Colunistas

06/07/2019

CineArte mostra o lado peculiar da colonização alemã

O filme Outra Memória, de Chico Faganello, está na programação do CineArte desta segunda-feira, dia 8.

A história tem como base uma atriz misteriosa que inspira a reflexão sobre o passado europeu no Sul do Brasil. Surpreendentes fotografias e filmes antigos mostram que muitos episódios da colonização alemã podem ser vistos com outros olhos. A sessão começa às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner, na Fundação Cultural de Blumenau. A entrada é franca.

Filmado no Brasil e na Alemanha, com trilha sonora adaptada de grandes compositores clássicos e contemporâneos, como Yamandú Costa, Edino Krieger, Bach, Schubert e Mozart, Outra história é uma obra fundamental para quem quer conhecer a história da colonização européia em Santa Catarina e no Sul do Brasil. 

O filme parte de fatos reais, a biografia de Edith Gaertner (1882-1967), atriz que viveu em Blumenau, onde sua casa faz parte de um acervo histórico. A produção reúne um vasto material de arquivo - centenas de fotografias em preto e branco, guardadas ao longo de quase um século, e filmes em 16mm de pioneiros do cinema no Sul do Brasil.

Ensaio teatral
 Outra Memória conta o desenrolar de um ensaio teatral em que os atores, o diretor da peça, um mensageiro e um jornalista tentam buscar o entendimento sobre a melhor versão da história a contar. Ao se depararem com as imperfeições do passado, até então desconhecidas, cada um deles se comporta, indiretamente, como personagens influentes da história contemporânea, e tenta uma solução para salvar o espetáculo.

Mas um evento histórico, cíclico, que acontece desde que a cidade foi fundada pelo filósofo e químico Hermann Blumenau, irrompe com a sua fúria, exatamente no dia da estréia da peça. A realização do filme contou com a participação do Arquivo Histórico de Blumenau e da Americas Film Conservancy, além de investidores da iniciativa privada.

Saiba mais

 Dia 8 de julho
 Filme: Outra Memória
 Roteiro e direção: Chico Faganello
 Elenco: Paula Braun, Ivo Müller, Borges de Garuva, Pepe Sedrez, Arno Alcântara, Fabio Hostert e Reinaldo Pfau
 Produção executiva: Licia Brancher & Chico Faganello
 Fotografia: Marx Vamerlatti
 Som Direto: Leo Gomes e Marquinhos Ribeiro
 Direção de Arte: Cristiano Amaral
 Montagem: Lucas de Barros
 Direção de Produção: Ana Fonte
 Classificação etária: Livre
 Duração: 82 minutos
 Local: Cine Teatro Edith Gaertner, Fundação Cultural de Blumenau
 Horário: 19h
 Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Foto em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/cinearte-mostra-o-lado-peculiar-da-colonizaacaao-alemaa77



3ª Temporada do MAB é alternativa cultural para o inverno


 A 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) reuniu os apreciadores da bela arte na noite de quinta-feira, dia 4, na Fundação Cultural de Blumenau. Nem mesmo a baixa temperatura desanimou o público na festa de apresentação dos artistas e suas obras. 

A mostra conta com trabalhos de 25 artistas de Santa Catarina e São Paulo. As salas ficam abertas para visitas até 25 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A mediação para grupos pode ser marcada pelo telefone (47) 3381-6176. A entrada é gratuita.

A terceira temporada do ano reúne fotografias, instalações, objetos, pinturas, colagens e tecelagem. A coleção aguça os sentidos por meio da contemplação de imagens, fragmentos, resíduos da natureza, objetos destituídos de sua função original, linhas e cores. A noite multicultural ofereceu ao público a tradicional conversa com os artistas, declamação de poema pela escritora Delasnieve Daspet e apresentação musical pela Banda Municipal de Blumenau.

Alcance

 Estiveram no evento os artistas Jairo Valdati, de Florianópolis (SC), Zé Paiva, de Canelinha (SC), Miriam Puerta e o curador Marc Engler, de Joinville (SC), Jussara Marangoni, de Araçatuba (SP), e Ricardo Kugler e a curadora Viviane Calikevstz, de Ibirama (SC). A Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) esteve na noite multicultural para representar os 10 integrantes que participam da exposição. Também compareceram membros do coletivo As Catarinas, provenientes de Criciúma, Joinville e Florianópolis.

"Recebemos um grupo de aproximadamente 20 artistas de Joinville, entre eles o curador e vice-presidente da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (FAAPSC), Carlos Franzoi, e os artistas Linda Poll e Sérgio Adriano H", destaca a gerente do MAB, Mia Ávila. "A Fundação Cultural de Navegantes esteve representada pelo senhor Nivaldo Kloppel, assim como a Fundação Cultural de Balneário Camboriú pela diretora de Arte e Cultura, Lilian Martins."

Em suas falas, os artistas ressaltaram os trabalhos desenvolvidos pelo Museu de Arte de Blumenau, planejamento, organização e curadoria. "A artista Jussara Marangoni iniciou sua explanação relatando a satisfação em expor no MAB, sentiu o ambiente acolhedor e equipe profissional. Ressaltou que no meio artístico de São Paulo o MAB é mencionado como um importante local para exposição, que tem uma boa visibilidade e credibilidade", concluiu Mia Ávila.

Saiba mais

 3ª Temporada de Exposições no MAB
 Visitas: até 25 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
 Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Os livros lançados na noite

 Animus/Anima (A Dualidade do Ser)
 Romance místico e autobiografia de a escritora Neida Rocha
 Bullyng no galinheiro (Infantil)
 Um galinho de briga chega ao galinheiro e arruma a maior confusão. Maria Clara resolve a situação. Ainda bem que ela fala galinês. O livro apresenta a problemática do bullying tratando de uma forma muito sensível a temática. Autora: Andréa Gustmann

O pequeno mágico (Infantil)
 O Pequeno mágico aprendeu desde muito cedo a realizar a mais bela magia. Algumas palavras ditas na hora certa e da forma correta são capazes de abrir todas as portas do mundo. Uma reflexão sobre a importância social de algumas palavras no cotidiano. Autora: Andréa Gustmann

A zebra e o burrinho (Infantil)
 A Zebra quer um amigo, mas precisa ser igual a ela. O burrinho dá a ela um espelho de presente para que a zebra compreenda que todos são diferentes e que essas diferenças devem ser respeitadas. Uma linda historia sobre a amizade. Autora; Andréa Gustmann

As exposições

"Reminiscências", de Jairo Valdati

 "O Somsilencio da imagem", de Zé Paiva
 "Entre Cores e Linhas", de Miriam Puerta
 "Raiz, veia, afluente", de Jussara Marangoni
 "Partes", de Ricardo Kugler
 "Naturezas possíveis... possíveis naturezas", da Bluap
 "Bauhaus 1919 - Catarinas 2019", das Catarinas

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade