Colunistas

08/03/2018

Casa da Música POA abre temporada 2018 com a Série Pianíssimo

O próximo domingo, 11 de março, vai marcar a abertura da temporada de recitais 2018 da Casa da Música POA.  Dentro da Série Pianíssimo, o recital será apresentado pela pianista, pesquisadora e professora universitária brasiliense, Joana Holanda.

Obras de C. Debussy, F. Chopin e B. Ruviaro formam o Programa do recital. 

Joana Holanda atua como pianista e camerista no Brasil e no exterior,  tendo apresentado recitais-palestra em congressos em Buenos Aires- Argentina eAveiro- Portugal. Dedica-se à pesquisa e interpretação da música contemporânea  brasileira. Em  2013  lançou  o  seu primeiro CD pelo selo SESC-SP intitulado “Piano Presente”, todo dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade.

Atualmente Joana é Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas-UFPel, integra o NuMC- Núcleo de Música Contemporânea da mesma instituição.

 

Programa

C. Debussy  (1862-1918)              Ministrels -Prelúdio XII, Livro 1

                                                 Estudo n1 – Pour les “cinq doigts”

 

F. Chopin (1810-1849)                   Sonata nº 2 Op. 35

                                               -Grave- Doppio Movimento

                                               - Scherzo

                                               - Marche Funebre: Lento

                                               - Finale- Presto

 

B. Ruviaro (n. 1976)                     (Estudo Op. 10 nº 4 - F. Chopin)

 

Joana Holanda 

A pianista Joana Holanda dedica-se à pesquisa e interpretação da música contemporânea  brasileira. Em  2013  lança  o  seu primeiro cd,      Piano Presente , licenciado pelo seloSESC-SP e todo dedicado à música de compositores brasileiros da atualidade. Joana possui graduação em Música pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado emArtes - University of Iowa (2000), nos Estados Unidos e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa na City University, em Londres. Estudou com Ney Fialkow, Ksenia Nosikova, Christian Tarla, Fúlvia Escobar e Jorge Gomes. Professora adjunta da Universidade Federal dePelotas (UFPel), integra o NuMC- Núcleo de Música Contemporânea da mesma instituição. Atua como pianista e camerista no Brasil e no exterior, tendo apresentado recitais-palestra em congressos em Buenos Aires- Argentina e Aveiro- Portugal. Participou de diversos festivais e mostras de Música, entre eles: 2º FIMC – Festival Internacional de Música Contemporânea da UFBA (Bahia), Festival Contemporâneo-RS (Rio Grande do Sul), mostra de Música Contemporânea Brasileira promovida pelo NuMC na Maison do Brésil, na França, mostra Eu gostaria de ouvir, de Belo Horizonte, e Festival de Música de Londrina-PR.

Joana integra o duo “Ressonâncias” com a pianista Lucia Cervini, duo dedicado à interpretação e divulgação do repertório para dois pianos dos séculos XX e XXI. Participou dos espetáculos “John Cage: Oriente Ocidente”, com temporada em Porto Alegre, e de “Intervenções, interfaces e Imagens: homenagem a John Cage”. Desde 2008 coordena a série deconcertos “Artistas Convidados” do Conservatório de Música da UFPel, e em 2009 foi Diretora de Produção do VI festival Contemporâneo RS, que abrigou concertos nas cidades de Porto Alegre (RS) e Pelotas (RS).

 

Casa da Música POA – Histórico

Há  86 anos encravado no bairro Floresta, o belo sobrado localizado no número 22 da Rua Gonçalo de Carvalho, em seu estilo arquitetônico tem influênciaArt-Déco, e encanta o olhar dos passantes da Capital e Interior do RS,  turistas de várias partes do Brasil e do mundo.

Criada em 2009,  com o objetivo de ser um espaço para aprender, ouvir e fazer Música Casa da Música POA, criou no ano passado  a Associação de Amigos da Casa da Música POA-AACAMUS e a Escola AACAMUS, que oferece bolsas para crianças em vulnerabilidade social, os quais são alunos de escolas públicas do entorno.

Segundo a diretora artística, mezzo-soprano Angela Diel, a Casa da Música POA foi além da expectativa e  se consolidou como um dos equipamentos culturais de ensino da música e  intensa programação de música clássica e popular dos mais orgânicos de Porto Alegre,  tendo recebido artistas gaúchos, da maioria dos Estados brasileiros, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, França, Argentina e Uruguai,  contabilizando mais de 400 apresentações.

Na Casa da Música são ministradas aulas e masterclassclasses dos mais variados instrumentos, bem como é usada para estudo e ensaios individuais e em grupos.

 

As seis Séries de Recitais apresentadas pela Casa da Música POA

Nobres Recitais, Pianíssimo, La Guitarra, Terças Clássicas Casa da Música POA, Despertando Talentos e Voz.

 

Os grupos da Casa da Música POA

Camerata Violões de Porto, Grupo Vocal I e Grupo Vocal II (crianças), Madrigal Nestor Wennholz, Camerata Jovem de Violões, Camerata Violão Coral,  Madrigal PortoAlegretto. 

 

Serviço

 

Abertura temporada de concertos 2018 – Casa da Música POA

Série Pianíssimo – Recital de Joana Holanda

Dia 11 de março – Domingo – 18h

Casa da Música POA

Rua Gonçalo de Carvalho, 22 (fundos do Shopping Total)

Bairro Floresta

Ingresso: valor espontâneo

Informações

Telefone: (51) 9996-80576

E-mail: casadamusicapoa@hotmail.com

www.casadamusicapoa.com.br

www.facebook.com/CasadaMusicaPoa/

 

Dinorah Araújo – Produção Cultural e Assessoria de Imprensa

Jornalista - MTb 5704

Produtora Cultural - CEPC-RS 301

Telefones: +55 (51) 3311-6677 e 99964-5492

E-mail: dinorah@cpovo.net

Skype: mdatuar

www.facebook.com/dinoraharaujoproducoes/

 

 

 

Área de 



  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade