Colunistas

13/01/2015

DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico : Newsletter janeiro/2015

DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst

Bolsas de estudos para pós-doutorado na Alemanha

Estão abertas as inscrições até o dia 16 de março de 2015 para o programa de bolsas de estudos para pós-doutorado do DAAD e da Associação Leibniz. Cinco grandes áreas são contempladas: Humanidades e pesquisa educacional; Economia, ciências sociais e ciências espaciais; Ciências da vida; Matemática, ciências naturais e engenharia e pesquisa sobre meio ambiente. A bolsa, com duração máxima de 12 meses, inclui 2 mil euros mensais, seguro-saúde e dois meses de curso de alemão. Para se candidatar, é necessário ter concluído o doutorado há não mais de dois anos, ter excelente nível de idioma inglês e estar apto a estudos de alta qualidade. Além disso, os candidatos não podem ter nacionalidade alemã ou estar residindo há mais de seis meses na Alemanha no momento da inscrição. Conhecimentos de alemão são bem-vindos.

Saiba mais: www.daad.de/leibniz

»

Segunda edição da CsF Folha já está no ar

A nova edição da CsF Folha traz uma entrevista com a vice-secretária do DAAD Dorothea Rüland realizada a partir de perguntas de bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras. O segundo número do informativo também apresenta a experiência de um doutorando brasileiro da área de biogas no Centro Helmholtz para Pesquisa Ambiental (UFZ) e mostra como os estudantes lidam com o inverno rigoroso alemão. Nesta edição há ainda a foto premiada no concurso Mein Winter in Deutschland.
A CsF Folha é produzida pela equipe do programa Ciência sem Fronteiras no DAAD Bonn, na Alemanha.
 
Para ler: http://www.csf-alemanha.de/de/26705/index.html

»

Instalação sonora resgata idiomas indígenas em risco de extinção

“O Papagaio de Humboldt”, instalação sonora idealizada pelo Goethe-Institut, estará aberta à visitação de 3 de fevereiro a 29 de março 2015 no Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63), no Rio de Janeiro. Com curadoria de Alfons Hug, a mostra é composta por obras de 15 artistas da América Latina que resgatam idiomas indígenas em risco de extinção.
”O Papagaio de Humboldt” se inspira no mito do papagaio que o explorador e naturalista alemão Alexander von Humboldt adquiriu da tribo indígena caribe, em plena selva do Orinoco, em uma das inúmeras viagens que o levaram a países como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Cuba e México, entre 1799 e 1804.
Humboldt percebeu que o papagaio não falava a língua da tribo que visitava, mas a língua da tribo exterminada, os maipuré. Na verdade, o papagaio era o único falante vivo dessa língua que levava o mesmo nome da tribo extinta.
O patrocínio da mostra é da OI, do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.
Saiba mais: http://goo.gl/ulB0Bc

»

Oferta de auxílio a ex-bolsistas do DAAD e da AvH para congresso em Xangai

O DAAD e a Fundação Alexander von Humboldt incentivam a participação de seus ex-bolsistas no Congresso da Associação Internacional de Germanística que será realizado em agosto deste ano na cidade de Xangai, na China. Interessados em participar do congresso com alguma contribuição poderão solicitar subsídios para cobrir custos de viagem e de inscrição no encontro. O prazo para inscrição é 31 de janeiro de 2015.
Os detalhes sobre o auxílio estão disponíveis nos seguintes endereços:
Para ex-bolsistas do DAAD - https://www.daad.de/deutsch/termine-informationen/27368.de.html
Para ex-bolsistas da Fundação Alexander von Humboldt - http://www.humboldt-foundation.de/web/ivg-kongress-shanghai.html
Profissionais que já foram financiados pelas duas agências devem encaminhar seu pedido para a responsável pelo financiamento mais recente.

»

Inscrições abertas para doutorado e pós-doutorado

O programa Ciência sem Fronteiras recebe até 23 de abril de 2015 as inscrições de interessados em realizar doutorado ou pós-doutorado na Alemanha com bolsas de estudos. Os requisitos e o formulário para submissão da candidatura estão disponíveis no site www.cienciasemfronteiras.gov.br. Há bolsas de estudos para doutorado pleno (até 48 meses), doutorado sanduíche (entre três e 12 meses) e pós-doutorado (de seis a 12 meses). No site CsF-Alemanha (www.csf-alemanha.de), o DAAD apresenta vagas disponíveis em diversos institutos de pesquisas e universidades.

»

DAAD apresenta Jovens Embaixadores

O DAAD apresenta os Jovens Embaixadores CsF, estudantes brasileiros que realizaram intercâmbio na Alemanha pelo programa Ciência sem Fronteiras, e que, durante este ano, apoiarão a divulgação e a promoção do programa em suas respectivas universidades, organizando reuniões e palestras informativas. A lista com os respectivos contatos dos estudantes pode ser acessada em: http://www.daad.org.br/pt/27598/index.html

»

DAAD cria programa de mobilidade para pós-doutorado

O DAAD apresenta o PRIME, programa de mobilidade internacional para pesquisadores em nível de pós-doutorado de qualquer área ou nacionalidade. Cofinanciado pelo Programa Marie Curie da Comissão Europeia, o PRIME consiste na oferta de posições de trabalho ao invés de bolsas de estudos. O financiamento tem duração de 18 meses, dos quais 12 devem ser gastos no exterior e seis em uma universidade alemã. As inscrições estão abertas até 1º de fevereiro de 2015. 
 
Saiba mais:
www.daad.de/prime/en
Call for applications 2015 (German)
Call for applications 2015 (English)
Programme flyer 2015

»

 

Expediente

Editor:
Deutscher Akademischer Austauschdienst e.V.
Kennedyallee 50
D - 53175 Bonn

Responsável, de acordo com a Lei das Telecomunicações:
Dr. Dorothea Rüland

Responsável editorial:
Martina Schulze

Redação:
Rafaela Giordano

Colaboração:
Francine Camelim

Direitos de imagem: DAAD Brasil:
Contato
Tel.: +55 21 2553-3296
info@daad.org.br
http://www.daad.org.br

Assinatura
Você está recebendo este informativo após se cadastrar junto ao DAAD Brasil
Gostaria de cancelar a assinatura


Copyright © by DAAD Brasil. O conteúdo deste informativo é protegido por direitos autorais. Todos os direitos reservados. É vetado o uso dos textos - ou parte deles - publicados no informativo sem prévia autorização escrita do DAAD Brasil.



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia