Colunistas

18/04/2016

Conferência Municipal de Cultura mobiliza entidades de Nova Petrópolis, RS

Aproximadamente 180 representantes de entidades culturais participaram de palestras.

A 6ª Conferência Municipal de Cultura reuniu mais de 180 representantes de grupos, entidades e associações culturais do Município, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), no último sábado, dia 16 de abril. O prefeito de Nova Petrópolis Regis Luiz Hahn; a secretária adjunta de Educação, Cultura e Desporto, Yedda Leão Michaelsen; o diretor do Departamento Municipal de Desporto, Paulo Staudt; demais secretários Municipais e adjuntos participaram da abertura oficial do evento.

Fotos Adriana Monteiro Arrial

O prefeito de Nova Petrópolis Regis Luiz Hahn destacou a importância da participação de toda a comunidade cultural do Município na conferência. “É muito bom ver todos aqui vivenciando e aprendendo cultura. O interesse de cada um em melhorar os aspectos culturais de Nova Petrópolis é o que faz do Município um dos pontos turísticos mais visitados da Serra”, destacou o líder do Poder Executivo. O prefeito ainda declamou a poesia “No Adeus a Jayme”, de Odilon Ramos.

A presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais, Luciane Schommer; o diretor da diversidade cultural da Secretaria de Cultura do Estado, Leoveral Soares, no ato representando o secretário Estadual de Cultura, Victor Hugo Alves da Silva; a representante Regional Sul do Ministério da Cultura (MinC), Clara Zitkoski; o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Jorge Nestor Michaelsen; e o prefeito Lelo compuseram a mesa oficial da conferência.

A arquiteta e relatora da conferência, Karin Brakemeier apresentou o projeto de restauro da Igreja de Nove Colônias. A elaboração do projeto contou com a participação de 11 profissionais da área e foi pago com recursos do Fundo de Cultura de Nova Petrópolis, diretamente vinculado com o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais. No material constam pesquisas e análises sobre o patrimônio cultural e o histórico da igreja. Contexto e entorno, características construtivas, levantamento fotográfico e cadastral, plantas baixas do projeto de restauro e análises das patologias da obra foram apresentados para os participantes da conferência.

O diretor da diversidade cultural, Leoveral Soares e a representante Regional Sul do MinC, Clara Zitkoski falaram sobre como criar e quais as vantagens de ter um Ponto de Cultura no Município. Segundo o MinC, Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades culturais que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. O reconhecimento como Ponto de Cultura garante uma chancela institucional, que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite que a entidade ou coletivo se articule com os outros pontos da rede.

A presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais, Luciane Schommer apresentou o Espaço Mais Cultura e as atividades desenvolvidas nas mobilizações sociais que ocorrem desde novembro de 2015. Um vídeo demonstrativo com as ações do conselho foi apresentado para o público, assim como a ação com cuias, desenvolvida para a conferência.

A última palestra da tarde tratou sobre a nova lei de parcerias, que deve vigorar a partir de janeiro de 2017, para entidades e associações que desejam celebrar convênios ou termos de parceira com o órgão público municipal. O advogado, Mauri Cruz explanou sobre o assunto para os presentes.

Cada entidade cultural de Nova Petrópolis deveria ser representada por, no mínimo, uma pessoa. As entidades que não participaram da 6ª Conferência Municipal de Cultura ficam impedidas de receber quaisquer subvenções, auxílios e concessões, dentre outros benefícios que o Município possa oferecer durante o exercício de 2016.

Representantes do Grupo Acordes, o Coro Pequenas Cantoras da Serra Gaúcha e a Banda Leebe apresentaram canções para o público durante a programação. O Casarão Arte e Yoga organizou uma exposição com obras de vários artistas e escritores locais, no salão xadrez do Centro de Eventos. A 6ª Conferência Municipal de Cultura foi promovida pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas e Culturais e pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, por meio do Departamento Municipal de Cultura.

_________________________________________________________________________________________________________________________________


Fonte: Kassandra B. Dorneles | Adriana Monteiro Arrial
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Jardim da Serra Gaúcha | Capital Nacional do Cooperativismo
(54) 3281-8412 | (54) 3281-8410 | (54) 8434-6572



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia