Colunistas

12/07/2014

Edilberto Hammes lança novo livro sobre imigração alemã na Metade Sul do Rio Grande do Sul

Hammes já lançou em 2010 a obra-referência “São Lourenço do Sul – Radiografia de um Município – Das origens ao ano 2000”, com mais de duas mil páginas, em quatro volumes, cuja edição, um sucesso, esgotou em cerca de um ano e meio.

Sob o  título “A Imigração Alemã para São Lourenço do Sul – De sua formação aos primeiros anos após seu Sesquicentenário” estará à disposição dos leitores, ainda dentro deste mês de julho, o livro mais completo escrito até hoje sobre uma das maiores colônias germânicas do país, ainda pouco conhecida, basicamente formada por imigrantes nascidos na Pomerânia Oriental e a única que se desenvolveu, a partir de 1858, na metade sul do estado gaúcho. A pujança desses imigrantes e de seus descendentes impulsionou o desenvolvimento econômico que alavancou a emancipação, em 1884, do município de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão (desmembrado de Pelotas) e, seis anos mais tarde - ao ser transferida em 1890 a sede desse município para a vila do porto junto à Lagoa dos Patos - no município de São Lourenço (que receberia a complementação “do Sul” apenas em 1944).

Fartamente ilustrado com fotografias e mapas, o livro conta tanto os fatos tradicionais já narrados em literaturas passadas clássicas, como traz novas revelações inéditas sobre diversas nuanças no desenvolvimento de sua colônia e novos conhecimentos e biografias sobre as pessoas de origem teuta que fizeram sua história.

Com 734 páginas, estará à venda a partir do dia 21 de julho, por R$ 59,00, nas livrarias de São Lourenço do Sul (Livraria Laguna e Livros & Cia), também na Livraria Herrmann de Porto Alegre, e está sendo negociada sua comercialização em livrarias de Pelotas.

Hammes já escreveu em 2010 a obra-referência “São Lourenço do Sul – Radiografia de um Município – Das origens ao ano 2000” com mais de duas mil páginas, em quatro volumes, cuja edição, um sucesso, esgotou em cerca de um ano e meio. Ela foi doada a todas as escolas municipais e a inúmeras bibliotecas e universidades gaúchas e do país. Em 2012 o autor lourenciano lançou mais um livro sobre seus antepassados: “Os imigrantes Hammes para São Lourenço e seus descendentes”. E agora este específico sobre a colônia alemã de seu município natal, onde vive e atua como médico há quase 45 anos.

O livro foi escrito como contribuição do autor, lourenciano de nascimento, e do município de São Lourenço do Sul às comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã para o Brasil, que têm seu ápice neste mês de julho, contendo a saudação oficial do prefeito de São Lourenço do Sul, José Daniel Raupp Martins, e o prefácio do vice-governador do Rio Grande do Sul e colega de profissão, Beto Grill.

 



Comentários

deslogado
myra wilson 29/12/2017, às 08:30

Germans immigrants formed the American instructive framework. They presented the kindergarten, or "youngsters' play school." They additionally advanced the idea of the state-invested college, designed after the German college. corporate video production rates. The University of Michigan, established in 1837, was the principal such school to add to the logic of general aesthetic science instruction an accentuation upon professional preparing.

deslogado
zop 16/05/2017, às 05:19

"Su asked Bao Quan-shaped theory," said: " "" Heaven and Earth together life of the people. "Further to the replica watch yin and yang, heaven and earth system. Gas into the swiss replica watches unity of heaven and earth in the concept of unity.

deslogado
zop 16/05/2017, às 05:19

Zhang Zeng Song dynasty, the word thick, known as replica watches Mr. Hengqu, the school is known as the gas. He believes that the swiss replica watches world is composed of two parts, one is visible to fake watches all things, one is invisible, and two parts are composed of "gas". href="http://www.ukreplicawatch.co.uk" title="swiss replica wathes">swiss replica watches unity of heaven and earth in the concept of unity.

deslogado
Vinicius Köpp 19/11/2016, às 04:03

Prezado autor, ao ler o seu livro tive o complemento de uma informacao importante que faltava na minha pesquisa! Entretanto preciso ter acesso ao contato do sr. Ary Timm 7 distrito, regiao de Evaristo (registro de batismo), conforme sua referencia bibliografica 202 e 203. pode me enviar o contato dele?

deslogado
Sabrina Timm 26/06/2016, às 20:51

Boa noite, estou fazendo um trabalho acadêmico, gostaria de saber o nome da editora do livro.

deslogado
Clerio Waskow 09/02/2016, às 15:35

Boa tarde! Sómente agora numa pesquisa na Internet tomei conhecimento deste precioso relato sobre a imigração alemã. Nasci em São Lourenço do Sul, na localidade de Coqueiros, esquina do Sítio, mas a mais de 50 anos resido em Cachoeirinha-RS e com muito orgulho acompanho a contribuição alemã para o crescimento do Brasil. Gostaria de receber informações de como adquirir o seu livro . ATT Clério Waskow

deslogado
Clerio Waskow 09/02/2016, às 15:34

Boa tarde! Sómente agora numa pesquisa na Internet tomei conhecimento deste precioso relato sobre a imigração alemã. Nasci em São Lourenço do Sul, na localidade de Coqueiros, esquina do Sítio, mas a mais de 50 anos resido em Cachoeirinha-RS e com muito orgulho acompanho a contribuição alemã para o crescimento do Brasil. Gostaria de receber informações de como adquirir o seu livro . ATT Clério Waskow

deslogado
Edilberto Luiz Hammes 28/07/2014, às 12:41

Solicitações do livro podem ser feitas pelo e-mail hammesedilberto@gmail.com Obrigado pela divulgação. Atenciosamente, Edilberto Luiz Hammes

deslogado
ANTONIO SÉRGIO DE A. COSTA 14/07/2014, às 07:29

“A Imigração Alemã para São Lourenço do Sul – De sua formação aos primeiros anos após seu Sesquicentenário” . Parabéns Dr. Hammes pela excelente contribuição a historiografia da imigração alemã (190 anos), no Brasil, pois trata-se de uma obra que, não apenas por sua dimensão documental, mas, sobretudo, histórica será uma referencia para pesquisadores de todo o Brasil e Alemanha. Espero em Breve adquirir esta obra notável por sua proposta e contribuição a cultura germano-brasileira. Antonio Sérgio A. Costa, Th.D


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade