Colunistas

12/10/2016

Andreas Valentin lança livro e exposição de fotos Berlin<>Rio: Trajetos e Memórias

Fotógrafo premiado recuperou fotografias e documentos, que incluem uma intimação da Gestapo, do avô Bruno e do pai Gerhard, nos anos 1930, forçados pelo Nazismo a deixarem o país e o início da nova vida como expatriados no Rio de Janeiro.

Vencedor do Prêmio Marc Ferrez de Fotografia 2015, Andreas Valentin recuperou fotografias e documentos, que incluem uma intimação da Gestapo, do avô Bruno e do pai Gerhard, produzidos na Alemanha, durante os anos 1930, quando forçados a deixar o país pelo nazismo e início da nova vida como expatriados no Rio de Janeiro.

O resultado é a exposição e o livro Berlin<>Rio: Trajetos e Memórias.


Capa do livro. Foto Divulgação

Todo este material, organizado e reunido no livro, e que foi trazido da Alemanha como um bem dentre os que podiam ser transportados, estabelece a linha do tempo da família e ajuda a esclarecer, com detalhes e sentimentos, a vida na Alemanha pré-guerra, a fuga, o exílio.

Mas a ideia do projeto nasceu da descoberta de 11 diapositivos (slides 35mm em cores) por Andreas e o irmão, em 2014, feitos pelo pai durante uma viagem de turismo à Berlin em 1975. Durante um período de trabalho de um ano em Berlin, Andreas revisitou todos os lugares, fotografou e estabeleceu uma conexão entre os pontos escolhidos pelo pai e que resultou num ensaio que retrata a cidade pelo olhar da memória.


Tiergarten - Jardim Zoológico. Foto Divulgação

“Proust lamentava o fato de que a memória fosse incapaz de nos oferecer um duplo perfeito dos tempos idos, condenando-nos a viver em um néant do qual conseguimos extrair, apenas episodicamente, raras memórias, ao passo que somos assombrados por inúmeras recordações inúteis ou indesejadas sobre as quais não exercemos controle. O que implica dizer que nos lembramos mais facilmente daquilo que desejaríamos olvidar do que daquilo que ansiaríamos por preservar. Andreas Valentin escapou de tal armadilha, nos oferecendo uma rica e envolvente evocação de sua epopeia familiar, em que imagem e texto se combinam de forma exemplar, dentro da perspectiva delineada por Janet Malcolm: “Uma fotografia pode valer mil palavras. Mas fotografias e palavras - as palavras certas - constituem uma combinação imbatível”. Andreas nos brindou com um perfeito exemplo desta combinação, em que o olho e o cérebro são contemplados com idêntica atenção”.


Tiergarten Stein - Pedra. Foto Divulgação

Pedro Karp Vasquez (orelha)

ANDREAS VALENTIN - CURRÍCULO BREVE

Andreas Valentin é Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com uma pesquisa sobre a fotografia amazônica do alemão George Huebner(1862-1935). É Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense e graduado em História da Arte e Cinema pela Swarthmore College, Pennsylvania, EUA. Em 2014/2015 realizou pesquisa pós-doutoral no Instituto de História da Arte da Freie Universität, Berlin, sobre fotografia brasileira e alemã nos anos 1950.



Bruno Valentin. Foto Divulgação

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO

De 25/10/206 a 08/01/2017

Centro Cultural da Justiça Federal

Av.Rio Branco, 241 Centro Rio de Janeiro/RJ

Horário 12:00 às 19:00 horas

Inauguração 25 de outubro, 18:00 horas

 


LANÇAMENTO DO LIVRO e VISITA GUIADA

Centro Cultural da Justiça Federal

Av.Rio Branco, 241 Centro Rio de Janeiro/RJ

22 de novembro, 18:00 horas

Fotos:


Locais visitados pelo pai do Andreas (Bruno) - Capa do livro
Claudia Carvalho
Assessora de Comunicação
999133702 | 3325 1110
www.publiques.com.br



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade