Colunistas

13/10/2013

Desfile com sol empolga público na via mais famosa de Blumenau

O público de mais de 10 mil pessoas ficou encantado com a participação das 95 atrações que marcaram este feriado de Nossa Sra. Aparecida na cidade da segunda maior Oktoberfest do mundo.

Os poucos pingos de chuva na manhã deste sábado, dia 12, não desanimaram o público no período da tarde que lotou a rua XV de Novembro para assistir ao 3º desfile oficial da Oktoberfest. Ainda mais com a ajuda do sol que despontou forte, principalmente às 16h, quando as alegorias invadiram a via mais famosa de Blumenau. O público de mais de 10 mil pessoas ficou encantado com a participação das 95 atrações que marcaram este feriado de Nossa Senhora Aparecida, trazendo ainda a presença do prefeito Napoleão Bernardes como destaque inicial de abertura em uma carruagem inteiramente decorada. 

 

Destaque para a participação do grupo de abre alas formado por 18 meninas do Programa Dança nos Bairros da Pró-família que, pela primeira vez, se mistura às atrações, além da presença das bandas alemãs, Garde Musikanten, da Áustria, formada por 14 integrantes; Banda Trachtenkapelle D' Rauschberger-Zell, oriunda do Sul da Bavária e a Banda Alemã Chiemsee Rebellen, também da Bavária, que assim como em outros anos, empolga os oktoberfesteiros dentro do Parque Vila Germânica com coreografias animadas.

 

Entre brinquedos, fanfarras, carroças e muita alegria na pista, o Grupo Folclórico Idoso da Pró-família reforça aos jovens que preconceito quanto à velhice não combina com a Oktoberfest, além do Grupo de Tulipeiros Barril, lembrando que amizade é sempre bem-vinda, mesmo quando o momento é só de tomar chope. Outros destaques especiais ficaram por conta da participação do município de São Pedro de Alcântara, que trouxe alegria e encantamento através do "Brigue Luiza", uma bicicleta com 15 integrantes num mix de aventura, empolgação e encantamento.

 

Se de um lado as atrações têm força hipnótica e conseguem trazer para "fora" o brilho inocente nos olhos das crianças, nos adultos as alegorias trazem um estímulo de alegria, principalmente para quem veio pela primeira vez no evento. "Sou de São Paulo e estou em Blumenau curtindo minhas férias de trabalho. Fiquei simplesmente encantada com as atrações vistas somente pela televisão na minha cidade", diz a paulista Juliana de Azevedo, 32 anos, acompanhada pela irmã que mora na cidade blumenauense há 15 anos.

 

Vitor da Silva, 28 anos,  de Gaspar, tenta se equilibrar nas pontas dos pés para assistir as atrações e ainda segurar o copo de chope. "Venho a todas as edições da festa e curto muito os desfiles da Oktoberfest com minha turma. A única coisa que lamento é que sou baixo e, por isso, tenho um pouco de dificuldade para ver as atrações", conta Vitor, rindo.

 

Os desfiles da Oktoberfest, na rua XV de Novembro, formam uma das maiores atrações da festa, tanto pela riqueza cultural, através de seus carros alegóricos, quanto nas mensagens que passam ao público principalmente que outubro é o mês da alegria em Blumenau. O próximo desfile será nesta quarta-feira, dia 16, às 19h30.

 

Fonte: Ricardo Stodieck, presidente da Vila Germânica (9188-4981)
Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

 

 

 

Trajes típicos dão um colorido especial à Oktoberfest

 

Cada vez mais as pessoas têm usado traje típico na Oktoberfest. Ou porque gostam ou para ter o benefício da meia-entrada, agora amparado por uma portaria que institui cobrança de 50% do valor do ingresso para quem está devidamente trajado. A Vila Germânica está cada vez mais colorida. São trajes típicos alemães dos mais variados, desde os mais simples até os mais elaborados. Tem para todos os gostos e bolsos.

 

Os amigos Igor Lyra, 31 anos, e Gabriel Souza, 28, do Rio de Janeiro, estão pelo sexto ano consecutivo na Oktoberfest, e sempre trajados tipicamente. Eles dizem que a festa está muito mais bem organizada e ainda mais bonita. E que não abrem mão de estarem uns verdadeiros "alemãezinhos".

 

O operador de expedição Fernando da Silva, 26 anos, de Joinville, disse que este é o terceiro ano que vem à festa e que no ano que vem vai comprar um traje típico para vir para a Oktoberfest. Ele tem a sensação de que a cada ano são mais pessoas vestidas tipicamente. E isso é muito bonito, disse.

 

Renato Melo, 20, e Gabriela Devegili, 21, estão num grupo de 15 amigos que vieram de Joinville - todos com traje típico. "O que nós mais fazemos é bater fotografia com os turistas, isso é muito lega", dizem. Neste sábado eles até desfilaram na rua XV, com o Grupo de Blumenau.

 

O estudante Anthony Midori Fugi, 17, é de Blumenau. Descendente de japoneses, há dois anos ele adotou o traje típico para ir à festa e disse que nunca mais vai largar. "É outro clima, é outro jeito de viver a Oktoberfest. Sem traje não tem mais graça", disse. Já os casais Maristela e Edson Colombo, e Margarete e João Carlos Ghisi, de Criciúma, disseram que gostam tanto desse jeito de se vestir, que até já desfilaram com traje típico no Carnaval de Florianópolis.   

 

Fonte: Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e Presidente da Vila Germânica (3381 7700)

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (9977 9840)

 

 

 

Táxi, a melhor condução para a Oktoberfest

 

"Este é o nosso melhor ano". Com esta frase, o taxista Jorge Rodrigues define o que está sendo esta Oktoberfest para ele e para os taxistas que estão trabalhando na festa. Ele atua na área há mais de 40 anos, quando ainda nem tinha taxímetro. Disse que a festa está mais organizada e que até mesmo a fiscalização do Seterb, que está bastante rigorosa, melhorou muito. São mais de 150 táxis enfileirados num corredor em frente à Vila Germânica, para conforto dos oktoberfesteiros. O serviço integra a ação da Vila Segura.

 

Outro taxista satisfeito é Jorge Dunke, há 13 anos no ramo. Ele disse que o movimento está muito bom e que os passageiros saem contentes tanto da Oktoberfest quanto dos desfiles. "Trabalhando na festa conquistamos um rendimento extra, que ajuda muito no orçamento da família. Um final de ano bem mais tranquilo", disse.

 

Com a Lei Seca as pessoas estão optando por táxis, para o "ir" e "vir" da Oktoberfest. Os taxistas estão trabalhando com preço tabelado para hotéis - com preços que variam de R$ 12 a R$ 44 reais, dependendo da distância, ou então, o preço determinado pelo taxímetro.

 

O gerente de Transportes Especiais do Seterb, Jadir Maes, fiscaliza in loco, para verificar se o serviço está andando bem. São 12 fiscais em vários pontos da Vila Germânica, para que sejam cumpridas todas as regras determinadas pelo Seterb, em comum acordo com a Coopertáxi. Na próxima segunda-feira, dia 14, haverá uma reunião de avaliação da semana, para ver o que é possível melhorar ainda mais, para os últimos dias da festa. O encontro será às 11h, no Seterb.

 

Todos os taxistas que atendem na Vila Germânica têm carteira de condutor e alvará de estacionamento. São táxis vistoriados desde a documentação até o estado de conservação do veículo. E agora estão todos plotados, devidamente identificados com a marca "Táxi Blumenau" e a bandeira do município. Para dar conta da clientela da Oktoberfest, na madrugada são feitas filas duplas, para que o embarque em frente à Vila Germânica seja mais rápido.

 

Fonte: Jadir Maes, gerente de Transportes Especiais Seterb

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (9977 9840)

 

 

Diretoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Blumenau
47 3381-7527

 



Comentários

deslogado
roVPRrdsP 28/01/2014, às 01:21

Being part of the football team, it was very nice to play every game with peploe supporting/encouraging us. This way, I would like to say thanks to them, to our fans. http://nogylq.com [url=http://ajfcibd.com]ajfcibd[/url] [link=http://hatdpr.com]hatdpr[/link]

deslogado
IkzV39M9M7 10/01/2014, às 06:09

nao sei se e aqui mesmo mais mando um abraco pra celio silva e todos da radio e pesso a muicsa do tonico e tinoco adeus morena adeus se tiver mandado erado me fala

deslogado
nEnTyuXpQROi 09/01/2014, às 05:57

Stellar work there everoyne. I\'ll keep on reading.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade