Colunistas

19/10/2013

Emoção marca solenidade de abertura da 26ª Oktoberfest de Igrejinha

Marcada por muita emoção, a solenidade de abertura da 26ª Oktoberfest de Igrejinha deu início à festa que segue até o próximo domingo, 27 de outubro.

. A banda Wandermusikanten animou os visitantes e abriu o caminho para o início da cerimônia tocando entre o público que estava sentado. Já no palco, a banda apresentou um arranjo especial do hino brasileiro e alemão.


Luciano Dutra Lima, representante da Brasil Kirin, falou na força da marca Oktoberfest de Igrejinha e lançou um desafio: chegar aos 200 mil litros de chopp até o fim da festa.  Na sequência, as soberanas da festa falaram em nome da corte e destacaram o orgulho de representar a festa e a união da rainha e de suas princesas.

 

O vice-presidente da 26ª Oktoberfest de Igrejinha, Leandro Kunst, destacou o modelo de gestão da festa. “Somos como uma embarcação, cada marujo, tripulante, comandante é responsável por uma parte. É como uma engrenagem, cabe a nós lubrificar as peças para que sigam funcionando”, afirmou.

 

Além da diretoria da Amifest, da corte, do prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, e dos deputados Renato Molling e João Fischer, a cerimônia contou com a presença estrangeira do casal alemão Otto e Marga Mayer, articuladores do projeto de cidades-irmãs entre Igrejinha e Simmern. Arriscando algumas palavras em português, Otto elogiou a hospitalidade dos brasileiros e reforçou que o intercâmbio entre as pessoas é mais importante do que apenas a parceria entre as cidades.


Em seu pronunciamento, o prefeito Joel Wilhelm entregou em mãos para o presidente Clóvis Werb a aprovação da Caixa Econômica Federal para o projeto de licitação para a construção do Centro de Cultura da cidade, que ficará localizado junto ao Parque de Eventos Almiro Grings. Ele também destacou efusivamente a importância dos voluntários da festa: “Quem entra nesse parque se arrepia”.


O presidente da Amifest, Clóvis Werb, agradeceu ao apoio de sua familia e citou a afinidade com o vice-presidente Leandro Kunst e sua esposa Tatiana Kunst. Ele agradeceu ao esforço e empenho das diretorias envolvidas ao longo desse último ano, assim como a corte da festa. “Não tenho como mensurar a felicidade de estar aqui hoje na condição de presidente voluntário, mas posso dizer que é do tamanho do amor que eu sinto pela festa e pela minha cidade, também na mesma proporção do orgulho que cada voluntário demonstrou  ter durante o evento que ocorreu no último sábado na nossa foto coletiva”, disse emocionado. Durante a solenidade também aconteceu a inauguração do espaço do voluntário, lugar dedicado às cerca de três mil pessoas que trabalham durante o evento. “Nossas ações este ano sempre se voltaram para a valorização do nosso voluntário e esse espaço, hoje e no futuro, certamente será uma trincheira de luxo que cada um de vocês poderá usufruir a partir de hoje pra apreciar o que de melhor acontece no nosso parque”, afirmou o presidente.


 

Ao final, o menino Dudu Gaiteiro tocou o hino do Rio Grande do Sul ao lado de Renato Borghetti e de Luciano Maia, acordeonista do Quartchêto.

 

Bandinhas marcam a programação musical de sábado

Neste sábado, a programação musical da 26ª Oktoberfest de Igrejinha fica por conta das bandinhas típicas da festa. Ao todo, serão 15 bandas divididas em cinco espaços diferentes do Parque Almiro Grings: Banda Típica Imigrante; Banda Tannenwald; Banda Típica Canecão do Vale; Orquestra Anuska; Banda Danúbio Azul; Grupo Festerê; Orquestra La Montanara; Musical Emoção; Leandro Almeida; Banda 10; Banda Eccos; Banda Passarela; Banda Recanto da Serra; Banda Aquarela e Musical Encanto de Feliz. A alegria está garantida no segundo dia de festa. Amanhã o destaque musical é para a dupla João Bosco & Vinícius que se apresentam às 20h.


Igrejinha Im Tanz e jogos germânicos animam a tarde da Oktoberfest

Desde às 13h30, a Oktoberfest de Igrejinha se tornou um grande palco para o encontro de grupos de danças folclóricas infantis e juvenis, o Igrejinha Im Tanz. Os grupos se reuniram no Pavilhão 1 para apresentar seus talentos e mostrar mais um lado da cultura alemã. Para quem gosta de competição, os Jogos Germânicos animaram o público masculino com a Batalha Viking, a corrida de serrar madeira entre outras atividades.

 

Domingo é dia de Desfile Oficial

Domingo, 20 de outubro, acontece o Desfile Oficial da Oktoberfest de Igrejinha. Além das comissões da festa, corte e diretoria, serão três alas compostas por grupos de escolas, empresas, CTGs e outras entidades que passam pelas ruas da cidade até chegar ao Parque Almiro Grings. Ao todo serão 45 grupos. A saída será às 10h da Avenida Castelo Branco.

 

Amanhã tem João Bosco & Vinícius na Oktoberfest

A dupla João Bosco & Vinícius é a grande atração de amanhã da Oktoberfest de Igrejinha. A partir das 20h, eles apresentam o melhor de sua carreira. Os dois se conheceram em 1991 com 10 anos de idade cada, na cidade de Coxim-MS, onde residiam. Em 1993, participaram do Festival da Canção, não como dupla, e sim como adversários, concorrendo ao prêmio com outros jovens. O festival finalizou com os dois empatados em segundo lugar. Depois disso parentes e amigos incentivaram a formação da dupla, passando a se apresentar em bares e eventos do Mato Grosso do Sul. Em 1999 rumaram do interior para a capital sul-matogrossense, Campo Grande, quando João Bosco começou a cursar Odontologia e Vinícius ingressou na faculdade para fazer Fisioterapia. O público da dupla passou a ser composto basicamente de universitários, iniciando a renovação do gênero sertanejo no Brasil. Pela Universal Music, a dupla lançou em setembro de 2012 em CD e DVD seu mais novo trabalho, “A Festa”. Com 20 anos de carreira, oito álbuns lançados e quatro DVDs, a dupla coleciona alguns hits, como “Chora, Me Liga”, “Girassol”, “Colo Colo “, “Quero Provar Que Te Amo”, “Falando Sério”, “Curtição” e “Chuva”.Terno de tiros resgata tradição germânica

Uma das tradições teuto-riograndense mais antigas será revivida amanhã, durante a 26ª Oktoberfest de igrejinha: o Terno de Atiradores. Alguns grupos irão se reunir às 12h deste sábado, 20 de outubro, ao lado do Pavilhão do Kerb para dar uma salva de tiros ao público visitante. Os Ternos de Atiradores de Ano Novo talvez sejam a mais antiga das tradições teuto-riograndenses, trazida, segundo o depoimento de veteranos “atiradores”, pelos primeiros imigrantes germânicos, de sua pátria de origem.

 

FOTOS PARA A IMPRENSA: www.oktoberfest.org.br/imprensa

Senha: oktober13

 

Assessoria de imprensa - PAUTA ASSESSORIA

 

- Bianca Carneiro – bianca@pautaassessoria.com.br

- Andrea Spalding – andrea@pautaassessoria.com.br

- Matheus Pannebecker - matheus@pautaassessoria.com.br

 

Coordenação: Vera Carneiro vera@pautaassessoria.com.br

 

Fones no evento: 51 3545 1077 – 51 9396 0633

Contato em Porto Alegre: 51 3333 5756



Comentários

deslogado
ILZ03CR1zYa 30/01/2014, às 12:19

Geraldo - BRA 414 / Mesmo sem o nosso querido vento, foi possedvel no Se1bado uma epdxeie7e3o de SUP na foz do Rio Imbe9, um lugar expetacular, fauna e flora tedpica do Pantanal, subindo o rio com remadas firmes e sem descanso, para se ter uma ideia, imagine uma pessoa caminhando lentamente na margem, e vocea no SUP se esfore7ando para continuar subindo o rio, consegui remar com fore7a durante uns 15 minutos, e e9 sf3 parar de remar que o rio te joga de volta para a Lagoa, um total de 6 Km de ida e volta aproximadamente, e no Domingo, fomos para o outro lado, no inicio do Rio Ururai, aqui o rio te puxa para dentro, o esfore7o e9 na volta para a Lagoa, um total de 8 Km tambe9m de ida e volta aproximadamente, recomendo a todos este passeio. http://dqkcem.com [url=http://mmgygbuk.com]mmgygbuk[/url] [link=http://okugrtgrksw.com]okugrtgrksw[/link]

deslogado
auFw1M8Wm 13/01/2014, às 11:55

lovely outfit - just reidmns me how much i need to stock up on brown brogues! the blouse is pretty too; it reidmns me of liberty. :)sounds like you had fun at the oktoberfest and good luck in the magazine competition x

deslogado
3fiV9oBs 12/01/2014, às 07:30

Ne3o posso resistir a fazer um coenmte1rio, je1 que convivo com C.S. Lewis (ne3o, ne3o sou espedrita) he1 mais de uma de9cada. Sempre me surpreendo de novo com a sua sinceridade e simplicidade de homem pecador, mas capaz de cresce em sabedoria e de dar frutos para o Reino. Que sigamos esse exemplo, que em faltima inste2ncia, e9 o de nosso Senhor!


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade