Colunistas

24/07/2016

Algumas curiosidades sobre o Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, RS

Série “Você Sabia?” traz peculiaridades da 44ª edição e grupos participantes

Você Sabia?

O Ballet Ucraniano Roksolana, da Argentina, inicia seu espetáculo com a dança "Pão e Sal", que representa como a família ucraniana recebia os convidados em casa. O chefe da casa oferecia o pão, denominado Paska, como símbolo de boas-vindas. Para o Festival Internacional de Folclore, o grupo traz quatro pães, dois para apresentar na dança e dois para distribuir ao público que os prestigia.

 

Você Sabia?

As crianças iniciam sua trajetória nos grupos de danças folclóricas alemãs aprendendo três músicas tradicionais. “Kleine Bär” (dança do ursinho) é a música mais conhecida entre as crianças, demonstra o ursinho acordando, comendo, se divertindo e indo dormir assim como as crianças se divertem dançando; “Sägen Sägen” (cortar, cortar) é a dança do lenhador que auxilia os pequenos na coordenação motora e ritmo, bem como a música “Lied Von Wecken” (canção da alvorada) que apresenta as diversas formas divertidas de acordar.

 

Você Sabia?

O grupo Folk Dance Ensemble of Maria Curie – Sklodowska University in Lublin, da Polônia tem um guia russo. Valentin Vorozhnin mora em Nova Petrópolis há dois anos e meio. A língua russa e a polonesa possuem muitas palavras parecidas, por este motivo o guia consegue se comunicar com os integrantes do grupo. Todos os integrantes do grupo falam inglês; quatro deles também falam russo, três espanhol e uma das dançarinas do Folk Dance Ensemble of Maria Curie – Sklodowska University in Lublin fala português. O grupo ensaiou uma semana para homenagear o Brasil e o Rio Grande do Sul cantando, em português, as músicas “Mulher Rendeira” e “Querência Amada” em suas apresentações.

 

Você Sabia?

A Praça de Alimentação do 44º Festival Internacional de Folclore possui pratos típicos alemães. O Bratwurst é o pão com salsicha branca grelhada, servida com mostarda escura. A palavra “brat” significa carne cortada em pedaços pequenos e “wurst”, salsicha. A praça de alimentação fica aberta todos os dias, das 09h até encerrar a programação no palco principal do evento.

 

Você Sabia?

A Compañia de Arte Argentino utiliza três objetos diferentes em suas apresentações. O bombo leguero, as boleadeiras e o pau de chuva trazem a cultura e o ritmo folclórico típico da Argentina para o palco do 44º Festival Internacional de Folclore. A integrante do grupo, Luciana Gonzalez monta a coreografia e seleciona os ritmos no bombo leguero para os espetáculos. O instrumento é feito com couro de ovelha de um lado e couro de cabra do outro. As boleadeiras são artigos indígenas e cada variedade tem uma função diferente. O grupo argentino traz o artefato tradicional dos gaúchos para o palco, mesclando a arte do controle das boleadeiras com o ritmo argentino. Juntamente com o show das boleadeiras, o Compañia de Arte Argentino traz o pau de chuva, feito com cactus seco e arroz, que agrega a apresentação devido ao belíssimo som que produz.

 

CRÉDITO DAS FOTOS: Mauro Stoffel

      ________________________________________________________________________________________________________________
Kassandra B. Dorneles | Adriana Monteiro Arrial
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Jardim da Serra Gaúcha | Capital Nacional do Cooperativismo
(54) 3281-8412 | (54) 3281-8410 | (54) 9692-0563



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade