Colunistas

05/04/2016

DAAD-Rio Newsletter - Abril | 2016

Informativo do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, escritório regional do Rio de Janeiro, contém variadas informações sobre atividades acadêmicas no Brasil e na Alemanha. Destaque para a criação de Centro de Estudos Alemães e Europeus.
DAAD - Deutscher Akademischer Austauschdienst

Oportunidade para tirar dúvidas com representantes de instituições europeias

Programe-se para participar do Study in Europe Road Show, que percorrerá oito cidades brasileiras até 15 de abril. A turnê foi iniciada nesta segunda-feira de forma bem-sucedida em Bauru/SP. Participam da turnê representantes de instituições da Alemanha, França, Holanda, Suíça e outros países europeus, com palestras e atendimento ao público nas seguintes universidades brasileiras: 

06/04 UFRGS, em Porto Alegre (RS)
07/04 UFPR, em Curitiba (PR) / 08/04 PUC-Rio, no Rio de Janeiro (RJ)
11/04 UFMG, em Belo Horizonte (MG) / 12/04 UNB, em Brasília (DF)
14/04 UFPE, em Recife (PE) / 15/04 UFC, em Fortaleza (CE)

As feiras serão das 11h às 15h. Acesso gratuito. 
Mais informações: http://www.daad.org.br/pt/28445/index.html

Saiba mais »

Semana da Língua Alemã será realizada de 23 a 29 de abril

Alemanha, Áustria e Suíça promovem a Semana da Língua Alemã de 23 a 29 de abril com programação variada. Diferentes instituições realizarão eventos de promoção do idioma alemão, mostrando sua diversidade e beleza. O DAAD e seus professores visitantes prepararam uma série de atividades em Campinas, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza e Natal. Entre elas está o lançamento, no dia 23 de abril, do concurso de vídeos Deutschland im Sport – Sport in Deutschland que concederá três bolsas de estudos para aperfeiçoamento da língua na Alemanha. A programação das atividades do DAAD está disponível no site http://www.daad.org.br/pt/28445/index.html

Saiba mais »

Inscrições abertas até 16 de maio

Estão abertas até 16 de maio as inscrições ao programa de bolsas de doutorado do DAAD nas modalidades doutorado integral, doutorado sanduíche, minissanduíche ou duplo doutorado em universidades ou institutos de pesquisa na Alemanha.
Doutorado integral (12 meses prorrogáveis até 36 meses) - https://goo.gl/es9urd
Doutorado sanduíche (até 24 meses) - https://goo.gl/8DJkfG
Minissanduíche (de 7 a 10 meses) - https://goo.gl/7MPhOY
Duplo doutorado (até 18 meses) - https://goo.gl/rxsI26
O DAAD concede a todos os bolsistas selecionados um curso de alemão de até 6 meses, período determinado conforme necessidade de cada projeto, a ser realizado na Alemanha antes do início da implementação da bolsa de doutorado.

Saiba mais »

Bolsas de estudos para 39 cursos de pós-graduação na Alemanha

Já pode ser acessada no site do DAAD a lista de cursos de pós-graduação, em áreas relacionadas a desenvolvimento sustentável, contemplados com bolsas de estudos do DAAD. O pré-requisito básico para uma candidatura ao programa EPOS é ter dois anos de experiência profissional. Cada curso tem um prazo de inscrições diferenciado (tabela com prazos e links dos cursos). Todas as informações sobre os cursos (livreto) e pré-requisitos podem ser obtidas no site http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html.

Saiba mais »

Cátedra Martius realiza palestras sobre instituições e gestão de conflitos

A Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, dirigida pela professora Brigitte Weiffen, anuncia a seguinte programação:
07/04, 17h30, The politicization of international organizations - Wolfgang Seibel (University of Konstanz) - Sala 14, Prédio das Ciências Sociais (FFLCH-USP), Av. Prof. Luciano Gualberto 315, Cidade Universitária
24/05, 10h30, Reforming institutions for peace - beyond the liberal peace-building approach - Sabine Kurtenbach (German Institute of Global and Area Studies, Hamburg) - Sala de Congregação, Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP), Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Cidade Universitária
Mais informações: Profa. Brigitte Weiffen - catedra_martius@daad.org.br

Saiba mais »

TUM e FU Berlin oferecem workshop sobre estudos de doutorado na Alemanha

A Freie Universität Berlin (FU Berlin) e a Technische Universität München (TUM) realizarão no dia 12 de abril, das 8h30 às 12h30, o workshop Opportunities for Doctoral Studies at two German Universities of Excellence no Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) em São Paulo - Rua Verbo Divino, 1488, bloco D, térreo, Chácara Santo Antônio. Mais informações e formulário de inscrição: bitly.com/PhD_2016

Saiba mais »

Research Explorer Ruhr recebe inscrições até 30 de abril

A Research School, a Graduate School da Ruhr-Universität Bochum (RUB), oferecerá dez dias de matchmaking para pesquisadores internacionais em nível de pós-doutorado. O chamado “Research Explorer Ruhr” (RER) ocorrerá em julho. Serão 14 vagas junto a professores-anfitriões em diferentes áreas de conhecimento, com preferência para jovens pós-docs (que concluíram o doutorado nos últimos 12 meses). Passagem, hospedagem e refeições em Bochum serão pagos pela RUB. A bolsa RER não significa uma vaga na RUB, mas permite conectar os pós-docs com institutos e pesquisadores.Serão aceitas candidataturas até 30 de abril. O resultado da seleção sairá em 15 de maio. Informações e formulário: http://www.research-school.rub.de/rsplus_rer0.0.html

Saiba mais »

DAAD presente na maior conferência de educação internacional no Brasil

De 16 a 20 de abril, será realizado em Fortaleza/CE o Encontro Anual da FAUBAI, a mais importante conferência de educação internacional no Brasil. O DAAD estará presente com um estande durante todo o evento, participará da rodada de matchmaking e contribuirá com uma sessão paralela no dia 19 de abril, às 15h30, com o tema Refugees In Europe: Challenges And Opportunities For Higher Education Institutions In Germany, a ser proferida por Christian Müller, diretor do Departamento de Estratégia do DAAD na Alemanha.
Programação completa do FAUBAI: http://www.faubai.org.br/conf/2016/.

Saiba mais »

DAAD recebe propostas para a criação de Centro de Estudos Alemães e Europeus

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) recebe propostas para a criação de um Centro de Estudos Alemães e Europeus no Brasil com recursos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha em cooperação com uma universidade brasileira de destaque. Até 23 de maio, universidades brasileiras interessadas em ser a instituição anfitriã do Centro de Estudos no Brasil poderão submeter sua candidatura. Todas as informações sobre as atribuições do Centro de Estudos Alemães e Europeus, o financiamento do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, os documentos e requisitos que devem ser enviados pelas universidades interessadas e os critérios de seleção são apresentados na Chamada de Propostas no site www.daad.org.br.

Saiba mais »

Tarde de portas abertas conta com mais de 120 participantes

A terceira edição do DAAD de Portas Abertas, realizada em 31 de março, recebeu mais de 120 interessados em estudar e pesquisar na Alemanha. Sob um calor tipicamente carioca, os visitantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre acesso a estudo e pesquisa na Alemanha com os representantes do DAAD, obter informações sobre os diferentes tipos de vistos com o Consulado Alemão do Rio de Janeiro e conhecer os cursos de alemão oferecidos pelo Goethe-Institut. Também estiveram presentes os representantes da Universidade Técnica de Munique, Sören Metz, e da Aliança das Universidades da Região Metropolitana do Ruhr (UA Ruhr), Dr. Stephan Hollensteiner. A próxima edição está programada para 15 de setembro de 2016.
Confira as fotos do 3º DAAD de Portas Abertas: https://www.flickr.com/photos/117998578@N03/sets/72157666661760771

Saiba mais »

Dr. Radtke e estudantes da Universidade de Tübingen visitam o DAAD

Durante a excursão que vem realizando pelo Brasil, acompanhado por 17 estudantes, Dr. Rainer Radtke, da Universidade de Tübingen, aproveitou a passagem pelo Rio de Janeiro para visitar o escritório regional do DAAD. Recebido por Rita Meyer, Ursula Dannemann, Julia Wiśniewska e Betina Soares em 15 de março, o grupo assistiu a rápidas apresentações sobre os programas fomentados pelo DAAD – o próprio grupo viaja com apoio da instituição. A excursão capitaneada por Radtke foi iniciada na metade de fevereiro. As aventuras do grupo são contadas no blog https://brasilienexkursion.wordpress.com/.

Saiba mais »

PPGS/UFPE presta homenagem ao professor alemão Klaus Eichner

Professores do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGS/UFPE) publicaram na Revista Estudos de Sociologia o artigo Homenagem à Klaus Eichner: lembranças de uma amizade, de laços entre dois países. Os docentes Breno Fontes, Eliane da Fonte e Antônio Luz Costa prestaram uma homenagem ao parceiro alemão que atuou por muitos anos na cooperação institucional entre a UFPE e a Universidade de Hamburgo. O DAAD faz parte dessa história por meio de seus programas PROBRAL e UNIBRAL II, que possibilitaram a realização das missões de trabalho e estudo de professores e alunos de ambas universidades. A revista (v.2, n. 21, 2015.2) também traz o último artigo escrito por Klaus Eichner.

Saiba mais »

PUBLICIDADE

 

International Undergraduate Study Program

What is it?
A study program for undergraduate students with little or no knowledge of German
Adapted to international / North American academic calendar
Transfer of grades to home university
Culture program with field trips
 
Course load:
Intensive German language class
Class on „Introduction to German History and Culture”
2 classes from the regular course catalogue of Marburg University, supported by English tutorials Conversation Course (optional)

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

Master’s degrees in Egypt

German Master’s degrees in “Energy Engineering”, “Urban Development” and “Water Engineering”, as well as “IT for Energy” and “Business Engineering – Energy” (coming soon) at Technische Universität Berlin Campus El Gouna, Egypt
All two-year programs comprise 120 Credit Points (ECTS) and are taught in English. Students graduate with a full Master’s degree by Technische Universität Berlin. Next to their study time in El Gouna, they spend up to one year at TU Berlin’s mother campus in Germany.
Deadline for application: 31 May 2016
For more information, please visit: www.campus-elgouna.tu-berlin.de and follow us on www.facebook.com/CampusElGouna

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

Become an environmental expert, shape the web or get a grip on complexity

M. Sc. in Ecotoxicology - Learn how to analyze and solve complex problems related to the chemical pollution of ecosystems
M. Sc. in Environmental Sciences - Study interactions of natural and human systems from genes to landscapes to tackle the environmental crisis
M. Sc. in Mathematical Modeling of Complex Systems - Develop, analyze, simulate and optimize models for complex systems from science, technology and society
M. Sc. in Web Science - Build upon your IT skills and study how to understand, analyze and shape the Web and its development                 
 
More information about our master’s programs taught in English can be found here…
Central Point of Contact: Welcome Center of the University of Koblenz-Landau. E-mail: welcome@uni-koblenz-landau.de
We recommend an application until 15th May 2016! (in order to avoid time pressure with all administrative steps)

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

Master programs at the Center for Global Politics

At the Center for Global Politics at Freie Universität Berlin our master programs are designed to allow you to stay on the job while gaining fresh insight and enhancing your global career perspective. The Center for Global Politics at Freie Universität Berlin offers two distinct blended learning master programs that help working professionals to navigate this complexity:
- M. A. International RelationsInternational Relations arms students with the tools necessary for acting in a globalized world. They create their own study focus in either Global Politics or Area Studies, and then select from a series of electives on various capital flows (migration, capital and finance, energy, ICTs) and policy issues (conflict management, global cities, cultural narratives).
- M. A. East European Studies - East European Studies is the world’s only blended learning master program on this region. The focus is on the political, economic, social and cultural developments in Eastern Europe. Students learn to analyze complex situations, give policy advice and reach mutual understandings.
Further information is available online at www.cfa.global-politics.org/application2016. Our Student Advisor, Ms. Sabine Pag, is available to answer your questions by phone (+49) 030 8385 4033, and email at sabine.pag@fu-berlin.de.

Saiba mais »

 

PUBLICIDADE

 

Online M.Sc. Wind Energy Systems

The Online M.Sc. Wind Energy Systems is a part-time 100% distance learning program. Students will engage in the technology and engineering of wind power plants. The teaching language is English. The program is designed for students who would like to combine study and work.
Start of the next study batch: Oct. 2016
Application deadline

  • Applicants with a German BA Certificate: 15.07.2016
  • Applicants with a non-German BA certificate: 01.06.2016
Info: www.uni-kassel.de/wes

 

Saiba mais »

 

Expediente

Editor:
Deutscher Akademischer Austauschdienst e.V.
Kennedyallee 50
D - 53175 Bonn

Responsável, de acordo com a Lei das Telecomunicações:
Dr. Dorothea Rüland

Responsável editorial:
Martina Schulze

Redação:
Rafaela Giordano

Colaboração:
Francine Camelim

Direitos de imagem: DAAD Brasil:
Contato
Tel.: +55 21 2553-3296
info@daad.org.br
http://www.daad.org.br

Assinatura
Você está recebendo este informativo após se cadastrar junto ao DAAD Brasil
Gostaria de cancelar a assinatura


Copyright © by DAAD Brasil. O conteúdo deste informativo é protegido por direitos autorais. Todos os direitos reservados. É vetado o uso dos textos - ou parte deles - publicados no informativo sem prévia autorização escrita do DAAD Brasil.



Comentários

deslogado
lili anna 04/09/2017, às 12:08

it’s absolutely gorgeous mts videos player Software 4k mts converter Software mts files Software mts converter free download to convert HD camcorder files mts to mp4, mts to avi, mts to mov


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade