Colunistas

19/07/2015

Cláudio José Weber e Prof. Dr. Martin Dreher recebem prêmio Distinção Imigração Alemã 2015

O empresário Cláudio José Weber foi indicado por entidades do interior do Estado do Rio Grande do Sul, enquanto o Prof. Dr. Martin Norberto Dreher recebeu indicação pela Região Metropolitana de Porto Alegre
Em função da sua destacada atuação em prol da cultura alemã no Rio Grande do Sul, Cláudio José Weber, natural de Nova Petrópolis, foi homenageado no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre com o Prêmio Distinção Imigração Alemã, na noite de sábado, 18 de julho. O evento, organizado pela Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil e pela Comissão das Comemorações da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, integrou as comemorações dos 191 anos da Imigração Alemã no Estado.


Prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn (esq.), entrega a placa a Cláudio José Weber - Foto Adriana Bäcker


Presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, Diretor Presidente da AFEBRAE (Associação de Fomento a Estágios de Brasileiros no Exterior), Presidente da Associação Theodor Amstad e Proprietário do Parque Alemanha Encantada, o homenageado sempre se dedicou com entusiasmo à preservação da cultura e costumes trazidos pelos imigrantes alemães, especialmente dos provindos da região do Hunsrück Há muitos anos mantém um estreito relacionamento com o Consulado Geral, em Porto Alegre, com a Embaixada da Alemanha no Brasil e outras entidades relacionadas à cultura germânica.

Hugo Hammes, jornalista, apresentou o currículo e feitos culturais de Weber aos presentes, destacando a sua forte atuação na disseminação da língua, usos e costumes.

Recebo este prêmio como um reconhecimento em nível estadual pelo trabalho voluntário de muitos anos dedicados à pesquisa, preservação e divulgação da cultura Alemã. Agradeço a todas entidades e pessoas que indicaram o meu nome para esta honraria”, disse Weber.


Cláudio José Weber  faz seu agradecimento - Foto Adriana Bäcker

Além do novapetropolitano, foi homenageado também, representando a região metropolitana de Porto Alegre, o Prof. Dr. Martin Norberto Dreher, historiador com publicações e orientações acadêmicas em nível de graduação, mestrado e doutorado dedicadas à História da Igreja na América Latina, à História da Imigração e Colonização na América Latina e à Reforma Religiosa do Século XVI. Como catedrático, o homenageado, natural de Montenegro, RS, criou o Núcleo de Estdudos 
Teuto-Brasileiros na Unisinos em São Leopoldo, RS. 


Prof. Dr. Martin Dreher

Em seu discurso de agradecimento, o Prof. Dr. Martin Dreher proferiu magistral aula de história envolvendo aspectos até dramáticos da vinda de seus ancestrais ao Rio Grande do Sul. Mortes por "inanição", eufemismo para fome, resultante da ganância de comandante de barco no trajeto Rio-PortoAlegre-São Leopoldo, para venda de produtos no inflacionado mercado de alimentos da capital gaúcha, marcaram o período inicial da imigração alemã.


Comitiva de Nova Petrópolis prestigiou o homenageado - Foto Adriana Bäcker

----- 
Att.
Vanessa Birk
Relações Públicas - CONRERP 3136
(54) 9606.0160 | 3298.5099
facebook/ProjetosPerene
www.projetosperene.com.br



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia