Colunistas

09/06/2019

Coro Masculino Liederkranz do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau comemora 110 anos

Saiba mais >

No dia 26 de Maio, em 1909 foi fundado o coro masculino. Para celebrar seu jubileu, a Diretoria organizará um evento no dia 20 de julho, no Centro Cultural 25 de Julho. Neste evento haverá apresentação do coro masculino em seu formato clássico, além claro do show Alte Kameraden Treff  (Encontro dos Velhos Camaradas).
Em 2019 será a décima apresentação dos "Velhos Camaradas" na Oktoberfest Blumenau, também motivo da celebração.
 
O Männer Gesangverein Liederkranz (Sociedade Masculina de Canto Circulo da Canção), foi fundada em 26 de maio de 1909. Com intensa atuação na vida musical de Blumenau, a sociedade de canto se destacou por inúmeras apresentações no Teatro Froshin. Em 1921, o notável Maestro Heinz Geyer, discípulo do mundialmente famoso Richard Strauss, chega a Blumenau e passa a reger o Liederkranz, também compondo e adaptando obras para o coro masculino. 
Em 1936, pela fusão da Theatervereins Frohsinn (Sociedade Teatral Frohsinn), do Männer Gesangverein Liederkranz e do Klub Musical (banda de instrumentos de corda) foi fundada a Theater und Musikvereins Frohsinn, que 3 anos depois viria a se transformar na Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. Sob a batuta do Maestro Heinz Geyer foi criado um grande coro misto, que assim absorveu o coral masculino Liederkranz. 
A idéia e o sonho e um coral masculino nunca de extinguiu completamente entre os seus componentes e em 1961, reestruturaram o coro masculino. No ano seguinte, o grupo de cantores procurou o Centro Cultural 25 de Julho para filiação do coro masculino. Na Assembléia Geral Ordinária de 03.06.1962 o Liederkranz foi reconhecido como parte integrante do Centro Cultural 25 de Julho. Foi então oficializada a nova formação do coral masculino e a continuação e retomada de sua história - agora com o nome Männerchor Liederkranz. 
O coro masculino é atualmente regido pelo Maestro José Carlos Oeschsler e possui 34 componentes. 
Em sua história recente, o Männerchor Liederkranz ganhou popularidade pelo show Alte Kameraden Treff.
Na Oktoberfest de Blumenau, o Liederkranz também é responsável pela Cerimônia de abertura e encerramento.
 
Clay Schulze
(47) 98867-0806
 
"Lebe heut', schau nicht zurück,
denn nur heute findest Du Dein Glück" 
("Viva hoje, não olhes para trás,
pois só hoje tu encontras a tua felicidade")

 
*Clay Schulze é o presidente do Coro Masculino Liederkranz, do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau.
No fim de maio, o Liederkranz completou 110 anos de sua fundação. Para celebrar esta data, faremos um evento especial em 20 de julho, sábado, no Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau.
Igualmente para celebrar os 10 anos do Alte Kameraden Treff, serpa apresentado o show de música folclórica que o coro masculina realiza na Oktoberfest Blumenau (ficou conhecido como Velhos Camaradas).



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade