Colunistas

24/12/2013

Balanço e projeção: Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil (1824-2014)

190 anos da Imigração Alemã. Boletim Informativo semanal 2013 - semana 51. Faltam 33 semanas até 25.07.2014. Resgatando o passado - Integrando o presente - Projetando o futuro

Apoio:

Aços FavoritR.Correa EngenhariaLuterprev Ortobras - UnderbergKepler Weber 

Senhoras/Senhores: FELIZ NATAL!
.

Fim de ano se aproximando, tempo para avaliações e projeções também em relação aos 190 Anos da Imigração Alemã. O ano de 2013 serviu para aquecer os tamborins, 2014 será o ano marcante dos 190 Anos, rumo aos 200 Anos da Imigração Alemã em 2024. Muito já foi feito, muito mais está por fazer. O nível de conscientização geral de um quarto da população de origem alemã do RS vai ditar os verdadeiros rumos desta mobilização.
A missão da Comissão Executiva é induzir, suscitar, coordenar, elencar, registrar iniciativas múltiplas nascidas no seio das comunidades, das entidades, dos clubes e sociedades.


A última reunião das Comissões Oficial e Executiva dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS, dia 17/12/2013, às 18h, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (secretariada por Arlindo Mallmann, diretor do Depto. Cultural e presidida por Sílvio Aloysio Rockenbach, diretor de Comunicação e presidente em exercício, com a presença dos conselheiros Hans Peter Gerwig, Décio Krohn, Gerhard Jacob, Walter Coswig, Arlindo Mallmann, Björn Heunisch (Câmara Brasil-Alemanha), Jacinto Klein (Bom Princípio, RS), Darli ReneuBreunig (IFPLA – Ivoti, RS), Hilda Hübner Flores e Moacir Flores (historiadores) e com as ausências justificadas de Rudolf Fritsch, Magali Elian Hochberg, coordenadora de Eventos do Gabinete do Governador Tarso Genro; André Meyer da Silva; Josiane Richer - ARPA (Associação Riograndense de Professores de Alemão e ABRAPA – Associação Brasileira de Professores de Alemão); Fraga Cirne - MTG, Verônica Kühle – Consulado Geral da Alemanha, Felipe Kuhn Braun – Novo Hamburgo, Cida Herok – Cida Cultural), refletiu as prioridades da mobilização:

1) Ficou estabelecida a prioridade de amplo uso e difusão da logomarca da Imigração Alemã, disponibilizada gratuitamente nos anexos, para fins não comerciais, em duas versões básicas em português e duas em alemão, com detalhadas orientações de uso. Em breve também no site específico www.iab190anos.com (IAB = Imigração Alemã no Brasil), recentemente inserido no portal oficial www.brasilalemanha.com.br.
2) Na mesma linha de ação, Hans Peter Gerwy entregou banners dos 190 Anos a Walter Coswig, do Gabinete do Vice-Governador Beto Grill; a Björn Heunisch, da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha; ao Prof. Darli Breunig do IFPLA-Ivoti; e a Jacinto Klein, da Jacinto Klein Intercâmbios Culturais, de Bom Princípio, bem como cartazes dos 190 Anos a todos os presentes.

3) A partir da 2ª. quinzena de janeiro começará a comercialização de camisetas com a logomarca da Imigração Alemã no Brasil/Deutsche Einwanderung in Brasilien e posteriormente chegará a vez de outras plataformas (adesivos para automóveis, copos, toalhas etc) no ritmo da demanda. Pedidos pelo e-mail comissaoimigracaoalemars@gmail.com .

4) Enfatizou-se a necessidade de confecção de cartazes e a utilização da logomarca em folders, programações e publicações em geral, conforme as orientações de uso, evitando-se qualquer associação ou montagem com outros símbolos.
4) A série de 10 apresentações da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) em 10 cidades-polo da imigração alemã no RS, de março a dezembro de 2014, está na reta final de avaliação pela Lei de Incentivo à Cultura. Segundo Cida Herok, da Cida Planejamento Cultural, contatos com as Prefeituras e potenciais patrocinadores locais de Santa Cruz do Sul (concerto em 30 03 2014), Rio Grande (21.04), Novo Hamburgo (06.05); Lajeado (17.06), Pelotas (23.06), São Leopoldo (24.07), Caxias do Sul (16.09), Santa Rosa (17.11), Nova Petrópolis (14.12), Porto Alegre (21.12) serão retomados após a aprovação da Projeto pela LIC. Em perspectiva um co-patrocínio da Petrobras. Ijuí e outras cidades são candidatas potenciais, no caso de alguma desistência.

5) A Comissão comprometeu-se com o MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, através do seu conselheiro Fraga Cirne, a designar um palestrante sobre “A colonização alemã no RS”, no dia 11 de janeiro de 2014, às 10h45min, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, integrando a programação do 61º. Congresso Tradicionalista Gaúcho. Nome do palestrante: Prof. Dr. René Gertz, da UFRGS (aposentado) e PUCRS.
6) Em março será publicado o edital de lançamento da nona edição da Premiação Distinção Imigração Alemã 2014 no RS, para a indicação de candidatos representativos da capital e do interior do Estado através de entidades representativas.
7) Um Calendário Oficial de Eventos foi aberto no site específico www.iab190anos.com, no qual as entidades são convidadas a registrarem seus eventos ligados à cultura alemã através do e-mail comissaoimigracaoalemars@gmail.com, com cópia para contato@brasilalemanha.com.br. O site recebeu o importante reforço do trio musical The Schneiders (pai, filha e filho) para a melhor formatação e dinamização dos conteúdos.
8) O responsável pelo Departamento Cultural na Comissão, Arlindo Mallmann, relatou uma série de eventos musicais, religiosos, cívicos e sociais já definidos. Além das apresentações da OSPA, esperam-se eventos de todos os grupos musicais do Estado, de todas as características. A FECORS – Federação de Coros do RS prevê para seu Festival de Coros 2014 a inclusão obrigatória de uma canção em língua alemã para todos os coros participantes. Além disso, pretende reativar seu Festival Internacional de Coros em Porto Alegre, de muita repercussão na década de 1960, com a possível participação de seis coros internacionais e três de outros Estados brasileiros, tendo como local os anfiteatros Danta Barone, da Assembleia Legislativa, e o Salão de Atos da UFRGS.
Entre os eventos religiosos previstos para junho/julho de 2014 estão:
29/06/2014 – Igreja da Paz – Av.Sertório – Porto Alegre - 110 Anos de Existência da Comunidade e 190 Anos da Imigração Alemã
13/07/2014 – Igreja Cristo – Av.Pres. Roosevelt – 190 anos
20/07/2014 – Igreja da Reconciliação – Senhor dos Passos – 190 anos
27/07/2014 – Igreja São José – 90 anos da igreja, 192 anos da Independência do Brasil e 190 Anos da Imigração Alemã.
Todas as comunidades religiosas e sociais de origem alemã são instadas a realizarem eventos dentro de sua tradição, em homenagem aos seus pioneiros.
Entre eventos cívicos estão previstas:
18/07/2014 – Premiação dos Destaques da Imigração Alemã na Capital e no Interior, no Centro Cultural 25de Julho de Porto Alegre.
25/07/2014 – 190 anos em São Leopoldo (aos cuidados da Prefeitura de São Leopoldo)
Sessões Solenes:
- Câmara de Vereadores de Porto Alegre
- Câmara de Vereadores de São Leopoldo
- Assembleia Legislativa do RS         
- Câmara dos Deputados – Brasília – DF
Eventos sociais (bailes, jantares etc) e esportivos (torneios, competições, regatas etc) a cargo dos Clubes e Sociedades, tendo-se sempre o cuidado de utilizar a logomarca da Imigração Alemã e de registrá-los no Calendário Oficial de Eventos.
A Leopoldina Juvenil, de Porto Alegre, através da sua representante na Comissão, Suzana Porcello Schilling, prevê uma das apresentações mensais do Domingo Clássico Juvenil dedicada à música ou compositores alemães, com a Orquesta da Ulbra, e outras iniciativas de sua recém empossada Diretoria. Também a logo da Imigração Alemã deverá ser divulgada, a exemplo do que fez a própria Suzana em seu livro "Edith Travi : uma mulher de fibra", lançado em outubro de 2012.
A Câmara Brasil-Alemanha prevê uma edição especial do seu mais tradicional evento, a Reunião-Almoço mensal, na terceira quinta-feira do mês, e uma publicação ou outro evento que discorra sobre a contribuição alemã para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Também a valorização da logomarca está nos propósitos do seu gerente-geral Valmor Kerber, representante da entidade na Comissão.

O Clube Veleiros do Sul, através do seu Conselheiro Nelson Ilha, incluirá em suas comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã, de 17 a 20 de abril de 2014 - Campeonato Sul Americano da Classe Soling; dias 16 e 17 de agosto de 2014 - Copa Amizade da Classe Soling; e 11 de Outubro - OktoberFest - Veleiros do Sul, com inclusão da logomarca no programa e nos convites.

A Coordenação de Eventos do Gabinete do Governador Tarso Genro, através da coordenadora Magali Elian Hochberg, solicita ser informada sobre as resoluções da reunião e se disponibiliza para repassar as informações internamente no Gabinete.

A historiadora Hilda Hübner Flores relata que tenta, juntamente com o pediatra e museólogo Dr. Flávio Seibt,  mobilizar sua cidade natal, Venâncio Aires, para o lançamento de dois álbuns cinquentenários: o de Linha Isabel e o de Sampaio/Alto Sampaio, que “trazem riquíssimo relato de como foi o início dos imigrantes na nova pátria”.

 

A Unisinos e o Instituto Histórico de São Leopoldo, em parceria com a Associação Nacional de Pesquisadores de História das Comunidades Teuto-Brasileiras, promoverão o Seminário Internacional "FESTAS, COMEMORAÇÕES E REMEMORAÇÕES" e o XXI SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DA IMIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO (em evento único), nas dependências da Unisinos, de 24 a 26 de setembro de 2014 - seminário iniciado pelo Prof. Telmo Lauro Müller, em 1974, que tem continuidade até hoje, conforme salienta o Prof. Marcos Witt, do Programa de Pós-Graduação em História e do Núcleo de Estudos Teuto-Brasileiros – NETB, da Unisinos.
Próximas metas:
- formatação das Comissões Municipais das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã
- formatação e divulgação nominal de contatos de uma Equipe de Historiadores para Conferências e Entrevistas sobre a Imigração Alemã
- formatação de um Banco de Ideias para comemorar os 190 Anos
- incentivo à formação de parcerias de cidade coirmãs com comunidades das regiões de emigração da Alemanha
- aprimoramento do recém criado site específico www.iab190anos.com dentro do portal BrasilAlemanha, com especial atenção ao Calendário Oficial de Eventos. 
Participe – organize – realize – comunique – universalize. Utilize a logomarca - em alta resolução - seguindo rigorosamente as Orientações de uso - veja os anexos!
Só assim as Comissões Oficial e Executiva têm a sua razão de ser!

Comissão Executiva das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS
comissaoimigracaoalemars@gmail.com.br  -  www.brasilalemanha.com.br
Sílvio Aloysio Rockenbach - diretor de Comunicação/presidente em exercício
Airton Corrêa Schuch – secretário licenciado
Arlindo Mallmann – secretário “ad hoc”



Comentários

deslogado
m5370VyVY 28/01/2014, às 17:30

eu ativei, mas nem tenho muito saco para dexiar conectado, porque se3o muitas pessoas na lista e pra quem trabalha direto no computador, no final sf3 atrapalha, assim como o msn :) http://mbgmya.com [url=http://ftjlytqf.com]ftjlytqf[/url] [link=http://bhylpfzde.com]bhylpfzde[/link]

deslogado
XxRBuXb4 10/01/2014, às 20:24

I used to be recommended this web site by my csioun.I\'m no longer certain whether or not this put up is written through him as no one else recognize such detailed about my trouble. You\'re incredible!Thanks!

deslogado
2bvsp32I7k 09/01/2014, às 16:45

Eu estou impedido de usar esse recrsuo.Meu GTalk usa meu login principal do Gmail, je1 meu Orkut, por ser o 3ba ( ) usa o do Yahoo, o que significa que tive que criar outro talk para usar com o orkut. Acho pe9ssima certas poledticas do google, como essa de ne3o permitir que essa associae7e3o seja refeita, e a mais ridedcula de todas, Adsense


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade