CeBIT também foi mais que positivo para a goiana hum@, que produz sistemas de cotações e compras eletrônicas. Apenas nos três primeiros dias da feira a empresa participou de 12 rodas de negócios, a maioria com grandes possibilidades de concretização de contratos. O sistema de cotações e compras via web da hum@ promete transparência nos processos  para empresas, órgãos públicos e instituições, além de uma economia nos custos que pode chegar a 40%.  “Foi fantástico poder trazer o nosso produto até a feira. O resultado superou em muito as nossas expectativas, foi tão bom que se quisesse, eu poderia ter ido para casa no fim do segundo dia”, comemora Humberto Mendonça, diretor executivo da empresa.

Como os demais integrantes da missão goiana, Tasso Teixeira, da Cerrado Informática, também estava otimista com os contatos realizados. Na CeBIT, a empresa procura parceiros para um sistema de controle de conta em bares e restaurantes. "Com ele, o cliente pode fazer o pedido, acompanhar seu consumo e pagar a conta, tudo de forma ágil e segura", explica Teixeira.

Sobre a CeBIT

A CeBIT é a mais importante feira e congresso internacional dos negócios digitais. Organizada pela Deutsche Messe AG, a CeBIT foi idealizada como um evento único - combinando feira, conferências, palestras, eventos corporativos e salas de negócios. É realizada anualmente em março, desde 1986. Na edição de 2012 contou com mais de 4 mil expositores, vindos de 70 países e recebeu 312 mil visitantes de 110 países.

A CeBIT 2013 acontece até amanhã, 9 de março e está organizada em quatro plataformas de exposição: CeBIT Pro, com destaque para as soluções seguras e eficientes para empresas; CeBIT Gov apresentando as soluções mais recentes para a administração pública e para a assistência médica; CeBIT Life mostrando como a evolução do papel do consumidor torna possível novos modelos de negócios de TIC e CeBIT Lab apresentando soluções pioneiras e tendências emergentes de TIC para o mundo de amanhã. 

Este ano, além de destacar o "Shareconomy" como tema principal, a CeBIT tem a Polônia como país parceiro oficial.

Informações sobre o programa da CeBIT no www.hanover.com.br


Fonte: M Lilás Marketing, Comunicação e Eventos

Isabella Marcondes - isabella@mlilas.com.br

Fabiola Malavazi  - fabiola@mlilas.com.br

Tel: (11) 3258-6537

www.mlilas.com.br



Comentários

deslogado
36DgSE9QPJ 26/01/2014, às 05:01

When I first saw this title 4e6œˆ5e6—a5 e6˜Ÿe6œŸe6—a5 e5ž‹e7”b7e6”b9e9€a0e5Ÿbae7a4Že8aab2e7a8‹ (e5a0b1e5908de4b8ad) | No1.PUA on google I just whent and boarkomk it. Hey very cool web site!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will boarkomk your site and take the feeds also I\'m happy to find numerous useful info here in the post, we need develop more strategies in this regard, thanks for sharing. . . . . . http://bvtymcaindm.com [url=http://weelvjyfh.com]weelvjyfh[/url] [link=http://njmtwmgc.com]njmtwmgc[/link]

deslogado
aCrSd9CxmJ68 09/01/2014, às 14:30

Toohcduwn! That\'s a really cool way of putting it!

deslogado
mZhUi9dsiI 08/01/2014, às 10:32

218I simply want to say I am new to bggloing and actually liked you\'re web site. Most likely Ie28099m want to bookmark your site . You really come with wonderful articles and reviews. Cheers for revealing your web site.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia