Colunistas

25/09/2013

Colégio Visconde de Porto Seguro fomenta criação de 10 mil bibliotecas pessoais

Segundo o programa, estas bibliotecas devem ser criadas na casa de 10 mil alunos das diversas unidades escolares. Entre os estudantes, estão inclusos cerca de 1,7 mil alunos da Escola da Comunidade da Vila Andrade e de Paraisópolis.

 

Com o objetivo de promover a leitura e a formação de um acervo de obras essenciais, o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, lança o Programa Biblioteca Pessoal. O programa será realizado na casa de cada um dos 10 mil alunos do Porto Seguro. Entre eles estão cerca de 1,7 mil alunos da Escola da Comunidade da Vila Andrade e de Paraisópolis, que ao longo da sua vida escolar receberão os livros gratuitamente.
         Essencialmente, a proposta visa a trabalhar uma lista de livros em cada série, do Portinho ao Ensino Médio, vislumbrando a formação de um currículo básico de leitura, de modo que nenhum aluno saia do Colégio sem passar por determinados autores clássicos e por obras que, por sua temática, fazem-se “obrigatórias” para certa idade.
           A meta é fazer com que os alunos leiam dez livros por ano a partir da orientação escolar – hoje, apenas 44% da população brasileira tem hábito de ler e, nesse grupo, a média é de dois livros lidos até o final por ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2012.
“Esse é um programa maravilhoso no qual escola e família, juntas, constituirão um rico acervo cultural para as crianças e jovens desde os livros-brinquedos até os grandes clássicos da literatura universal”, diz a diretora pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, Silmara Casadei.
         Com isso, um aluno que inicia no Infantil 1 e forma-se na 3ª série do Ensino Médio terá lido em média 160 livros. Assim, terá ampliado seu repertório cultural e vocabulário porque aprendeu a ler, compreender, interpretar e relacionar informações, com fluência verbal e escrita nos quatro idiomas ministrados na escola.

Sobre a Escola da Comunidade
           Acreditando que a educação é o melhor meio para oferecer aos cidadãos de nosso País um futuro mais justo, a Fundação Visconde de Porto Seguro criou, em 1966, a Escola da Comunidade. Atualmente, a escola disponibiliza cerca de 1.700 bolsas e educação de qualidade a alunos de baixa renda moradores, principalmente, de Paraisópolis e da Vila Andrade. São cursos de Educação Básica, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e cursos extras, como artesanato. A Escola da Comunidade também oferece educação musical por meio de sua banda e de seu coral. Os alunos interessados, ainda, recebem orientações para o ingresso na faculdade e no mercado de trabalho. Por meio de iniciativas que promovem a integração, a Escola da Comunidade transformou-se num elo entre a sociedade e os diferentes currículos e cursos oferecidos pelo colégio.

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
            Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.


Fonte: PLANIN Assessoria de Imprensa do Colégio Visconde de Porto Seguro

Angélica Consiglio e equipe – Tel.: (11) 2138-8900 – www.planin.com
Adriana Alves e Vanessa Cunha – (11) 2138-8913

 



Comentários

deslogado
17SP0QDC 30/01/2014, às 05:20

Coco surely makes an adlbaroe ornament, and I love the papers you\'ve used too!! Your tote box is totally cute as well, Donna!! I love both of these!! http://ptmdte.com [url=http://hzzkla.com]hzzkla[/url] [link=http://qlfuym.com]qlfuym[/link]

deslogado
c3P0sNpBMK 13/01/2014, às 04:56

What color should the Samsung Reality water dagame sticker be?I spilled a little water on my phone. It is white with red Xs and is pink/purple. I had never looked at the sticker before and I don\'t know what color it is supposed to be. Please help. My carrier is Verizon Wireless.

deslogado
PmD19MJ34H8 11/01/2014, às 15:55

What color does the Samsung Intensity water damage stkecir turn when it gets wet?I had some water drip on my phone last night and now the buttons are tweaking out. I\'m not sure if the water damage stkecir has changed color or not though because I\'m pretty sure the water only got on the keyboard. The stkecir is white with purple X\'s on it. If the stkecir hasn\'t changed color, then I am going to get it replaced because the phone is still under warranty.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade