Colunistas

10/02/2018

Combatendo os maus governantes II - Por Ivar Hartmann*

Vimos que os municípios têm meios, por suas representações, de combater nossos maus governantes. Não os estaduais ou o federal. Mas o prefeito, vereadores, secretários e demais chefes de órgãos localizados no município. Estas ações são aquelas que dão manchete na Rede Globo e em outras tevês, revistas e jornais e por isso temida pelos maus políticos. Então a questão é: como agregar-nos? Como juntar no município um grupo de pessoas afastadas da política partidária? Não comprometidas com partidos políticos? Por mais respeito que possam merecer de seus admiradores, não podemos encontrar ações isentas de quem pertence ao PMDB, PT ou outro partido. Tão pouco poderemos considerar isentas as ações de quem milita no MST ou CDL. São entidades cujo fim, respeitável, é defender os interesses de seus associados. Não dos munícipes. E estes últimos é que são os lesados pelos maus governos. Há, no entanto alguém que pode congregar forças e lutar: em todos os municípios brasileiros existe uma associação capaz de reunir pessoas desejosas de trabalhar pela sua comunidade e altamente interessadas em alcançar objetivos sociais. São as APM. Associações de Pais e Mestres, ou nome assemelhado.

Os professores das redes de ensino formam em suas escolas os centros de saber dos municípios. Congregam nas escolas de primeiro e segundo grau, a elite pensante das cidades sem universidades, através de seus mestres. Profissionais cada vez melhor qualificados. E as APM que reúnem as pessoas mais ilustres e representativas do município, através dos pais dos alunos da escola, têm como objetivo uma vida melhor para filhos e alunos. Que vida melhor desejam os alunos que ver sua escola como uma escola de civismo que combate a corrupção? Que o dinheiro público não é desviado, mas distribuindo em obras necessárias para a população? Pais, mestres e alunos: massa para sair dos casulos escolares e exigir direitos em praça pública, na frente de Prefeituras, Câmaras e nas ruas da sua cidade. Que aja seriedade. Que as concorrências públicas sejam examinadas com lupa. Que as obras de ostentação, supérfluas, tão ao gosto de presidentes de Câmaras, sejam examinadas sob o crivo da necessidade e do bem maior para o município. Tudo que um prefeito ou vereador não quer, é a propaganda contra si ser bandeira de passeatas de pais, mestres e alunos da cidade. Ás ruas APMs!

ivar4hartmann@gmail.com


*Ivar Hartmann é promotor público aposentado, colunista do diário Jornal NH, Grupo Sinos, Novo Hamburgo, RS, e colaborador do portal BrasilAlemanha e do informativo BrasilAlemanha Neues.



Comentários

deslogado
kimkardashian sexbutt 01/04/2018, às 14:24

Download Free Music file is ready to download, so you have to go to right click and free music and save the location, which wants a store on your Devices. free music downloads for phones full songs


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade