Colunistas

12/06/2013

Blumenauense participa do maior torneio de educação profissional do mundo

Para chegar à disputa internacional, o estudante do curso de aprendizagem industrial em Oficial de Edificações, do Senai de Blumenau, SC, passou por uma seletiva estadual, uma nacional e por duas provas de índice.

BLUMENAU (SC) - Entre os dias 2 e 7 de julho, em Leipzig (Alemanha), o blumenauense Ariel Bertoluci participa do maior torneio de educação profissional do mundo, o WorldSkills Competition, realizado a cada dois anos. Para chegar a disputa internacional, o estudante do curso de aprendizagem industrial em Oficial de Edificações, do Senai de Blumenau, passou por uma seletiva estadual, uma nacional e por duas provas de índice. Ariel vai competir na ocupação de Construção em Alvenaria.

Ariel Bertoluci em ação

O evento, que está na 42ª edição, vai contar com a maior delegação brasileira já formada para o torneio desde 1983, ano da primeira participação do país. São 37 estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e quatro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que foram selecionados em novembro de 2012 na Olimpíada do Conhecimento. A competição vai reunir 53 nações, com jovens até 21 anos. Para este ano são esperados mais de mil competidores em 46 modalidades.

Para alcançar o primeiro lugar será preciso passar por provas de habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas da profissão dentro de padrões internacionais de qualidade. O blumenauense se prepara com o apoio da Escola da Construção, projeto do Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) em parceria com o Senai Blumenau.


O que levou você a fazer o curso de oficial de edificações?

Ariel Bertoluci - Entrei no curso de aprendizagem industrial de Oficial de Edificações em 2011 e o motivo foi a busca pelo conhecimento na área da construção, que já era algo que eu me interessava. Descobri esse curso através do evento “Senai Casa Aberta”, que geralmente é realizado em setembro.

- Qual a importância da Escola da Construção na sua preparação?

Ariel - A Escola da Construção, minha área de trabalho e treino, é de fundamental importância, pois me ofereceu uma estrutura muito boa e suficiente para meus treinamentos.

- Como foi a seleção para participar da competição?

Ariel - Passaram na minha sala e perguntaram quem tinha interesse em participar de uma olimpíada na área de alvenaria. Me interessei e logo depois comecei a treinar.

- Como foi a preparação para o estadual, nacional e agora a internacional?

Ariel - Minha preparação para o estadual foi de quatro horas de treino durante a semana. Eu treinava uma parede, desmanchava e depois repetia o processo até conseguir fazer uma parede reta. Treinei para o nacional sempre sonhando e buscando uma medalha. O que também me ajudou muito no treinamento foram dois simulados que fiz, um no Paraná e outro no Distrito Federal. O resultado saiu, ganhei ouro e logo quando cheguei em Blumenau comecei a treinar para o desempate que ocorreu em Brasília. Em janeiro ganhei o desempate e desde lá treinei para o mundial. No mês passado eu precisava atingir o índice para o mundial, essa prova aconteceu em São Paulo e consegui a vaga para a Alemanha. Eu treino 8 horas por dia focado nas provas da Alemanha, sempre tentando me superar para alcançar notas mais altas. Tento chegar à perfeição e espero trazer uma medalha para a nossa escola e para o Brasil.

Foto: Evande Silva

Informações para imprensa – Oficina das palavras
Letícia Oberger – jornalismo4@grupoodp.com.br - (47) 3322-0545 / (47) 9994-1534

Sinduscon Blumenau

www.sindusconbnu.org.br

Rua Gustavo Salinger, 702

Itoupava Seca – Blumenau (SC)

Telefone: (47) 3339-9000

 

OFICINA DAS PALAVRAS
Assessoria de Imprensa

RUA SÃO JOAQUIM 28 | 2º ANDAR |VELHA | BLUMENAU | SC | 89012-420 | 47 3322-0545
AVENIDA SETE DE SETEMBRO 642 S6 | CENTRO | ITAJAÍ | SC | 88301-202 | 47 3346-37970
WWW.GRUPOODP.COM.BR

 

 



Comentários

deslogado
JDpkihxp 09/01/2014, às 09:26

Foi fante1stico! Obrigada Eurofios e Willy Aviamentos por trazerem este casrime1tico mestre do crochea Marcelo Nunes! Foi maravilhoso participar deste workshop e conhece-lo pessoalmente e ter todas as dicas que ele passou. Amei!!!!!!

deslogado
JUGZt4eAucTW 08/01/2014, às 03:58

Ilma Godoy disse:Eu estive na plrestaa do De1rio em Blumenau e quero dizer que foi a melhor plrestaa da semana. Sou professora na e1rea de Pesquisa de Moda, Planejamento de Colee7e3o e estilista e foi muito bom ouvir algue9m que realmente entende do assunto. Vivemos em uma e9poca onde muitos se vendem como consultores na e1rea de pesquisa sem ter a menor noe7e3o sobre a complexidade do assunto. Parabe9ns pela plrestaa esclarecedora e direta ao ponto.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade