Colunistas

21/09/2014

Concerto Série Magis

27 DE SETEMBRO DE 2014 | SÁBADO | 20 horas Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 - Centro - Porto Alegre - RS)
  E as celebrações nos 18 anos de trajetória da ORQUESTRA UNISINOS ANCHIETA não param! Uma noite inteiramente voltada para homenagear grandes talentos da música de concerto e suas obras para a contemporaneidade!
            Na série Concertos MAGIS, sábado, 27 de setembro às 20 horas no novíssimo teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa na Capital gaúcha (Av. Independência, 75) é convidado um dos mais atuantes e elogiados flautistas brasileiros, ARTUR ELIAS CARNEIRO – leia resumo biográfico anexo.

A virtuosidade do musicista convidado, num dos instrumentos de sopros mais antigos da história (conta-se que o instrumento que originou a flauta já existia 60 mil anos antes de Cristo), é destaque nas interpretações do compositor francês Gabriel Fauré (1845-1924) – esse ano lembrado pelos 90 anos de sua morte – em Fantasia para Flauta (com orquestração de Y. Talmi) e ainda em Fantasia sobre La Traviata, do também francês Paul Agricole Génin (1831-1903) e do italiano Giuseppe Verdi (1813-1901) - orquestrada pelo próprio Artur Elias Carneiro.

            Figuram ainda do programa, sob a regência e direção artística de EVANDRO MATTÉ, os quatro movimentos de Simples Sinfonia, composta pelo britânico Edward Benjamin Britten (1913-1976), e os três movimentos de Seranata para Cordas do inglês Edward Elgar (1857-1934) – em 2014 lembrado por seus 80 anos de morte.

            Os patrocinadores da Orquestra Unisinos Anchieta são as empresas Stihl, BettaninLojas Renner e Bradesco Seguros, com apoio especial de Get Net, Badesul DesenvolvimentoGoverno do Estado do Rio Grande do SulBergeraultHSS InformáticaImpressos Portão eCentro Histórico-Cultural Santa Casa. O projeto cultural, numa realização conjunta de Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS eColégio Anchieta, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal do Brasil - MinC.

 

Site: www.unisinos.br/orquestra

Leia, abaixo, resumos biográficos

 

Rodrigo Cardoso

SINGULAR DIVULGAÇÃO

(51) 3225.9433 |  (51) 8116.2696

singularprod@terra.com.br

 

ARTUR ELIAS CARNEIRO tornou-se 1º flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre aos 19 anos. Premiado em vários concursos nacionais. Numerosos recitais e concertos como solista à frente de várias orquestras brasileiras. Intensa atividade como camerista. Egresso da Escola de Música da OSPA, graduou-se pelo Instituto de Artes da UFRGS, e aprofundou seus estudos musicais em Stuttgart, Alemanha, onde viveu por quase três anos.

Percorre com naturalidade terrenos tão diversos como a música de vanguarda, a música barroca (interpretada com instrumentos de época), e a música popular sul-americana. Camerista nato, fundou diversos ensembles que marcaram a vida musical do RS nos últimos vinte anos: Duo Porto Alegre, Trio Tonus, Duo Diálogos, Collegium Musicum, Capela Instrumentale, Quarteto Instrumental, Ensemble Gnattali, entre outros.

Indicado ao Prêmio Açorianos 2005, categoria Melhor Instrumentista. Com apoio do MinC, apresentou-se em turnê com o Ensemble Gnattali na Alemanha e Suíça em 2010. É colaborador freqüente do Studio Clio, onde tem realizado diversos projetos de música de câmara, música antiga, e integração com outras artes.

 

ORQUESTRA UNISINOS ANCHIETA

Fundada em 1996, pelo maestro José Pedro Boéssio a orquestra realiza uma programação artística diversificada, atendendo a diferentes perfis de público e buscando a renovação de ideias, abordagens, leituras, além de promover associações inesperadas pela música de concerto, contemporânea e popular. A proposta é ir além da simples oferta de apresentação da orquestra. O projeto segue conceito de empreendimento cultural: garantir o acesso não apenas à música de concerto, mas a outras linguagens vinculadas às raízes musicais brasileiras e ao repertório de importantes compositores populares. A configuração original da orquestra é composta por instrumentos de cordas. Contudo, o conjunto se adapta às necessidades de cada espetáculo, convidando músicos das outras famílias de instrumentos. Vencedora do Prêmio Açoriano de Música, em 2005 a orquestra entrega ao público o diferencial de espetáculos com inclusão de outras linguagens cênicas, tais como teatro, dança e artes plásticas. A Direção Artística e Regência dos concertos estão sob a responsabilidade de Evandro Matté.

 

EVANDRO MATTÉ - Regente e Diretor Artístico da Orquestra Unisinos

Coordenador Cultural da Unisinos e do Projeto social Vida com Arte, é Diretor Artístico e Regente da Orquestra Unisinos e professor de graduação em Gestão Cultural.  Músico da OSPA desde 1990, foi Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Graduado em música pela UFRGS, é especialista pelo Conservatoire de Bordeaux (França). Realizou curso de aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA) e participou do Festival de Verão para jovens regentes do Conservatorie de Bordeaux (FRA). Atuou como músico da Orquestra da PUC de 1990 à 2004 e da Orquestra SCM (atual Orquestra da UCS) de 1998 a 2000. Como professor, participou dos Festivais de Música de Maringá (PR), Montenegro (RS), Caxias do Sul (RS), Festival de Inverno Unisinos, Verões Musicais (Gramado), Encontro Internacional de Metais de Tatuí (SP) e Semana Acadêmica da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Foi docente da UPF (Universidade de Passo Fundo).  É especialista em Gestão Empresarial e Diretor Artístico do Festival Internacional SESC de Música.



Comentários

deslogado
g 05/02/2018, às 06:15

Apart from this, it intensely Barcode Scanner wholesale scrutinizes the restraining and driving factors, value chain, market attractiveness, and other important power window switch facets required to be analyzed for ensuring a long-term growth in the worldwide market. The report also analyzes motorcycle parts wholesale the revenue growth and other tactics of the major companies intended toward a promising growth in Bluetooth Thermal Printer the market as a fraction of the competitive landscape study.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade