Colunistas

19/08/2017

Documentário inédito sobre “Paulo Autran" traz depoimento emocionante de Fernanda Montenegro

O documentário “Paulo Autran - O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, fará a sua première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado no dia no dia 21 de agosto, às 14h, no Palácio dos Festivais. A obra traz um retrato de um dos maiores atores brasileiro de todos os tempos e  exatamente no ano que se completa 10 anos da morte do artista.  Um dos pontos altos do filme é o depoimento histórico de Fernanda Montenegro, onde ela lê uma troca de cartas emocionante, a poucos dias da morte de Paulo Autran, e faz uma reflexão profunda sobre sua importância para o teatro brasileiro.

“Paulo Autran - O Senhor dos Palcos” fará première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado.

 *** o documentário, dirigido por Marco Abujamra, cria um recorte de como Autran percebia sua profissão

O documentário “Paulo Autran - O Senhor dos Palcos”, de Marco Abujamra, fará a sua première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 17 a 26 de agosto. A obra traz um retrato de um dos maiores atores brasileiro de todos os tempos e será exibida no dia 21 de agosto, às 14h, no Palácio dos Festivais,  exatamente no ano que se completa 10 anos da morte do artista.

 

“Paulo Autran - O Senhor dos Palcos” tem como foco principal a paixão do ator  pelo teatro e aborda temas como as companhias teatrais e a formação e dinâmica dessas “comunidades” muito particulares; a criação do TBC, Teatro Brasileiro de Comédia, e reflexões sobre a arte do ator.

Mariana Marinho, produtora executiva do filme, acredita que o filme “Paulo Autran- O Senhor dos Palcos" resgata a entrega visceral do ator ao processo criativo e a relação direta com o público. O público teatral como parte da criação do personagem. Para ela, “a paixão do Paulo pelo Teatro é transmitida no filme de maneira sensível e ao mesmo tempo provoca uma reflexão mais ampla sobre como conduzimos nossos sonhos; se nos arriscamos ou se nos acuamos diante da dificuldade de entrega." 

Já segundo o diretor Abujamra, o documentário cria um recorte de como Autran percebia sua profissão, através da análise das montagens das peças "A Tempestade” e "Rei Lear", de Shakespeare; e Solness - O Construtor, de Ibsen, por seus diretores (respectivamente Paulo de Moraes, Ulysses Cruz e Eduardo Tolentino).

 Cenas históricas de filmes e peças estão presentes. Permeando o longa, trechos de entrevistas escritas e de uma autobiografia inédita, contendo reflexões de Paulo Autran sobre a arte do ator, sua carreira, vida, morte e desafios profissionais e pessoais. Os textos são reproduzidos pelos atores Bete Coelho, Patrícia Selonk, Gustavo Machado e Bruce Gomlevsky, criando uma dinâmica visual interessante e autoral.

 O filme, que será exibido em 2017 no canal Curta!, apresenta ainda depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues, Mauro Farias – que detalham e reconstroem facetas do ator e do meio teatral brasileiro. Ao final, o depoimento histórico de Fernanda Montenegro, onde ela lê uma troca de cartas emocionante, a poucos dias da morte de Paulo Autran, e faz uma reflexão profunda sobre sua importância para o teatro brasileiro.

 

Ficha técnica:

 

Diretor: Marco Abujamra

Produtora Executiva: Mariana Marinho

Diretor de Fotografia: Luis Abramo

Montagem: Thiago Arruda e Marco Abujamra

Atores:

Bete Coelho

Bruce Gomlevsky

Patricia Selonk

Gustavo Machado

Exibidor: Canal Curta!

Tempo de duração: 82 minutos

 Sobre o diretor Marco Abujamra

 Sócio fundador da produtora Dona Rosa Filmes, roteirizou e dirigiu o documentário de longa-metragem “Paulo Autran - O Senhor dos Palcos” em 2016. Atualmente está trabalhando como roteirista e diretor do longa de ficção “Júpiter” com Rafael Vitti, Guta Stresser e Orã Figueiredo no elenco. Roteirizou e dirigiu também os documentários “Mário Lago” (2013), que estreou no Festival do Rio; “Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal” (2009), ganhador do Prêmio Especial do Júri do Festival do Rio; Prêmio In-Edit de Público e do Prêmio Desempenho - SEC RJ e “Dia Útil” (2008) sobre Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil que estreou em Maputo/Moçambique

Sobre a Dona Rosa Filmes

A produtora Dona Rosa Filmes possui em seu portfolio diversos trabalhos, entre eles, longas de documentários, curtas de ficção e programas de tv. Atualmente está em produção do longa de ficção “Júpiter” com direção de Marco Abujamra, que conta com Rafael Vitti, Orã Figueiredo e Guta Stresser no elenco. Também está produzindo o documentário "Clementina", sobre a cantora Clementina de Jesus com previsão de estreia em 2018.

Entre seus trabalhos já realizados, destacam-se os documentários de longa-metragem “Jards Macalé - Um Morcego na Porta Principal” (2008) que recebeu prêmios no Festival do Rio; Ined - It e de Desempenho SEC RJ; “Mario Lago” (2014) que teve sua estreia no Festival do Rio e na Mostra Internacional de São Paulo; “Beleza Escondida” (2008), ambos com direção de Marco Abujamra. Produziu ainda o documentário “Mario Filho - O Criador das Multidões” (2010) com direção de Oscar Maron, que ganhou Prêmio de Melhor Montagem no Festival Internacional de Cinema de Arquivo e o longa de ficção “Mulheres Sexo Verdades Mentiras”, de Euclydes Marinho.

Para mais informações, segue o site da Dona Rosa Filmes: http://www.donarosafilmes.com.br/

 Sobre o canal Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo). Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurtatwitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta

Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

 

Fonte: ATTi Comunicação e Ideias

Eliz Ferreira e Valéria Blanco

(11) 3729-1455/ 3729-1456 / 9 9110-2442



Comentários

deslogado
rr 21/08/2017, às 04:15

Running Shoe Fit Tips
Foot size: Shoe lasts (which determine shoe sizes) vary by manufacturer and even from one shoe model to another. Light Up Shoes
You may need a half-size or even a full size cheap nike shoes smaller or larger than you think. If you're unsure, have your feet measured.shoes outlet
Try on shoes at the end of the day. Your feet normally swell a bit during the day's activities and will be at their largest then. This helps you avoid buying shoes that are too small.
Kids Nike Trainers
Kids Shoes
Nike 6.0 Shoes
Nike Air Fo


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade