Colunistas

11/10/2017

Conceitos de moral dos pomeranos - por Ivan Seibel*

Uma serie de conceitos de moral e de costumes têm passado por profundas modificações ao longo da história do povo pomerano. Isto pode ter acontecido até em função da necessidade de sobrevivência desta população. Isto porque, na Idade Média muitas mulheres não viviam mais de trinta anos.

Há algumas citações referentes a esta época, mesmo que não comprovadas, que lembram que, para garantir a continuidade da família havia a prática de se comprovar a fertilidade da noiva com uma gravidez em andamento antes do casamento. Já entre os primeiros pomeranos brasileiros os aspectos morais passaram a ter uma importância fundamental. Naqueles tempos, em muitos lugares, a conservação da pureza, isto é, da virgindade da mulher havia se tornado primordial para a aceitação da nova família na comunidade.

Para os pomeranos, poder usar um véu e uma grinalda verde e o enfeite verde na lapela era quase sagrado. Era um sinal de pureza. Não havendo a virgindade, a noiva não podia usar a grinalda nem o noivo o símbolo verde no bolso. E se a grinalda murchasse durante o trajeto até a igreja, já surgia a suspeita de que a noiva não era mais pura. Este problema realmente podia surgir nos dias muito quentes. E, se a noiva chegasse a usar o véu e a grinalda e a gravidez fosse descoberta depois, tinha que pagar multa ou até fazer penitência perante toda a comunidade (Buse machen).

 

 *Ivan Seibel, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >
Acessse o Informativo >>> https://folhapomeranaexpress.blogspot.com.br/

 

 

 



Comentários

deslogado
http://blackmartapks.org/ 13/10/2017, às 10:09

http://blackmartapks.org/ Good news for all Android smartphone users, as you might be addicted to Google Play Store


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2017 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade