Colunistas

15/02/2019

Brote: o pão pomerano e as suas origens - por Ivan Seibel*

Se formos procurar a origem do consagrado “pão nosso de cada dia” facilmente veremos que este deve ser tão antigo como a própria humanidade.

Em todas as culturas sempre houveram diferentes formas de preparados alimentares cozidos ou assados com características que se assemelham ao nosso pão ainda hoje consumido. Os diferentes tipos de pão encontrados na antiga Pomerânia, na região do Mar Báltico até têm muitas semelhanças ao que hoje ficou consagrado como o folclórico “pão dos pomeranos”, aqui também conhecido como “Brote”. 

Mas, afinal, de onde vem esta especiaria chamada pão pomerano? Trata-se se um pão, visualmente parecido com o que temos em muitas regiões de colonização germânica. O que o diferencia, porém, são seus ingredientes, que se aprendeu a adicionar, em decorrência de uma abundância de produtos locais. Os elementos básicos como a farinha, o sal, o fermento e a água, apesar de também estarem presentes, tiveram a farinha de trigo substituída pela farinha de milho.

Os novos ingredientes, responsáveis pelos diferentes sabores ficaram por conta de cada “padeiro” na medida em que estes foram adicionando à massa do pão diferentes quantidades de tubérculos ralados como batata doce, inhame, cará, aipim, bananas frutas cristalizadas ou mesmo diferentes temperos. Dizem que, para ficar ainda melhor, será necessário colocar este Brot dentro do forno sobre folhas de bananeiras. Foi desta forma que muitos segredos culinários terminaram sendo repassados de geração em geração até os dias atuais. Aos que forem saboreá-lo, um bom apetite!

*Ivan Seibel, Reg. Prof. Mtb 14.557, natural do Espírito Santo, é médico em Venâncio Aires, RS, escritor (“Imigrantes a duras penas”, entre outros), comentarista do programa radiofônico semanal AHAI – A Hora Alemã Intercomunitária > bl 03, colunista www.brasilalemanha.com.br e editor de Folha Pomerana Express >
Acessse o Informativo > https://folhapomeranaexpress.blogspot.com.br/



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia