Colunistas

28/05/2014

Casa de Cultura Mário Quintana promove visita guiada pela Traça Biblió com entrada franca para escolas públicas

Porto Alegre, RS

 

Está aberto o agendamento gratuito – com vagas limitadas- para escolas da rede pública municipal e estadual de ensino do RS,   interessadas em levar os alunos para conhecer a Casa de Cultura Mario Quintana.

Mais do que uma visita guiada     “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana”, é uma apresentação teatral realizada pela atriz Dinorah Araújo com a personagem Traça Biblió de Carlos Urbim,  que percorre os mais variados espaços da Casa, entre eles o quarto do poeta. 

Promovida pela Casa de Cultura Mario Quintana,  é uma atividade gratuita para escolas públicas e será apresentada sempre às quartas-feiras, pela manhã ou tarde, de acordo com a disponibilidade de cada escola agendada.

 

Público-alvo

Com roteiro assinado por Carlos Urbim e Dinorah Araújo, A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana é indicada para estudantes do 3º., 4º. e 5º. Anos  do Ensino Fundamental.

 

A visita

É conduzida por Dinorah Araújo, de forma lúdica,  com a personagem Traça Biblió, de Carlos Urbim,  que  apresenta a Casa de Cultura Mario Quintana para  os estudantes.  Aborda o universo infantil da obra do poeta, sem deixar de incluir aspectos alusivos à infância contidos nos livros para adultos, além de referências que traduzem o amor de Quintana pela cidade de Porto Alegre, uma das grande fonte de inspiração da sua produção literária.

 

Enquanto vai mostrando detalhes da Casa de Cultura e contando sobre a vida e a obra do poeta às crianças, Biblió vai dizendo poemas e textos de Quintana.

A obra e a vida do poeta alegretense são mescladas com a história do Hotel Majestic, fundado em 1923,  e que se tornou a atual Casa de Cultura,  em 1990.

Os poemas e textos escolhidos para compor o roteiro integram as obras: Pé de Pilão, Lili Inventa o Mundo, Baú de Espantos, Sapo Amarelo,  A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido, Espelho Mágico, Caderno H, Apontamentos de Histórias Sobrenatural, Esconderijos do Tempo, A Vaca e o Hipogrifo, O Batalhão das Letras e Sapato Furado.

Histórico

Idealizado no verão de 2006 por Dinorah Araújo, que também assina a produção, vem sendo apresentado sistematicamente.  Estreou no dia 5 de outubro de 2006 com a parceria da Casa de Cultura Mario Quintana, ocasião que   integrou a programação intitulada: Aprendiz de Feiticeiro - 100 Anos de Mario Quintana.

Contabiliza 105 apresentações para 4.231 espectadores de várias partes do RS e de outros estados. 

 

A TRAÇA BIBLIÓ E O POETA

BRINCANDO COM OS VERSOS DE QUINTANA

Visita guiada na Casa de Cultura Mario Quintana

Rua dos Andradas, 736

Entrada franca

 

Informações e agendamento

Telefone: (51) 3311.6677/9964.5492 – E-mail: dinorah@cpovo.net

Sítio: www.tracabiblio.com.br

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade