Colunistas

03/06/2015

Colônia Alemã Teresópolis, SC, faz 155 anos de fundação - por Toni Jochem*

A Colônia Teresópolis, na Grande Florianópolis, foi fundada pelo Governo Imperial em 03 de junho de 1860 por imigrantes católicos e luteranos. Eram provenientes, em sua maioria, da região da Renânia e Westfália, na Alemanha.

Eles vieram transportados pela Companhia Steinmann, de Antuérpia. Ainda naquele ano de 1860, os imigrantes recém-chegados da Alemanha foram acrescidos de outros até então estabelecidos no sudeste do Brasil, onde trabalhavam através do sistema de parceria. Eram os chamados "Die Kaffeepfluecker" - os colhedores de café, e foram "importados" da Alemanha por grandes fazendeiros.

Sob a orientação de Theodor Todeschini, a colônia foi fundada no vale do Cubatão, em Santa Catarina, e sua denominação rende homenagem à Imperatriz Teresa Cristina. Inúmeras levas de imigrantes fizeram a colônia expandir seus limites em diversas linhas coloniais, além da sede, a saber: Rio do Cedro, Rio Miguel, Rio Cubatão, Rio Novo, Rio Salto e Alto Capivari.

Nas linhas coloniais, os imigrante adquiriram lotes de terras cuja extensão ordinária era de 100 braças de frente por 1000 de fundos e o preço, fixado pela Companhia Steinmann, de 3 réis a braça quadrada.

Desde cedo, a sede da colônia constituiu-se importante centro comercial, administrativo e religioso, tornando-se o berço da Restauração da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, da Ordem dos Frades Menores (franciscanos). Além dos Franciscanos, os Padres Guilherme Roer, Francisco Topp, João Batista Steiner e Augusto Schwirling marcaram forte presença pastoral tornando-se beneméritos em toda a região por eles assistida. 

Hoje o território da antiga Colônia Alemã Teresópolis integra os municípios catarinenses de Águas Mornas e São Bonifácio, localizados na Grande Florianópolis-SC. 

Parabéns Teresópolis pelos 155 anos de história. Que façamos por honrar o exemplo destemido de nossos antepassados. Mais informações: http://www.aguasmornas.sc.gov.br/colonia-teresopolis.htm

 

*Toni Jochem é historiador, genealogista, escritor, baseado em Palhoça, SC, e coordenador do grupo imigracaoalema@yahoogrupos.com.br  com mais de dois mil pesquisadores familiares que trocam constantemente informações entre si sobre genealogia e história familiar. É também editor do site www.imigracaoalema.com.br   

Pesquisando: Imigração Alemã

tonijochem@gmail.com [imigracaoalema] <imigracaoalema@yahoogrupos.com.br> escreveu:



Comentários

deslogado
André C. F. Schaldach 02/03/2018, às 20:51

Texto dos 50 anos da Colônia Teresópolis em Santa Catarina! Segue link: http://kunstmuseum-hamburg.de/fuenfzig-jahre-einer-deutschen-siedelung-in-brasilien/


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade