Colunistas

05/02/2019

Baukultur - Cultura de Construção na AHKRS em Porto Alegre

A Câmara Alemã do RS promove o movimento Baukultur através do Comitê Baukultur, trazendo o estudo e o debate da questão para seus associados. Saiba como participar.

 

 
Fonte: ahkrs@ahkrs.com.br  
Rua Castro Alves, 600, Porto Alegre, Rio Grande do Sul 90430130, Brazil


Cultura da Construção

Conceito bastante difundido na Alemanha, Baukultur dá nome a uma fundação federal daquele país, cujo objetivo é promover a discussão pública sobre qualidade dos ambientes construídos, incluindo edificações privadas e espaços públicos, e nível de habitalidade das cidades.

Como em todo o mundo, também aqui os desafios socioeconômicos crescem e, neste cenário, mais do que nunca, a Baukultur ganha importância. Na Alemanha, um relatório bianual registra dados oficiais e estatísticos sobre planejamento, construção e resultados de pesquisas municipais sobre práticas de planejamento, senso populacional, habitação e meio ambiente, gerando um bem precioso na construção do futuro: informação. É ela que conduz e serve como base para nortear ações envolvendo os setores de planejamento e construção.


Ganho econômico: A importância da Fundação Baukultur na Alemanha pode ser medida pelo fato de ser uma das poucas instituições com direito a apresentar relatórios diretamente ao Gabinete e ao Parlamento federais. Essencial para a criação de ambientes construídos dignos, sustentáveis e esteticamente agradáveis, o conceito também diz respeito a recursos dispendidos. Aplicando a Baukultur, por exemplo, proprietários de edificações privadas acabam por valorizar e garantir vida longa a seus investimentos.

Uma preocupação multidisciplinar,  que só pode ser assegurada com cooperação e trabalho em equipe, a Baukultur tem sério e positivo impacto econômico.

Como aplicar já: As oportunidades para pessoas, empresas ou entidades serem proativas na criação de Baukultur são amplas, incluindo planejar, construir ou projetar construções tendo o conceito em mente, preservar o ambiente de seu entorno, envolver-se em associações de bairro, ou participar de discussões a respeito  desses temas. Como decisores dos ambientes edificados e influenciadores de quem os utiliza, construtores públicos e privados, políticos, arquitetos, engenheiros, planejadores, profissionais de ciência, pesquisa, educação e treinamento, além de veículos de comunicação, todos têm papel decisivo na disseminação da Baukultur, um trabalho coletivo, com resultados igualmente voltados ao coletivo.

 

Comitê gaúcho: A Câmara Alemã do RS promove o movimento Baukultur através do Comitê Baukultur, trazendo o estudo e o debate da questão para seus associados. A cada dois meses, entidades de arquitetos, engenheiros, representantes de faculdades relacionadas a planejamento e construção, empresas de engenharia e associados interessados reunem-se para discutir e promover o conceito na nossa sociedade. 

 

Para saber mais, escreva para larissa.behling@ahkrs.com.br.

Agenda AHKRS
 
Facebook
LinkedIn
 

 



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia