Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

05/04/2014

Cobertura exclusiva: The Schneider´s recebendo o 1º Prêmio Diversidade RS

Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) premiou nesta quinta-feira (3), no Palácio Piratini, projetos e personalidades que colaboram com a construção da diversidade cultural no Rio Grande do Sul, entre as quais, a Família Schneider

Thales Mazutti Schneider e Volnei Schneider com o Troféu (Foto Naian Meneghetti)

Realizada no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Diversidade RS contou com as presenças do governador Tarso Genro e do secretário de Cultura, Assis Brasil. Organizado por meio Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural, o evento integrou as comemorações da Semana da Democracia.

Dividido em seis categorias - cultura dos Direitos Humanos, culturas populares, cultura negra, capoeira, hip hop e carnaval de rua -, o prêmio selecionou 44 personalidades, coletivos e projetos, que receberam a premiação, troféu e certificado. Outras oito personalidades e coletivos foram indicadas pela Comissão de Seleção para serem homenageadas.

Destaque para as Culturas Populares Tradicionais, que entre os vencedores contempou o trabalho da Família Schneider através do trio The Schneider´s e do Grupo Cultural Som Legal, de Quinze de Novembro, RS, ao norte do estado, com sua história de dedicação à música, mantida através de seis gerações nascidas no Brasil. Trata-se da única candidatura que contemplou o aspecto multicultural Brasil Alemanha, fato que é muito importante neste momento em que são comemorados os 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil.

       
Diretor da Rede de Pontos de Cultura RS Sr. Ricardo Oliveira, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Cultura Sr. Jéferson Assunção, Secretário de Estado da Cultura Sr. Luiz Antônio de Assis Brasil, integrantes do trio The Schneider´s Thales Mazutti Schneider e Volnei Schneider, Diretor de Cidadania Cultura Sr. João Pontes, durante a cerimônia de premiação


Volnei e Thales com o Governador (Foto Ane Cruz)

Segmentos culturais
As categorias definidas visaram potencializar os segmentos culturais mais excluídos das políticas públicas, do financiamento privado, da grande indústria cultural e dos meios de comunicação. A ideia foi promover o acesso à democratização dos recursos públicos via editais, além de contribuir para o mapeamento e a construção de indicadores.

Além de destacar a implementação de políticas públicas, o governador Tarso Genro agradeceu o reconhecimento dos artistas às ações de concepção de cultura humanitária e democrática do Governo. "Nesta semana que celebramos a democracia, vocês são a representação de tudo de bom que nós temos. E este tudo de bom é que está sendo homenageado neste momento". 

O secretário Assis Brasil citou as diversas manifestações que compõem a cultura brasileira e, em especial, a cultura gaúcha. "Promover e dar rosto essas manifestações, derivada de uma prodigiosa variedade de tipos humanos, crenças, desejos e esperanças, não é apenas um ato de necessária afirmação política, mas o cumprimento de um dever perante a cidadania", afirmou.

Assis Brasil também ressaltou a diversidade de categorias presente na solenidade. "Em função de condicionantes sociais e individuais, reúne-se hoje, aqui nesta sala, uma magnífica amostra de etnias, opções de vida e modos de ser. Os rostos dos participantes de hoje simbolizam o que temos de mais precioso e diverso. São cidadãs e cidadãos da mais alta qualificação em termos de delegação implícita ou explícita de seus pares”. A lista com os vencedores do prêmio pode ser conferida no link

   

Diversidade cultural

O conceito de diversidade cultural promovido pelo I Prêmio Diversidade RS não se restringiu à soma dos elementos que compõem um mosaico de singularidades fragmentadas, mas visa, acima de tudo, promover a alteridade, a possibilidade de não só nos respeitarmos, mas que possamos compartilhar saberes e fazeres, produzindo novas formas de ser, pensar e agir no mundo.

Quebra de Protocolo
Após a cerimônia, O governador Tarso Genro roubou a cena quando jogou capoeira no Salão Negrinho do Pastoreio.


                                                                                      Foto: Caco Argemi

Coberturas na mídia:

Secretaria de Cultura

Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos 

Correio do Povo

Band

Tv Assembléia Legislativa

TV Piratini 


Bastidores:

   

 Divulgação Oficial:

  

Homenagem:



Comentários

deslogado
Paulo Scheffler 23/04/2014, às 17:28

O nosso município de Quinze de Novembro e a região do Alto Jacuí, além da forte presença de alemães tem uma grande riqueza cultural trazido pelos colonizadores e esta premiação dos The Schneider's vem a engrandecer o trabalho desta família dedicada a cultivar esta herança deixado pelos seus antepassados e que continuem divulgando esta nossa riqueza. Parabéns pela conquista. O município agradece.

deslogado
Rudi Schweig 10/04/2014, às 14:14

Estou muito orgulhoso de ver este grupo de músicos trilhando a cultura de nossos antepassados (alemães), sem esquecer as tradições regionais, fazendo uma integração entre os povos. Muito Legal. Parabéns pelo conquista do Iº Premio Diversidade do RS. Vão em frente, força.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade