Colunistas

08/09/2015

A vida social dos antigos pomeranos no Espírito Santo - por Ivan Seibel*

A intensa visitação entre familiares e amigos da antiga população pomerana fazia com que as tardes de domingo se tornassem momentos de intenso intercâmbio social e de troca de informações...,

quem sabe para compensar a vida isolada que levavam nas suas respectivas propriedades.

Era também costume reunirem-se na casa de algum vizinho para cantar hinos religiosos ou lerem algum texto bíblico. Isto podia acontecer uma a duas vezes por semana. Todos costumavam participar dos cantos dos hinos.  Ás vezes reuniam-se na casa de um ou de outro vizinho.

Já aos domingos vestiam as melhores roupas para fazerem as suas visitas ou para receberem alguém em suas casas. Geralmente combinavam estes encontros com semanas de antecedência. Desta forma não haveria surpresas com a chegada de mais gente para o almoço. Quem vinha de mais de longe no sábado, à cavalo, retornava no domingo. Neste caso também se previa o pernoite.

Enquanto os adultos conversavam sobre caça, sobre pesca, sobre roupa, as crianças brincavam. Naqueles tempos os pequenos não participavam das conversas dos adultos: “Isto não é conversa para vocês! Cresçam que daí podem participar!  Era o que diziam. Mas, eram outros tempos...

Programa AHAI nº 1.101 - bloco 03

*Dr. Ivan Seibel, natural do ES, é médico em Venâncio Aires, RS, prof. adjunto da UNISC, pós-graduado em Urologia pela UFCSPA, Dr. em Clínica Médica/Nefrologia pela PUCRS, pós-doutor em História/EST e escritor. 
O áudio do seu comentário acima é reproduzido no respectivo Programa semanal AHAI - A Hora Alemã Intercomunitária/Die deutsche Stunde der Gemeinden.



  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade