Colunistas

07/07/2015

DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico : Newsletter julho//2015

 


Intensa participação alemã na 67ª Reunião Anual da SBPC

O DAAD integra o grande grupo de representantes alemães que participará da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) sob o comando do Centro Alemão de Ciência e Inovação de São Paulo (DWIH-SP). A SBPC 2015 ocorrerá entre os dias 12 e 18 de julho no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O tema deste ano será Luz, Ciência e Ação, cuja inspiração foi o Ano Internacional da Luz. 

A programação científica será composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e apresentações de pôsteres. Haverá ainda a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

Junto com o DAAD, no estande do DWIH-SP na ExpoT&C estarão representadas a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), a Fundação Alexander von Humboldt, a Freie Universität Berlin, Universidade Técnica de Munique, a Westfälische Wilhelms-Universität Münster, a aliança UAS7 de universidades de ciências aplicadas, a Aliança Universitária da Região do Ruhr, a Sociedade Fraunhofer, o Brasilien-Zentrum de Baden-Württemberg na Universidade de Tübingen, a Associação Leibniz, o Cluster de Biotecnologia Industrial CLIB2021, o Centro Universitário da Baviera para América Latina, a Universidade Otto von Guericke de Magdeburgo, o Baden-Württenberg International, a Universidade de Hohenheim e a Universidade Técnica de Kaiserslautern.

Além de marcar presença com um estande de 48m2 na ExpoT&C, a Alemanha contribuirá em três momentos com o programa da Reunião Anual. No primeiro deles, em parceria com a SBPC, o DWIH-SP oferecerá aos participantes da Reunião Anual a mesa-redonda A Gestão da Qualidade no Ensino Superior entre Políticas Governamentais e Rankings a ser realizada no dia 14, das 13 às 15h, no Auditório 1 da Biblioteca da UFSCar. Para esse debate, o DWIH-SP trará da Alemanha o professor Philipp Pohlenz, da Universidade Otto von Guericke (OVG), de Magdeburgo, agraciado com o Prêmio Ulrich Teichler, da Sociedade de Pesquisa sobre Ensino Superior (GfHf). O sociólogo Luiz Roberto Liza Curi, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e a jornalista Sabine Righetti, criadora do Ranking Universitário da Folha (RUF), também participam do painel. A moderação será feita por Martina Schulze (DWIH-SP/DAAD) e por um representante da SBPC. 

Outros dois cientistas da Alemanha farão palestras na Reunião Anual. O professor Andreas Pyka, da Universidade de Hohenheim, falará sobre Transformations of Economic Systems: The Bioeconomy Case, no dia 15, às 10h30, no Auditório 1 da biblioteca da UFSCar. Já na sexta-feira, será a vez do físico Axel Pelster, da Universidade Técnica de Kaiserslautern, apresentar no workshop Light: Life and Science, às 10h30, a palestra Bose-Einstein condensation of atoms and photons - A tentative overview about similarities and differences, no Auditório Bento Prado Jr., próximo ao Departamento de Química da UFSCar. 

http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos/home/
 

»

Candidaturas devem ser submetidas até 31 de julho via DAAD Portal

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsas do programa Hochschul­winterkurs - Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs até 31 de julho de 2015. A partir desta edição as candidaturas devem ser submetidas via DAAD Portal, ou seja, após se registrar no portal do DAAD (https://portal.daad.de), os estudantes farão o upload de toda a documentação digitalizada. Somente depois de concluída a inscrição no sistema informatizado é que os candidatos realizarão a impressão de uma cópia do material submetido via portal e a enviarão ao DAAD no Rio de Janeiro pelo correio.  

Estão aptos a concorrer à bolsa de estudos os estudantes de mestrado e de graduação com conhecimento intermediário de alemão (B1), coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 8. No caso dos alunos de graduação, podem se candidatar aqueles que tenham cursado o quarto semestre até dezembro de 2015. Os demais requisitos e a documentação necessária para realizar a inscrição estão especificados no site do DAAD. A bolsa inclui curso, alojamento, passagem aérea e seguro-saúde. Os cursos são oferecidos nas cidades de Berlim, Düsseldorf, Duisburg-Essen, Freiburg, Kassel, Colônia e Leipzig. 

Para saber mais: http://www.daad.org.br/pt/18311/index.html

»

DAAD e DFG apresentam oportunidades na Alemanha durante congresso mundial

O DAAD estará presente na 9ª edição do congresso mundial da International Brain Research Organization (IBRO), que neste ano será realizado de 7 a 11 de julho no Rio de Janeiro. No estande Research in Germany, localizado no pavilhão de expositores, haverá também representantes da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).

No dia 9 de julho, das 10h às 11h30, no Meeting Rooom, será realizada a sessão informativa Research in Germany – Fellowships, Exchange and Collaboration Programs com a presença da professora Dra. rer. nat. Brigitte Röder, diretora do Departamento de Biologia Psicológica e Neuropsicologia da Universidade de Hamburg e ganhadora do Prêmio Leibniz pela DFG. O DAAD será representando por Ursula Dannemann.
O objetivo do congresso é  aprofundar a compreensão da estrutura e funcionamento do cérebro, de suas moléculas ao comportamento. Para tanto, serão oferecidas palestras de cientistas, simpósio e minissimpósios com os líderes temáticos de diferentes países. O programa completo está disponível aqui.

Para mais informações, acesse o site oficial do congresso. 

»

O ensino do idioma alemão em discussão no Rio Grande do Sul

A ABraPa realizará de 22 a 24 de julho o 9º Congresso de Professores de Alemão. Esta edição ocorrerá na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em São Leopoldo/RS. A partir do tema Deutsch (über)Brücken  e levando em consideração as novas contribuições da neurociência professores de diversos estados brasileiros pretendem discutir as relações e as oportunidades que o domínio e o conhecimento da língua alemã podem estabelecer e criar, hoje, no país, na língua, nas pessoas e na cultura.

Do DAAD, estarão presentes no congresso a diretora Drª. Martina Schulze e as professoras visitantes Drª Svenja Brünger (UFRGS) e Drª. Monica Heitz (UFRJ), além do professor Dr. Norbert Ankenbauer (UFMG).

Promovido pela Associação Brasileira de Associações de Professores de Alemão (ABraPA), pelo Curso de Letras da Unisinos e pelo Goethe Institut (GI), o congresso tem o apoio do DAAD, da Zentralstelle fürs Auslandsschulwesen (ZfA) e da UNISINOS.

Também com foco no ensino do idioma alemão, o DAAD e o Goethe-Institut Porto Alegre realizarão nos dias 20 e 21 de julho o seminário Perspectivas do Ensino e da Formação de Professores de Língua Alemã no Brasil: desafios e chances, em Porto Alegre. O encontro será aberto com a palestra A profissão de professor – ainda é interessante? ministrada pelo Dr. Paulo Soethe, professor de literatura e cultura da UFPR, que recentemente foi condecorado com o Prêmio Jacob e Wilhelm Grimm do DAAD.

Na programação há ainda apresentações e debates sobre aspectos práticos da formação de professores, programas de fomento e modelos de cooperação para preparação de docentes em línguas estrangeiras, não apenas em alemão, mas também inglês, espanhol e francês.

»

Uma história de sucesso

O DAAD celebrou 90 anos de história no último mês com muitos motivos para comemorar. Somente em 2014, 72.862 alemães e 48.254 estrangeiros receberam bolsas de estudos do DAAD para desenvolver atividades de pesquisa e aprendizagem na Alemanha e mundo afora. O DAAD também firmou-se com um importante agente de internacionalização no cenário acadêmico mundial. Ao longo dessas nove décadas, foi criada uma rede mundial com 71 escritórios regionais e centros de informação. No Brasil, o DAAD mantém um escritório regional no Rio de Janeiro e um centro de informação em São Paulo, que integra o Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP).

A cerimônia comemorativa aos 90 anos foi realizada em Berlim com a presença do ministro das Relações Exteriores Frank-Walter Steinmeier. “Tudo começou com 13 bolsas de estudos. Noventa anos atrás, o estudante Carl Joachim Friedrich criava as fundações para o trabalho que viria a ser realizado pelo DAAD, para uma extraordinária história de sucesso. Desde então, o DAAD apoiou cerca de 2 milhões de acadêmicos ao redor do mundo. Isto é certamente algo para se orgulhar.”

O DAAD tem importante participação na internacionalização das universidades alemãs, contribuindo para se tornarem locais de excelência em ciência e pesquisa. „Atualmente, mais de 300 mil estrangeiros estudam na Alemanha e um a cada dez pesquisadores vem do exterior“, observa a presidente do DAAD, Margret Wintermantel. As ofertas do DAAD não se restringem a bolsas de estudos individuais. Programas bilaterais, como são o PROBRAL e o UNIBRAL, promovem parcerias estratégicas, constróem redes entre pesquisadores e apresentam as universidades alemãs no exterior.

„O aniversário de 90 anos do DAAD marca quase um centenário de experiência internacional e expertise na formulação de políticas de educação, habilidades que queremos compartilhar ainda mais com nossos parceiros em universidades e no cenário político. O DAAD reafirmou esta ambição do programa de estratégias 2020, o qual guiará nossas atividades até o final desta década“, afirmou Wintermantel.

Notícias sobre os 90 anos do DAAD: https://www.daad.de/der-daad/jubilaeum/de/

»

Língua e cultura alemãs muito além dos estereótipos

Dando continuidade à série sobre os professores visitantes do DAAD no Brasil, nesta edição apresentamos a professora Monica Heitz, leitora na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monica Heitz não consegue conter a empolgação ao falar sobre uma das mais recentes funções incluídas em suas atividades como professora visitante do DAAD na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde o início de 2015, além das aulas no Departamento de Letras Anglo-Germânicas e da orientação aos alunos interessados em estudar na Alemanha, Monica atua como coordenadora de metodologia e didática do Centro de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC).

O entusiamo é grande também ao reencontrar alunos que passaram por uma experiência de aprendizagem na Alemanha. "Os momentos mais bonitos são quando eles retornam e fazem um relato sobre a estadia no país, mostrando especialmente o quanto ampliaram os conhecimentos de alemão.“ Os estudantes costumam dividir fotos, falar sobre as cidades em que viveram ou visitaram e o que fizeram na Alemanha. Monica afirma que há partes negativas nos relatos, mas tudo isso ajuda a aprender sobre a outra cultura, algo tão importante para quem pretende, mais tarde, atuar como professor de alemão.

Ela mesma teve de se acostumar à cultura brasileira e aos hábitos de seus alunos. Nos primeiros meses de aula, a professora tomava como algo pessoal os atrasos dos estudantes de graduação. Depois percebeu que nem sempre era fácil chegar à Ilha do Fundão, onde fica a UFRJ, pontualmente às 7h30. "Alguns alunos moram muito longe, eu mesma costumo acordar às 5h para estar lá às 7h30." Com o tempo, entraram em um acordo. Quem não consegue chegar no horário certo recebe um pacote a mais de atividades para serem realizadas em casa. De qualquer forma, a tolerância é de meia hora. Jogo de cintura é característica importante aos professores visitantes do DAAD.

Artigo completo: http://www.daad.org.br/pt/28323/index.html

»

De bolsista do DAAD a consultor da ONU-FAO em Roma

Marcelo Carvalho de Rezende, engenheiro florestal formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizou entre 2012 e 2014 o mestrado Tropical Forestry and Management na Universidade Técnica de Dresden (TUD) como bolsista do DAAD.

Em seguida, Marcelo foi indicado pela TUD à bolsa Carlo Schmid do DAAD para realização de um estágio na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU-FAO) em Roma.

Contratado pela FAO após o estágio, o brasileiro agora atua como consultor na área de manejo de recursos florestais com foco em inventário florestal em países em desenvolvimento e REDD+.

Marcelo escreveu um depoimento sobre a experiência como bolsista do DAAD.

Confira o depoimento e fotos no site do DAAD: link

»

Programas de pós-graduação na Alemanha recebem candidaturas

Estão abertas as inscrições ao programa de pós­-graduação com foco em políticas públicas e boa governança (PPGG) e ao programa voltado às áreas de desenvolvimento sustentável (EPOS). 

A candidatura ao PPGG deve ser submetida até 31 de julho à universidade escolhida.

Já os interessados no programa EPOS devem consultar o regulamento do curso desejado para obter informações sobre os prazos de submissão, pois cada universidade trabalha com um calendário diferente.

A lista de instituições e de cursos participantes está disponível em: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

»

Confira a terceira edição da ​CsF-Folha

Está no ar a terceira edição da newsletter CsF-Folha. Em destaque, os Jovens Embaixadores do DAAD, ex-bolsistas do programa que contam sobre seus estudos na Alemanha. Este número traz também os Centros Brasileiros nas universidades de Tübingen e Münster e os programas que podem ser oferecidos pelas universidades alemãs via Ciência sem fronteiras.
A CsF-Folha é produzida pela equipe Ciência sem Fronteiras do DAAD, em Bonn, na Alemanha. 

Leia:
CsF Folha - Edição 2
Deutsch
Português

»

DAAD levará cientistas alemães e brasileiros aos Jogos Indígenas

Os 1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas foram lançados oficialmente pela presidente Dilma Rousseff no dia 23 de junho em Palmas. A capital de Tocantins sediará de 23 de outubro a 1º de novembro as competições de arco e flecha, canoagem, natação, corrida de tora, entre outras. Inspirado pelo tema, o DAAD realizará um seminário de ex-bolsistas durante os jogos.

Cientistas brasileiros e alemães estarão em Palmas para acompanhar os Jogos Mundiais sob a perspectiva de suas áreas de atuação. Antropólogos, educadores físicos, etnólogos, sociólogos poderão discutir os resultados de suas pesquisas em uma oficina interdisciplinar realizada paralelamente aos jogos. 

Os primeiros resultados serão apresentados a um público amplo via webinar (seminário on-­line). Ex-bolsistas de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém e Porto Alegre serão convidados a assistir ao webinar em encontros organizados pelo DAAD. Haverá ainda um blogue, que será atualizado pelos pesquisadores presentes em Palmas.

»

 

 

Doctoral Research at Saarland University in Saarbrücken

Doctoral Research at Saarland University in Saarbrücken, Germany Saarland University provides an excellent, internationally-oriented
environment for research projects of young scientists, for example in our priority research areas Computer Science, Nano and Life Science,
or European Studies. Saarland University also offers opportunities to carry out Ph.D. studies in a wider range of disciplines from Law and Economics, Medicine, Humanities, or Natural Science and Technology.

Graduates are invited to get in contact with Saarland University's Doctoral Programme "GradUS" to receive further information
regarding our Ph.D. opportunities. Through its project "GradUS global" (funded by the German Academic Exchange Service; DAAD), students or graduates from abroad can also obtain funding for a short-term stay at Saarland University to get to know our research environment and
relevant institutes for Ph.D. candidates. 

Further information: http://www.uni-saarland.de/en/home
Contact: gradus@uni-saarland.de

»

 

Expediente

Editor:
Deutscher Akademischer Austauschdienst e.V.
Kennedyallee 50
D - 53175 Bonn

Responsável, de acordo com a Lei das Telecomunicações:
Dr. Dorothea Rüland

Responsável editorial:
Martina Schulze

Redação:
Rafaela Giordano

Colaboração:
Francine Camelim

Direitos de imagem: DAAD Brasil:
Contato
Tel.: +55 21 2553-3296
info@daad.org.br
http://www.daad.org.br

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia