Colunistas

29/07/2017

Edilberto Hammes lança Dicionário de Sobrenomes de origem alemã

Um novo livro do médico-escritor, pesquisador e historiador Edilberto Luiz Hammes será lançado no próximo sábado, dia 5 de agosto, com o histórico de mil sobrenomes do município de São Lourenço do Sul, RS, e adjacências.

Lourenciano de nascimento, o autor tem se destacado por se dedicar, nas últimas décadas, à pesquisa histórica de seu município, situado às margens da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Em 2010, depois de quinze anos de pesquisas, publicou os livros “São Lourenço do Sul – Radiografia de um Município”, com quatro volumes, que totalizaram 2.094 páginas e que se esgotou rapidamente, sendo considerada hoje a obra-referência em história do município.

Em 2012 publicou “Os pioneiros Hammes de São Lourenço do Sul e seus descendentes”, também esgotado. Em 2014 lançou “A imigração alemã para São Lourenço do Sul” como colaboração do município aos 190 anos da imigração alemã para o Brasil, estando alguns exemplares ainda disponíveis. E agora, o original e utilíssimo “Dicionário de Sobrenomes de origem alemã de São Lourenço do Sul e das colônias adjacentes”.


O autor com o resultado de suas novas pesquisas. Foto Divulgação

Trata-se de um livro de 912 páginas, contendo mais de mil sobrenomes de imigrantes e seus descendentes, em sua grande maioria pomerânios, que vieram para a colônia de São Lourenço a partir de 1858, trazidos pelo renano-prussiano Jacob Rheingantz.

O “Dicionário”, prefaciado pelo professor Martin N. Dreher, está sendo lançado neste mês de agosto, propositadamente, como homenagem do autor ao Bicentenário de Nascimento de Rheingantz (nascido a 10 de agosto de 1817 na aldeia de Sponheim).

O lançamento, como a sessão de autógrafos acontecerá  às 14h, no salão Três de Maio, ao lado da igreja evangélica de confissão luterana situada em frente à praça central da cidade de São Lourenço do Sul.

Informações para a aquisição do livro poderão ser obtidas através do e-mail hammesedilberto@gmail.com .

Hammes dedicou-se quatro anos para a elaboração dessa magnífica obra, pesquisando livros de registros, entrevistando incontáveis pessoas, obtendo dados genealógicos de mais de 300 colaboradores, visitando quase cem cemitérios fotografando quase todos os seus túmulos, sempre à procura de datas, dados e curiosidades sobre cada um dos sobrenomes.



  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia