Colunistas

14/02/2015

“Charlote”, uma história de amor em dois continentes

Uma história de amor que acontece entre os anos 1839 e 1864 em dois continentes: é o que conta o advogado de Cachoeira do Sul, RS, Mildo Léo Fenner, em seu primeiro romance, “Charlote”, distribuído pela Editora Oikos.

Ao longo de quase 150 páginas, Mildo relata os momentos de tristeza, alegria, insegurança e coragem da personagem Charlote, que um dia teve que decidir  entre ficar em seu país, a Pomerânia, próximo ao Mar Báltico, na Europa central, hoje Polônia,  ou aventurar-se por um mundo desconhecido, enfrentando  perigos  e  riscos de todo o tipo.  A história traz  como pano de fundo os costumes, as festas, a culinária, as doenças e  valores da época.

Mildo   refere    que  sempre teve curiosidade em relação ao tema da imigração e desde fevereiro deste ano  resolveu passar tudo  para o papel,  o que fazia depois de encerrados os trabalhos diários da advocacia. “Foi um momento de terapia escrever esta história”, diz ele, explicando que a ideia não era simplesmente fazer um relato frio  ou glamuroso  desta pessoa e sim mostrar que era um ser humano como tantos outros, com erros e acertos.

A apresentação  é da professora de Português e Literatura Magda Scotta, que define como “singular” a história apresentada. E os motivos para esta definição, segundo ela, começam na força da  personagem principal,  cujo nome no francês e no germânico significa “aquela que é forte, mulher, mulher do povo.”  A professora  destaca que  “Charlote  é um presente  à comunidade no ano em que se comemoram os  190 anos da imigração alemã” (1824-2014).

Atualmente  trabalhando só na advocacia de Cachoeira do Sul,  Mildo Fenner  teve passagem pelo Jornal do Povo daquela cidade durante quase dez anos, onde foi repórter, colunista e  editor-chefe, escrevendo também sobre cinema e livros.  Formado em Letras, foi ainda professor de Literatura e Português em diversas escolas do município.

O livro pode ser adquirido através do e-mail mildofenner@hotmail.com., ao preço de R$ 26,00, mais despesas de correio.

Fonte: O Autor, por CD 
E-mail: mildofenner@hotmail.com 


Veja também >>>

E ainda >>>





Comentários

deslogado
zop 16/05/2017, às 05:18

do not breathe the fact that "gas" is the origin of rolex replica life. No gas is the end of replica watches uk life, gas is the origin of life. So it is intended to extend the origin of swiss replica watchesthe original meaning. Vitality is the meaning of this general. So in the "lamb of the words," said: "Yuan, gas also, invisible, tangible to life, creating heaven and earth."


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia