Colunistas

22/11/2018

Colégio Humboldt promove ações para comemorar passagem das séries com os alunos

Momentos de reflexão, viagens com os alunos e encontros com pais são algumas das atividades feitas para tranquilizar os estudantes.

A mudança de série marca o início de uma nova fase escolar para o aluno. Para celebrar essa transição, o Colégio Humboboldt - instituição bilíngue e multicultural (português e alemão), localizado em Interlagos (SP) – promove os “ritos de passagem”, programação especial para alunos de todas as séries, realizada nos meses de novembro e dezembro. Com objetivo de amenizar a ansiedade dos alunos e comemorar a passagem das séries, o Colégio organiza ações e projetos diferenciados, como dias de fantasia, atividades com tinta, viagens, esclarecimento de dúvidas, encontros de pais e professores e palestras.

Para as crianças que saem da Educação Infantil e ingressam no Ensino Fundamental I, é organizada uma produção artesanal, junto com os pais, do “Cone de açúcar” - "Zuckertüte", tradição alemã que visa produzir cones de papel cartão com fitas, adesivos, lantejoulas, rendinhas e tecidos. No primeiro dia de aula, em janeiro, os pais entregam esses cones repletos de guloseimas e materiais que possam ser úteis na escola, como lápis e borracha.

Já os alunos que passam do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, 6º ano, viajam com as professoras de classe por três dias seguidos. Além disso, os estudantes também participam de aulas com professores do 6º ano e encontros com a coordenação para esclarecimento de dúvidas. O Colégio também realiza uma cerimônia de encerramento com a presença de coordenadores, diretores, professores, colegas e funcionários, quando, simbolicamente, os coordenadores do 5º ano entregam os alunos para os coordenadores do 6º ano.

Concluindo o ensino fundamental II, durante o 9º ano, os alunos vivenciam atividades de reflexão sobre o momento atual com base em suas memórias afetivas, portanto buscando elementos de seu passado para estruturar projeções de futuro. Estas atividades se configuram nos projetos interdisciplinares desenvolvidos ao longo do percurso culminando com um evento marcante no qual os alunos protagonizam um espetáculo que marca a passagem para o ensino Médio.

Na semana de despedida da 3ª série do Ensino Médio, os alunos podem ir fantasiados. Para eles, o ritual completo dura duas semanas, nas quais os alunos distribuem balas para os colegas do Ensino Fundamental e Médio; pintam cartões de Natal com as crianças da Educação Infantil e escrevem uma carta para eles mesmos lerem daqui a cinco anos. A turma planta uma árvore e anos depois volta ao colégio para ler as mensagens deixadas.

Por fim, o Colégio promove uma cerimônia de Formatura e Coquetel de confraternização com familiares e amigos. “Estas lembranças, somadas às de tantos anos vividos no Colégio, deixam marcas significativas que acompanham os estudantes em suas caminhadas e conquistas futuras”, afirma o coordenador do segmento, Erik Hörner.

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.100 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades alemãs, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.

Informações para a Imprensa – Colégio Humboldt

COMMUNICA BRASIL

PABX: (11) 3868-0300

Andrea Funk - andrea@communicabrasil.com.br

Marcela Martinezmarcela@communicabrasil.com.br

www.communicabrasil.com.br

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2018 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia