Colunistas

08/11/2018

Câncer de pele entre os pomeranos no Brasil - por Ivan Seibel*

O câncer de pele representa um grande alerta sobretudo para a população de descendência nórdica como é o caso dos pomeranos e que têm pele muito clara e muito sensível à radiação ultravioleta. Mas o que é possível fazer para prevenir esta doe

Há fatores que predispõem e outros que desencadeiam este tipo de tumor: Entre as causas predisponentes, podemos citar os fatores familiares, isto é, históricos deste tipo de câncer na família, como também a pele, o cabelo e olhos claros.

Portanto, a presença destes fatores requer que se aumente os cuidados com a pele, ou seja, que se melhore a proteção contra os fatores desencadeantes. Como já há uma série de trabalhos publicados evidenciando os efeitos maléficos da exposição intensa ao sol (seja no trabalho, na lavoura ou no veraneio), a presença de cicatrizes ou outras lesões de pele, conhecidas como leucoplasias, ceratoses ou também as manchas escuras, requerem uma observação cuidadosa e contínua.

Convém também alertar que o bronzeamento intenso, com o passar dos anos, contrariando as aspirações estéticas de qualquer mulher ou homem, leva a um envelhecimento precoce da pele. Produtos químicos como benzeno e hidrocarbonetos, como também o próprio tabagismo pode desencadear o câncer de pele. Na presença de qualquer lesão suspeita, deve-se procurar por ajuda médica o mais rápido possível.

ivan@seibel.com.br

 

 

 

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2018 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia