Colunistas

28/05/2014

Deuxième Festival du Rio Grande do Sul de Paris

10 a 12 de outubro de 2014

O Rio Grande do Sul volta a Paris para o segundo festival do RS em Paris, promovido pela Associação Sol do Sul.
Associação Sol do Sul
Sol do Sul é uma associação Franco-Brasileira criada em Paris em 2003, cujo objetivo é promover a cultura brasileira na França, organizando eventos culturais, exposições, concertos, viagens de turismo, e de modo geral, as relações culturais entre a França e o Brasil e, sobretudo, estimular a promoção da região Sul do Brasil, e em um primeiro momento, do Rio Grande do Sul. Sol do Sul divulga igualmente a cultura francesa no Brasil.
A partir de 2008, esta associação iniciou um trabalho de sensibilização a deficiências visuais e um trabalho de valorização de talentos artísticos de deficientes visuais. A associação também realiza intercâmbios entre as cidades de Paris, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Essas atividades somaram-se aos demais projetos franco-brasileiros desenvolvidos pela associação.
Nossa ambição é ser reconhecidos como uma referência na promoção e divulgação da cultura, educação, turismo e comércio entre o Rio Grande do Sul, a França e a União Européia.
Segundo Festival do RS de Paris
Neste segundo festival, a Associação Sol do Sul se propõe a dar continuidade a seus propósitos de tornar o Rio grande do Sul cada vez mais próximo da Europa em geral, e da França, em particular. Tanto Porto Alegre, capital do Estado, conhecida por sua gestão participativa, quanto as demais cidades, têm suas características próprias, que pretendemos ressaltar através de seus valores turísticos,culturais, sociais e artísticos. Numa tentativa de aproximar ainda mais nossa cultura do povo europeu, o qual assentou suas raízes em nossa terra, contaremos novamente com conferencistas que discorrerão sobre as riquezas de nosso Estado, proporcionando um novo olhar sobre o Brasil, país que não para de crescer…
O Rio Grande do Sul, rico e próspero, é o celeiro do Brasil, “país continente”. Menos conhecido no estrangeiro do que outras regiões do Brasil, este Estado se distingue pela multiplicidade das culturas que lhe deram origem, pela diversidade de suas paisagens, por seu clima temperado e por sua culinária regional, onde a carne de gado ocupa lugar de destaque. É uma parte do Brasil que merece ser conhecida no mundo.
Após a chegada dos colonizadores portugueses, vieram, em seguida, imigrantes de outros países europeus: alemães, italianos, poloneses, entre outros. Os
descendentes desses colonizadores falam até hoje o dialeto de seus antepassados, tentando manter viva parte de suas respectivas culturas de origem. Na arquitetura da região Sul do Brasil, observam-se influências europeias. Personalidades como os franceses Saint- Hilaire e o filósofo Auguste Comte, com suas propostas positivistas, entre outros, também deixaram suas marcas em nossa cultura.
Sem dúvida nenhuma, temos muito a descobrir e redescobrir no Rio Grande do Sul.
O sucesso da primeira edição do Festival do Rio Grande do Sul de Paris nos leva a prosseguir com este projeto pioneiro, reunindo personalidades da vida política, artística, literária, turística, social e econômica do estado do Rio Grande do Sul (RS) e da cidade de Porto Alegre. Motivados pelo desejo de apresentar esse estado do Brasil, este 2° Festival du Rio Grande do Sul de Paris acontecerá de 10 a 12 de Outubro de 2014 .
Sol do Sul produz e organiza, pela segunda vez em Paris o Festival que nessa edição reunirá algumas das inúmeras etnias que colonizaram o Rio Grande do Sul: Alemanha, Itália, Portugal, Polônia, entre outros, e seus representantes oficiais. O evento acontecerá em Paris, na sala anexa da Prefeitura do 14º distrito, rua Castagnou, nº 12, que pela segunda vez abre suas portas para acolher nosso festival. Esta parceria prova que Sol do Sul é uma associação dinâmica, criando elos sociais e culturais, tanto no âmbito nacional quanto internacional.
A sala em que se realizará o festival possui acesso a pessoas portadoras de necessidades especiais.
A entrada é livre para todos que quiserem nos prestigiar com sua presença.
Para maiores informações entre em contato com: Association Sol do Sul Site : www.soldosul.fr – E-mail :soldosul@hotmail.fr – fone :+33 6 1551 3692 Paris (França)

2° FESTIVAL DO RIO GRANDE DO SUL DE PARIS

PLANO DAS ATIVIDADES

CONFERÊNCIAS
• História do Rio Grande do Sul e suas imigrações
As comemorações dos 190 anos da imigração Alemã no RS :
Sílvio Aloysio - Presidente da Comissão oficial e Executiva das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS e diretor do site Brasil/Alemanha;
A Imigração Polonesa :
Marcio Rosiak - jornalista, descente de poloneses, presidente da Associação Polonesa do RS e presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Dom Feliciano/RS;
Surgimento do Movimento Tradicionalista no RS
Loiva Lopes, Diretora da Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central-
Brasília
• Contribuição do POSITIVISMO do filosofo francês AUGUSTE COMTE na formação Política e Cultural no RS e no Brasil:
Erlon Jacques- Diretor e Guardião do Templo da Religião da Humanidade, mais conhecido como Templo Positivista do Rio Grande do Sul
Dr Michel Maffesoli – Prof. a Université René Descartes - França
• Lançamento do 2° Festival Universitário Internacional promovido pela ALAP (Associação Latino Americana de Propaganda) evento que ocorre durante o 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado no RS em Junho de 2015 :
Jõao Firme, Secretario Geral da Alap (Associação Latino Americana de Propaganda)
Jacques Bille – Presidente de Associação das Agências de Conselho e Comunicação AACC – França, Prof . na universidade Paris I - Sorbonne
• Atrativos turísticos e oportunidades de Investimentos no RS :
Secretário de Turismo do Estado do RS, Márcio Cabral
Turismo ético - cultural
Turismo Criativo em Porto Alegre - Lui Fernando Moraes - Secretário de Turismo da cidade de Porto AlegreTurismo Paleontológico – Abdon Barretto Filho - Diretor da Associação Brasileira de Indústria e Hotéis do RS (ABIH) e Prof°
Turismo Cultural da Rota Açoriana do Litoral do RS – Ivo Ladislau, compositor e pesquisador
• Churrasco
• Embaixador do Churrasco Mauro Camargo
• Oficinas sobre preparação do típico churrasco gaúcho;
• Palestra: você vai aprender a escolher os melhores cortes de carnes e prepará-los com qualidade e bom gosto;
• Participação especial de Mauro Camargo no último dia do Festival quando ocorre um jogo de futebol seguido de um churrasco coletivo.

FILMES
• "Porto Alegre, Meu Canto no Mundo" – Cícero Aragon
• "Menos Que Nada" – Carlos Gerbasse

EXPOSIÇÃO
• "A Biodiversidade no Rio Grande do Sul" e “Nosso Pampa Desconhecido”, a cargo da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul
• Fotografia :
Leonid Streliaev
Câmera Viajantes, Escola de Fotografia de Porto Alegre, com fotos de festas folclóricas das etnias alemã, polonesa, portuguesa, gaúcha e fotos da Copa .
Dulce Helfer
• Caricaturas de Marcelo Lopes de Lopes
• Símbolos do RS a árvore é a erva- mate, a bedida é o chimarrão, a ave é o quero-quero, a flor é o brinco-de-princesa, o animal é o cavalo Crioulo, a planta medicinal é a macela, a escultura é a estatua do laçador e a gaita é o instrumento símbolo).
• Pré-história Gaúcha - O período Triássico no RS

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA
• Cantinho gaúcho espaço decorado tipicamente gaucho)
• Gastronomia: informações sobre a gastronomia típica: churrasco, chimarão, carreteiro, docinhos e salgadinhos
• Espaço esportivo: Clubes Sport Club Internacional e Grêmio Foot-ball Porto-alegrense ( duas equipes campeãs do mundo); jogo de futebol no útimo dia do Festival, com animações e churrasco.
• Informações turísticas sobre hotéis e serviços, cidades do RS, turismo criativo de Porto Alegre e propostas com roteiros de viagem
• Feira de livros com temas diversos :histórico, foclórico, literatura infantil - na ocasião será feito o lançamento do livro infantil sobre os Símbolos do RS, de autoria de Roberto Rech e Giovani Cherini, traduzido para o francês por Tanise Ramos Dreyer

MÚSICA REGIONALISTA
Grupo Musical Chão de Areia, da cidade de Tramandaí-RS. O Grupo começou sua trajetória acompanhando grupos de danças tradicionais do Rio Grande do Sul. Participou de inúmeros festivais, foi responsável por shows em eventos, como feiras do livro, Festa do Peixe de Tramandaí, Festa da Anchova de Imbé , na Expointer, Califórnia da Canção, entre outros... Na TV, o grupo participou do programa Galpão Crioulo, da RBSTV. A cantora Loma Berenice, vocalista do grupo, começou sua carreira em 1973, tendo recebido muitos prêmios reconhecidos no RS. Em sua larga trajetoria profissional, apresententou-se ao lado de artistas renomados, dentre os quais, Amelinha e Zé Ramalho ; participou de gravações de discos com grandes nomes com sucesso no Brasil e no Exterior : Gilberto Gil, Alceu Valença, Elza Soares,Cristina Buarque, Velha Guarda da Portela. Com versatilidade, força interpretativa e voz singular em ritmos de Samba, Salsa, Maçaniques ( ritmo próprio dos negros do litoral gaúcho), Maracatu, Maxixe, Carimbo e músicas do cancioneiro gaúcho, de origem africana e portuguesa. Loma foi convidada por compositores, pesquisadores e produtores para integrar a montagem do espetáculo para a divulgação da cultura afro-litôranea, que cultua um ritmo genuinamente afro-gaúcho. Hoje ela integra o grupo “Cantadores do Litoral”, ao lado de grandes nomes e talentosos músicos e compositores nativos do litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. Resgatando o valor da negritude de nosas terras, Loma junta-se ao resgate da viola gaúcha, e o grupo Chão de Areia dá um show de brasilidade.

JAZZ
Bandolim Campeiro - trabalho autoral do bandolinista porto-alegrense Rafael Ferrari, que toca pela primeira vez os ritmos gaúchos, como milonga, vanera, chamamé, chacarera, bugio, xote, rancheira, polca, etc, com o bandolim num estilo Jazz.
No show que será apresentado em duo com o violonista de Passo Fundo/RS, Gabriel Selvage, serão mostrados, além do repertório autoral, músicas de compositores representativos da cultura musical gaúcha, dentre os quais Albino Manique, Antoninho Duarte, Luiz Carlos Borges, Yamandú Costa, além de clássicos do cancioneiro gaúcho como Tertúlia (Leonardo), Em cima do laço (Mauro Moraes), Milonga pras Missões e Pra ti guria (Gilberto Monteiro).

ARTES PLÁSTICAS
• Ana Sartori – gaúcha, atualmente estabelecida em Paris- France
• Saionara Dreyer – gaúcha, atualmente estabelecida em Lisboa- Portugal

DANÇA TRADICIONAL GAÚCHA
O grupo de danças tradicionais será formado com a colaboração das entidades abaixo citadas
• CBTG – Confederação Brasileira de Tradições Gaúchas- Presidente: Erival Bertolini
• MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho- Presidente: Manoelito Savaris
• Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central – Presidente : Loiva Lopes
• IGTF – Instituto Gaúcho de Tradições e Folclore do Rio Grande do Sul – Presidente Rodi Borghetti

ESPAÇO ASSOCIATIVO
• Association SOL DO SUL, informações, objetos e lembranças à venda.
• ADEPBA association pour le Développement des Études Portugaises, Brésiliennes, d’Afrique et d’Asie Lusophones [Associação em prol do desenvolvimento do Ensino português, brasileiro, dos países africanos e asiáticos, de língua portuguesa]
• Voix Lusophone - Association des étudiants da Sorbonne Nouvelle–Paris 3 (Associação dos estudantes da Universidade Sorbonne Nouvelle–Paris)
• Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros Na França APEB

COLABORADORES:
• Hermano Sanches Ruivo - Conseiller [vereador] do 14° distrito de Paris ; vice-presidente da Comissão de Cultura e de Relações internacionais – Responsável pelo de Departamento de Assuntos Europeus
• Carine Petit - Maire du 14° distrito de Paris
• Bruno Julliard – Adjunto do Prefeito do município de Paris, Responsável pelo Departamento Cultural.
• Marcio Cabral - Secretário de Turismo do Estado do RS
• Néio Lucio Fraga – Secretário do Meio Ambiente do Estado do RS
• Abdon Barretto Filho - Diretor da Associação Brasileira de Indústria e Hotéis do RS - (ABIH-RS)
• João Firme - Secretário geral da Associação Latino - Americana de Publicidade do RS - Alap
• Arlete Pasqualetto - Presidente da fundação de Zoobotânica do RS
• Mariana Bertolucci - Diretora da revista Bá
• Rodi Borghetti - Presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradições e Folclore – (FIGTF)
• Manoelito Saraiva - Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG
• Erival Bertolini - Presidente da Confederação Brasileira de Tradições Gaúcha - CBTG
• Loiva Lopes- Diretora da Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central
• Jorge Avancini - Diretor de Marketing do Sport Club Internacional de Porto Alegre

PARTICIPANTES
• Erlon Jacques - Diretor do Templo Positivista de Porto Alegre
• Karla Nyland- Diretora da escola de fotografia de Porto Alegre - Câmera Viajantes
• Silvio Aloysio - Diretor Brasil/Alemanha- Presidente da Comissão executiva das comemoraçõe dos 190 anos da imigração Alemã no Brasil.
• Cicero Aragon, diretor do documentário “Porto Alegre Meu Canto no Mundo”.
• Carlos Gerbasse, diretor do filme “Menos Que Nada”.
• Leond Streliaev - Fotógrafo
• Dulce Helf- Fotógrafa
• Mario Tressoldi Grupo – Grupo musical Chão de Areia
• Loma Berenice - Cantora
• Marcelo Lopes de Lopes - Caricaturista
• Rafael Ferrari – Bamdolim Campeiro
• Ana Sartori – artista plástica
• Saionara Dreyer – artistas plástica
• Ivo Ladislau- Pesquisador da afro-açorianidade do litoral Norte do RS
• Marcio Rosiak, Palestrante sobre a imigração Polonesa no RS e Presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Dom Feliciano – RS
• Loiva Lopes- Diretora da Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central

Contato e informações:
Organização: Association Sol do Sul
www.soldosul.fr
e-mail: soldosul@hotmail.fr



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade