Colunistas

06/11/2016

Embaixador da Alemanha no Brasil visita a Rota Romântica

O trabalho cultural da região foi o destaque da visita.

A Rota Romântica foi agraciada no último final de semana, 5 e 6 de novembro, com a visita do Embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, e sua esposa, além do Cônsul Geral, Stefan Traumann. Visitando pela primeira vez a região, o Embaixador conheceu Nova Petrópolis e se encantou pela preservação da cultura local.


Vice-Presidente da Sicredi Pioneira, Mário Konzen, apresentou a história do Padre Theodor Amstad e do cooperativismo.

Recepcionados pelo Presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Cláudio José Weber, o Embaixador conheceu o funcionamento da Rota, no qual o Presidente destacou o trabalho unido dos Municípios para projetar e divulgar toda a região. Weber também explanou ao Embaixador os projetos lançados pela entidade, destacando o projeto de acessibilidade no qual foi apresentado a ele o mapa tátil do roteiro.



A recepção oficial aconteceu no Parque Aldeia do Imigrante. Na foto Cláudio Weber, Embaixador Georg Witschel, Secretário de Turismo, Paulo Roberto Staudt, Vice-Prefeito Gregor Hermann, Prefeito Regis Luiz Hahn, Presidente do Legislativo, Charles Eloir Luedke Paetzinger, e o Cônsul Geral, Stefan Traumann.

Na Cooperativa Piá, recepcionada pelo Presidente Gilberto Kny, Vice-Presidente Nilson Olbermann, Secretário Geral Jeferson Smaniotto e o Deputado Estadual Elton Weber, a comitiva conheceu a história da cooperativa, com destaque para a participação de alemães na fundação e para a tecnologia vinda da Alemanha. Ayrton Melo, Diretor da Indústria de Alimentos da Cooperativa Piá, apresentou o parque industrial, explanando o processo de fabricação dos principais produtos. Melo ressaltou as ações que estão sendo desenvolvidas para triplicar a produção nos próximos anos.


Instalações da Cooperativa Piá, que iniciou em 1967 com o apoio da Alemanha, foram visitadas pela comitiva.

A recepção oficial em Nova Petrópolis aconteceu no Parque Aldeia do Imigrante com a presença do Prefeito Regis Luiz Hahn, Deputado Estadual Elton Weber, Vice-Prefeito Gregor Hermann, Presidente do Legislativo Charles Eloir Luedke Paetzinger, vereadores Daniel Carlos Michaelsen, Oraci de Freitas e Paulo Antonio Heylmann, Secretários Municipais Paulo Roberto Staudt e Ricardo Lawrenz, e a Rainha do Folclore Alemão, Franciele Simon. O Prefeito agradeceu a visita e externou o desejo de manter um bom relacionamento com o consulado e a embaixada.


A sede da Associação Theodor Amstad foi um dos pontos visitados no Pinhal Alto

No domingo, 6, a comitiva visitou a localidade de Linha Imperial onde o Vice-Presidente da Sicredi Pioneira, Mário Konzen, falou da história do Padre Theodor Amstad e do cooperativismo. E, logo após, a comitiva seguiu para Pinhal Alto onde visitou a Igreja, a sede da Associação Theodor Amstad e o museu comunitário com a recepção do Presidente da Comunidade Católica, Roque Wickert, e as Soberanas do Kerb Im Tannenwald, Rainha Isabel Maldaner e Princesa Karin Nandaine Schabarum. Witschel ficou impressionado com o engajamento das comunidades em preservar as tradições e a originalidade dos locais.


Mapa tátil do roteiro foi apresentado ao Embaixador;

“É motivo de orgulho recebermos o Embaixador. Sempre mantemos um bom relacionamento com o Consulado e a Embaixada de modo a promover nosso roteiro que foi inspirado na Romantische Strasse. E sempre é motivo de satisfação apresentarmos a forma como preservamos a cultura dos nossos antepassados vindos da Alemanha”, destacou Weber.

Fotos: Vanessa Birk Staudt


Fonte:  
Vanessa Birk Staudt
Relações Públicas - CONRERP 3136
(54) 9606.0160 
facebook/ProjetosPerene


 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade