Colunistas

13/05/2017

Colégio Humboldt compartilha projeto de educação no trânsito com escolas da rede pública e particular

MobileKids foi entregue às instituições públicas e particulares da Zona Sul da cidade de São Paulo, no dia 10/05, para que a conscientização no trânsito seja trabalhado com os alunos.

O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão), localizada em Interlagos (SP), lançou em evento no dia 10 de maio, o MobileKids, projeto de educação no trânsito para crianças de 4 a 10 anos - uma iniciativa do Grupo Daimler, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e a Universidade de Koblenz – Landau. O material didático, que foi traduzido para o português e adaptado à realidade do trânsito brasileiro pelo Colégio Humboldt, será compartilhado com 64 escolas públicas e 58 escolas particulares, que fazem parte da Região Sul 3, com o objetivo de integrá-lo às atividades pedagógicas dessas instituições.

Engajando-se na campanha da ONU - programa na qual líderes de todo o mundo se comprometeram a propor ações para reduzir a mortalidade no trânsito - cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano -, o Colégio, em parceria com as empresas parceiras Detran SP, Prosimulador, CervBrasil e Centro Pilotagem Roberto Manzini, deu início em 2013 ao programa AutoHumboldt para conscientizar crianças e adultos sobre os perigos no trânsito. Na época, a Mercedes-Benz, também apoiadora do AutoHumboldt, cedeu ao Colégio o MobileKids, no idioma alemão – desde então o material é utilizado como ferramenta pedagógica junto ao alunos.

“O MobileKids é uma iniciativa global e desenvolvido com a ajuda de especialistas, com o objetivo de tornar temas relacionados à segurança no trânsito e prevenção de acidentes, na rotina diária de pais e filhos. Juntos, adultos e crianças podem garantir mais segurança nas estradas e ruas, e em sua mobilidade diária”, diz Luiz Carlos Moraes, Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz do Brasil. “A presença internacional da Daimler permite adaptar o MobileKids às necessidades nacionais específicas e implementá-lo junto aos parceiros locais. O MobileKids utiliza um conceito universal para crianças em todo o mundo com uma ideia simples: MobileKids é para ser divertido - porque é assim que as crianças retêm o que aprendem e vivenciam”.

“90% dos acidentes são causados por fator humano, como por falta de atenção, imperícia e imprudência. Pensamos que um escopo de ações por meio da educação poderia intervir nessa questão”, explica Octavio Guazzelli, membro da Sociedade Escolar Barão do Rio Branco (SEBRB) – mantenedora do Colégio -, um dos precursores do AutoHumboldt e que acompanhou todo o processo de implementação do MobileKids no Colégio. O MobileKids contém uma série de ensinamentos para que sejam replicados tanto em sala de aula como fora dela. De acordo com Guazelli, as escolas da Região Sul 3 terão um material amplo e acessível de educação no trânsito. “A mobilidade urbana está inserida na vida do aluno. O objetivo é capacitá-lo para que ele use com atenção a bicicleta, seja um pedestre consciente e respeite as regras no tráfego. Se educarmos uma criança a partir dos 4 anos, teremos um adulto altamente capacitado, seguro e consciente para a sociedade”, conclui Guazelli.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) de 2016, o número de multas por uso de telefone móvel ao volante cresceu 43% nos últimos cinco anos em São Paulo.
 

Sobre o Colégio Humboldt

Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.150 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. Também conta com o Abitur, para os alunos que desejam ingressar em universidades europeias, e com a Humboldt Formação Profissional Dual, que oferece cursos técnicos e tecnólogo em gestão.

Fonte: Colégio Humboldt

COMMUNICA BRASIL

PABX : (11) 3868-0300

Marcela Martinez marcela@communicabrasil.com.br

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br 

www.communicabrasil.com.br

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade