Colunistas

05/06/2019

Documentário resgata a culinária dos imigrantes

Como resultado final do projeto, foi lançado o livro "Receitas da Imigração - Língua e Memória na Preservação da Arte Culinária".

Apaixonados pela "boa mesa" certamente vão se entusiasmar com o filme do CineArte de segunda-feira, dia 10 . O documentário "Receitas da Memória" tem na direção Peter Lorenzo, produção do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL) com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conforme o edital do Programa do Patrimônio Imaterial (PNPI/2014). 

A sessão começa, às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner, da Fundação Cultural de Blumenau. A entrada é franca e a classificação etária livre. O documentário realizado no Médio Vale do Itajaí apresenta histórias, memórias e receitas das famílias que ainda se comunicam nas línguas trazidas à região pelos colonizadores. 

O centro da narrativa é o da alimentação e das receitas familiares mantidas há anos, ajudando a preservar a história e a memória das comunidades alemãs, italianas e polonesas como importante patrimônio cultural e linguístico do Brasil.

Como resultado final do projeto, foi lançado o livro Receitas da Imigração - Língua e Memória na Preservação da Arte Culinária. 

A edição plurilíngue - em português e em línguas de imigração - contempla, além de receitas culinárias trazidas, transformadas e realizadas pelas comunidades de imigrantes, também memórias e histórias da adaptação dessas populações no Médio Vale do Itajaí.

Produzida a oito mãos com a particiação de Ana Paula Seiffert, Mariela da Silveira, Peter Lorenzo e Rosângela Morello, a publicação saiu pela Editora Garapuvu e conta também com a inestimável participação de falantes das línguas de imigração que compartilharam nas entrevistas do projeto, além de receitas consideradas fundamentais no estabelecimento dos imigrantes na região. Inclui também um pouco da história de vida das famílias.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

 

Foto em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/documentaario-resgata-a-culinaaria-dos-imigrantes34



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia