Colunistas

01/05/2013

A quantas andam a Temporada da Alemanha e os 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil

Um concerto da Orquestra Sinfônica de Berlim no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de músicos brasileiros, no próximo dia 13 de maio,  inaugura oficialmente a Temporada da Alemanha no Brasil.  A data coincide com a abertura, na mesma cidade,  do XXIX  Encontro Econômico Brasil-Alemanha, evento que se realiza todos os anos alternadamente numa cidade alemã ou brasileira. Em Porto Alegre, a Temporada da Alemanha se inicia no próximo dia 21 de maio com um concerto do Young Euro Classic Ensemble para convidados do Governo do Estado e do Consulado Geral da Alemanha no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. O Ensemble é formado por estudantes de escolas superiores de Música da Eslovênia, Croácia, Sérbia, Kosovo, Bósnia, Macedônia e Alemanha.

A Temporada da Alemanha no Brasil (2013 - maio - 2014) promete fortalecer os laços entre os dois países em assuntos como economia, cultura e ciências, sob o lema Quando Ideias se Encontram. Um artigo de Cíntia Esteves, do  Jornal Econômico, inserido no site oficial da Temporada www.alemanha-e-brasil.org, traça um panorama de atividades culturais já confirmadas:

"Na área cultural um dos destaques é a exposição "500 anos de arte da Alemanha - de Dürer e Cranach a Baselitz", na qual o público conhecerá a arte alemã de vários séculos. As obras fazem parte dos acervos dos museus Staatliche e Kunstsammlung localizados em Berlin e Dresden, respectivamente. A mostra exibirá, nas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e do Rio de Janeiro, esculturas, pinturas e artesanatos do ano de 1500 até os dias de hoje.

Também está na programação a exposição bauhaus. filme e foto. Para organizá-la, a famosa escola alemã de arquitetura e design selecionou 200 fotos de seu acervo. A ideia é que a exposição circule por várias capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Vitória. Um dos objetivos da Bauhaus é mostrar a Alemanha como um país de diversas faces artísticas. 

Mas ampliar os conhecimentos sobre a Alemanha não será um privilégio apenas dos moradores de grandes cidades brasileiras. Os organizadores também prometem levar um pouco da cultura alemã para diversos municípios do interior.

"Um caminhão visitará 20 cidades do Norte a Sul do país e promoverá sessões de teatro e cinema. O veículo também contará com uma biblioteca", diz Struck.

Outro exposição confirmada é a do Grupo Zero. Criado na década de 1950 por dois artistas de Düsseldorf, Mack Heinz e Otto Piene, o grupo tem em seu trabalho a luz como elemento bastante importante. Tanto que no início, suas exposições só podiam ser apreciadas durante à noite.

O Ano da Alemanha no Brasil terminará em maio de 2014, momento em que o país estará em contagem regressiva para a Copa do Mundo. Assim, será inevitável falar de futebol. O esporte será motivo para exposições e workshops em diversas partes do país."

Em Santa Catarina, um grupo de entidades dos setores público e privado, ligados de alguma forma à cultura e à história germânica, compõe o recém-criado Comitê Alemanha+Brasil. A iniciativa é da Câmara Brasil-Alemanha, que tem como meta organizar uma programação atrativa em todo o Estado de Santa Catarina alusiva ao ano da Alemanha no Brasi.  As reuniões do comitê são semanais, sempre às sextas-feiras. O gerente regional da Câmara Brasil-Alemanha no Estado, Otfried August Schnabel, destaca que “a importância do ano para os catarinenses está no fortalecimento da cultura no Estado, aumento dos negócios das empresas catarinenses com as empresas alemãs e evidência da rica relação entre os dois países em Santa Catarina”. Para o coordenador do Comitê Alemanha+Brasil, Markus Blumenschein, que representa as entidades envolvidas na preparação e execução dos eventos, “as comemorações contribuem para propagar a cultura, a ciência e a tecnologia alemã que continuam de alta importância tanto no mundo como também para o Estado de Santa Catarina”.

Entre os eventos já confirmados, estão uma exposição sobre os Contos dos Irmãos Grimm no Mausoléu da Fundação Cultural de Blumenau a partir do dia 15 de maio, que será organizado pela Escola Barão do Rio Branco; partida de futebol no Sesi, em Blumenau, entre o Metropolitano e a seleção universitária da Alemanha no dia 10 de junho; apresentação da melhor companhia alemã de música clássica, o Leipziger Streichquartett, no dia 27 de junho no Teatro Carlos Gomes; e o camarote AHK Business Lounge da Câmara Brasil-Alemanha durante a Oktoberfest, de 3 a 20 de outubro, onde empresas interessadas, não somente associadas, poderão adquirir uma noite para levar seus convidados. Haverá também eventos, ainda a confirmar, relacionados à tecnologia e inovação, música moderna, dança, língua alemã, visita a casas típicas, venda de produtos artesanais, festival de filmes alemães e iluminação do Teatro Carlos Gomes com as cores da bandeira alemã, entre outros.
Comemoração aproxima Universidade Federal de Alagoas da Alemanha

O ano da Alemanha no Brasil para a Universidade Federal de Alagoas será marcado pela promoção da parceria e fortalecimento da instituição alagoana com aquele país europeu para o desenvolvimento de ações em diversas áreas de conhecimento.

Romance alemão será lançado em Porto Alegre
O lConsulesa alemã visita Câmara de Cuiabá
No próximo dia 6 de junho, a Orquestra Jovem de Berlim se apresentará no Sesc Arsenal para músicos cuiabanos e a população em geral.

ançamento de "A cozinha da Alma", da autora alemã Jasmin Ramadan, é um dos eventos da Temporada da Alemanha no Brasil no campo literário, com a reprodução da temática do jovem imigrante na Alemanha atual, pouco conhecida do público brasileiro


 

E a quantas andam as comemorações do Biênio dos 189 e 190 Anos da Imigração Alemã no Brasil?

As iniciativas se sucedem com crescente intensidade. Em São Leopoldo, RS,  "berço da imigração alemã", Instituto São Leopoldo 2024 discute a cultura alemã no País

Encontros do ISL 2014 ocorrem na antiga sede da Unisinos. Na programação especial do ano da Alemanha no Brasil, o Instituto São Leopoldo (ISL) 2024 preparou uma grade trazendo a cultura da Alemanha contemporânea.

Programas especiais homenageiam o ano da Alemanha no Brasil

Em maio, Globo News lança quatro programas sobre o país europeu. Mundo S/A, Jornal das Dez, Especial e Almanaque abrem a série. Veja os dias e horários.

Brooklin prepara XIV Maifest

Nos dias 25 e 26 de maio, das 10h às 22h, acontece a XIV edição da MaiFest, um evento multicultural realizado todos os anos pela AEMB - Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin, São Paulo, para celebrar a primavera alemã no Brasil.

Migração de alemães-russos é tema de documentário filmado no RS

Bob Dambach e Michael Miller conheceram algumas construções históricas. Colonização da Região de Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, começou por volta do ano 1900.

Embratur e Centro Turismo Alemão traçam ações bilaterais para estimular a troca de experiência na promoção do turismo

Nos últimos anos, a Alemanha vem se consolidando como um dos mais representativos mercados para o turismo internacional no Brasil e está entre os 18 países prioritários para atuação da Embratur em 2013.

Rio Claro: Exposição sobre imigração alemã acontece no Centro Cultural

A mostra resgata a experiência imigratória baseada no princípio de parceria, promovido por Senador Vergueiro no século XIX.


29/04/2013

Tradição da Maibaum em Guabiruba, SC


 

Sou Martin Herz Behrend, vice-presidente de Comunicação da Sociedade Aliança, de Novo Hamburgo. Estamos completando 125 anos de fundação em 4 de maio - clube surgiu com o Gesang Verein Frohsinn, em 1888. Nosso site é www.sociedadealianca.com.br .
 
Somos os guardiões do Monumento ao Imigrante, inaugurado em 1927 em homenagem aos 100 anos da imigração alemã. É o monumento que está na bandeira de Novo Hamburgo e está no centro do clube.
 
O lote da Sociedade Aliança é o NÚMERO UM da imigração alemã.
 
Como podemos aproximar o clube dos festejos dos 190 anos da imigração alemã?
 
Grato,
 
Martin Herz Behrend
Editor e Apresentador ABC 900 AM
Editor Coluna Vale Tudo Jornal NH
Editor do Blog Vale Tudo (
www.jornalnh.com.br/blogs/vale-tudo)
(51) 3594.0415 / (51) 9832.5465

www.twitter.com/MartinBehrend
www.radioabc900.com.br

+

----- Original Message -----
From: Arno Bayer
Sent: Thursday, April 25, 2013 9:38 AM
Subject: Contato
 
Prezado Silvio
 
Eu sou professor da Universidade Luterana do Brasil, meu nome foi indicado para fazer parte do ano da Alemanha no Brasil. Ontem eu tive um encontro com o Hans para tratar deste envolvimento. Levei algumas sugestôes.
 
1 - Duas teses de doutorado, que estou orientando,  sobre a educação matemática nas escolas luteranas e católicas (alemãs) no inicio do século passado. Os aluno, doutorandos, que estão elaborandos as teses são Malcus Kuhn e Silvio Britto. Estes trabalho focam muito a colonização alemã neste período. Me parece que estas teses poderiam ser vinculadas. Os doutorando poderiam participar ou se envolver em atividades alusivas ao propósito.
2- A orquestra da ulbra poderia em outubro, Reforma Luterana, nas apresentações
trazer compositores alemães. Por exemplo 200 anos de Wagner.
Estou motivado para discutir outros aspectos em que se poderia contribuir.
Arno Bayer
 

Prêmio Distinção Imigração Alemã 2013 - Edital de divulgação


Instituto São Leopoldo - 2024 associa-se à Temporada da Alemanha no Brasil e projeta o Bicentenário da Imigração

A cidade de São Leopoldo, "Berço da Imigração Alemã", adotou de vez sua vocação histórica, projetando sua afirmação internacional com a criação do Instituto São Leopoldo - 2024, data-referência do Bicentenário (1824-2024) da Imigração.

2013-2014: Grandes momentos para a cultura alemã no Brasil

Em maio começa a Temporada da Alemanha no Brasil (2013-maio-2014), quando se apresentará com todo seu potencial de inovação e co-liderança mundial em praticamente todas as áreas. E a comunidade teuto-brasileira se prepara para seus 190 anos em 2014.
 

Maio é logo ali. É quando começa a Temporada da Alemanha no Brasil (2013-maio-2014). É verdade que seus eventos, ainda pouco divulgados, ficam restritos aos grandes centros urbanos. É ali que a Alemanha de hoje vai se apresentar com todo o seu potencial de inovação e de co-liderança mundial em praticamente todas as áreas.

O Brasil se espelha cada vez mais e se aproxima desta potência inovadora, modelo de democracia parlamentarista, integradora de quase 10% de estrangeiros, realizadora de 70% das grandes feiras de âmbito mundial, que balizam a economia global, e apontada, por consecutivas pesquisas da BBC de Londres, como o país de contribuição mais positiva no mundo atual.

No embalo desta Temporada da Alemanha no Brasil, a dinâmica colônia alemã se inspira também na sua própria história ao se aproximar dos 190 anos da sua imigração (1824-25 de julho-2014), que recai justamente no mês e ano da Copa do Mundo no Brasil.

Durante mais de um século, as dinâmicas colônias alemãs no Brasil, centradas no trinômio escola-igreja-clube, se desenvolveram por conta própria, sem maior interferência do Estado e da União. Fora da esfera municipal onde a vida acontecia, estes dois entes estranhos eram percebidos apenas quando vinham cobrar impostos ou para pedir votos, conforme surpreendente confissão do próprio presidente Getúlio Vargas em discurso na cidade de Blumenau em 10 de março de 1940.

Convidados para ocupar espaços vazios (o RS do início da imigração não tinha mais que 100 mil habitantes) e defender o território, eles implantaram a navegação em nossos rios e lagos, abriram estradas, fundaram escolas e alfabetizaram seus filhos, passaram a abastecer os centros urbanos, chamaram ferrovias (Porto Alegre-São Leopoldo, 1874), transformaram ferrarias, carpintarias, sapatarias, selarias, alfaiatarias em florescentes empresas pioneiras do processo de industrialização do Brasil. Desse caldo de cultura surgiram Fogões Geral, Wallig, Neugebauer, Cervejaria Continental, Brahma, Bromberg, Tigre, Hering, Garoto, Renner, Kepler-Weber, Laboratório Wesp-Olina, Stara, Stihl, Tupy, Malwee, Oderich,  Ortopé, Vogel, Weg, Gerdau; Navegação Arnt, Aliança, Transportadora Mayer, Viação Ouro e Prata, Varig, sobrevôo Zeppelin em Porto Alegre e São Leopoldo; Caixeiros Viajantes, Cooperativismo; editoras Rotermund, A Nação, Selbach; jornais  Deutsche Zeitung, Der Colonist, Die Serra-Post, Der deutsche Einwanderer, Deutsches Volksblatt, Der Bote; almanaques Die Fahne des Heiligen Ignatius, Koseritz-Kalender, Luther-Kalender für Süd-Amerika, Der Familienfreund, Kalender für die deutschen in Brasilien, Brummbär-Kalender, Lehrer-Kalender, Lehrer-Zeitung;  Sogipa, Grêmio Náutico União, Sociedade Pinheiros, Sociedade Recreativa Bragança, Sociedade Concórdia, Sociedade Germânia, Sociedade Orpheu, Jangadeiros, Veleiros do Sul, Centros Culturais 25 de Julho; Okoberfest dos Haberer, Festas de Atiradores, Festas de Kerb, Carnaval; Hospital Alemão > Moinhos de Vento; Hospital Alemão > Hospital Oswaldo Cruz, Escola Alemã  > Colégio Farroupilha, Unisinos; Dr. Blumenau,  Pe. Theodor Amstad,Carlo Hoepcke,  Pe. Balduino Rambo, Jakob Rheingantz, Alberto Bins, Theo Wiederspahn, Pe. Reus, A. J. Renner, Ruben Berta, Johann Gerdau, Zilda Arns, Oscar Niemeyer, cardeais Vicente Scherer, Paulo Evaristo Arns, Aloisio Lorscheiter, Cláudio Hummes, Eusébio Oscar Scheid, Odilo Pedro Scherer; pastor  Walter Altmann (moderador CMI 2006-2013); e centenas de “injustiçados/as” por não serem  citados/as nesta relação de gigantes da cidadania brasileira.                                                    

O Brasil é um país de gigantescas potencialidades e de enormes desafios e, apesar da corrupção, da violência e do baixo nível educacional, nem tudo está perdido: ontem mesmo uma reportagem de TV aberta, líder de audiência, contrapunha às lamentações de extorsão dos indefesos motoristas de grandes cidades por “flanelinhas” implacáveis o exemplo de Novo Hamburgo, RS, cujo governo municipal coibiu de vez este flagelo através de lei e da ação da Guarda Municipal. Em período de pleno emprego e de “caça” à mão-de-obra despreparada, com oferta de cursos pontuais de formação profissional, não se justifica mais tanto desgoverno e exposição do cidadão ao crime, bagunçado ou organizado.

Como porta-voz oficial da imigração alemã, o tripé www.brasilalemanha.com.brmala direta brasilalemanha/neues - programa radiofônico ahai dirige-se hoje ao público brasileiro para uma conclamação: vamos nos unir e concentrar informações e ações para a digna reafirmação dos valores cívicos e morais de tantos modelares e abnegados batalhadores, descendentes dos pioneiros da valorização do trabalho numa época em que a economia brasileira ainda era tocada pelo trabalho escravo.

O Brasil é um país maravilhoso e ele é o que nós somos. E ele será o que nós fizermos de nós mesmos. Esperar pelos governos é esperar que, num toque de mágica, seus eleitores se reneguem e coloquem no poder modelos de honradez e competência.  

Na prática:

a) Mala direta
Aceite nosso convite: envie para contato@brasilalemanha.com.br o seu endereço de e-mail, bem como os e-mails de todas as pessoas e instituições do seu universo que poderiam usufruir de alguma forma das informações veiculadas, duas a três vezes por semana, pela nossa mala direta, que já conta com mais de meio milhão de destinatários. Você e todos os seus amigos ficarão inteirados de todo o universo Brasil-Alemanha e das ações da Temporada da Alemanha no Brasil, bem como das múltiplas iniciativas e manifestações da atual cultura alemã no Brasil em todas as esferas e níveis.  Um detalhado Calendário de Eventos foi inserido e será monitorado em www.brasilalemanha.com.br  >>> Calendário de Eventos 2013-2014. Todas as manifestações culturais do universo Brasil-Alemnha poderão ser ali registradas e compartilhadas. 

Apelamos especialmente a todas as entidades dedicadas à cultura alemã (colégios, grupos de danças, corais, cursos de idioma, centros culturais) para que nos enviem  (contato@brasilalemanha.com.br) os e-mails de todos os seus integrantes e parceiros para cadastro na mala direta (fica assegurado o mecanismo de exclusão  espontânea).

b) Programa radiofônico AHAI
Há 19 anos distribuímos o programa AHAI – A Hora Alemã Interncomunitária/Die Deutsche Stunde der  Gemeinden, transmitido aos sábados e domingos por 23 emissoras do RS, SC, PR e ES. O programa pode ser acessado 24 horas por dia, de sexta a sexta-feira (dia da troca) através do portal  www.brasilalemanha.com.br  >>> Rádio AHAI, onde aparecem os seis blocos do último programa, para download, os links das emissoras parceiras e respectivos horários de transmissão.

Nosso sonho:  fazer companhia a todas as comunidades teuto-brasileiras e também ao público interessado nos grandes centros urbanos (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro etc. como oferta cosmopolita).  Aplaudimos as “Horas Alemãs” de apresentadores locais, mas alertamos que para fazer cultura alemã à altura dos novos tempos não basta gritar algum “Jawohl” sem sotaque ou fazer dedicatórias de música tradicional alemã a aniversariantes.  A cultura alemã no interior do Brasil precisa com urgência sair da “papinha” e da pura subsistência para uma reconstrução mais sólida.

A dura realidade é que a Segunda Guerra Mundial, travada longe daqui, na Europa, Norte da África e Ásia, desabou sobre a cultura alemã no Brasil, logo e compreensivelmente identificada com o inimigo bravamente enfrentado pela nossa FEB, ficando destroçada e banida. O que sobrou foi a humilhação e o afastamento das elites teuto-brasileiras de tudo o que fosse alemão, para poupar os filhos destas agruras.  Não admira que no Brasil urbano, segundo pesquisa entre jovens de Santa Cruz do Sul, RS, cidde da Oktoberfest, alemão vire paradoxalmente “língua de grosso”, daqueles que nas grotas continuaram falando alemão, sem aprenderem satisfatoriamente o português. Pode?  A falta de informação leva a tais disparates. Como antídoto, veja a surpreendente lista anexa das invenções alemãs.

Passados 60 anos de uma lenta e progressiva recuperação, pode-se hoje dizer com os chilenos: O inglês é um “muss” (necessidade), o alemão é um “plus” (diferencial competitivo dos mais importantes). Ninguém melhor do que o ouvinte potencial para se manifestar e solicitar que o programa AHAI seja transmitido também por uma emissora local. Além de belas músicas direcionadas mais ao público jovem, de informações do universo Brasil-Alemanha e de chamadas para encontros de família, o programa reúne nada menos do que cinco comentaristas de alto padrão, do RS, SP e Berlim, que nos colocam em contato com o alemão padrão e também com os dialetos do Hunsrück e da Pomerânia.  Segundo autodefinição, trata-se de “um programa de Primeiro Mundo por um Brasil de Primeiro Mundo”, que não tem tempo para “abobrinhas”.  Mas nada que não possa ser aperfeiçoado. Uma versão mais urbana poderá ser encaminhada para emissoras de centros cosmopolitas.  Sugestões de parceria para: contato@brasilalemanha.com.br - Assunto: AHAI.

Da Coordenação da Temporada da Alemanha no Brasil recebemos a seguinte mensagem: “Gostaríamos de contar com a presença forte do portal BrasilAlemanha nesta iniciativa durante este ano de eventos relevantes para os dois países e que acredito serem  de suma importância para os interesses do portal BrasilAlemanha e dos outros veículos do grupo.” (Mário Justo Losso, Comunicação  Alemanha + Brasil 2013-2014 www.alemanha-e-brasil.org /de).

Para as Comemorações do Biênio 189-190 Anos da Imigração Alemã no Brasil, que têm forte enfoque no aprofundamento das relações Brasil-Alemanha, o nosso portal e o mailing foram, mais uma vez, confirmados como os porta-vozes oficiais de todo o intenso fluxo de informações. Veja aqui o acesso direto ao link "Biênio 189-190 Anos - Temporada Alemanha no Brasil". Seu editor - no caso, o signatário desta -  é também o diretor de Comunicação da Comissão Executiva (confira anexo: Comissão Executiva e Oficial dos 188-190 Anos Roque Jacoby).

Parafraseando o ministro das Comunicações Paulo Bernardo, que assegurou ao secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, em visita de inspeção aos estádios para a Copa de 2014, que "Sem uma boa comunicação, é como se a Copa não existisse", poderíamos dizer que todos estes eventos não teriam a visibilidade e até ficariam fortemente afetados se não houvesse a comunicação sistemática e insistente do tripé BrasilAlemanha + Brasil Alemanha Neues + Programa AHAI (+ Conexão BrasilAlemanha na TV  - em perspectiva).

Cultura só se faz com o consumo de bens culturais, cujo ponto de partida é a informação).

BrasilAlemanha - Um Programa de Aceleração do Brasil de Primeiro Mundo.

Com os melhores cumprimentos,
cordialmente / Beste Grüsse


Sílvio Aloysio Rockenbach - contato@brasilalemanha.com.br
Tel./fax: (51) 3392 7433 - Tel. (51) 3328 6198 - Cel. (51) 9423 2157
Portal BrasilAlemanha - Informativo BrasilAlemanha/Neues - Programa radiofônico AHAI - Conexão Brasil Alemanha na TV (em perspectiva)
 

 

 

 



Comentários

deslogado
zop 21/06/2017, às 00:35

Ponce arrived in Korea on the rolex replicaafternoon of 16, stay in Korea for replica watches uk 3 days, arrived inswiss replica watches Korea after he will visit the South Korean national loyalty

deslogado
XtJknTtcS 22/05/2013, às 02:47

lyin6o , [url=http://wkkoqhqspvsp.com/]wkkoqhqspvsp[/url], [link=http://fswvhtwyvujr.com/]fswvhtwyvujr[/link], http://vwdrburodnbr.com/

deslogado
eMWhCTNSpBXFeMnLRdH 19/05/2013, às 09:41

NXr20m , [url=http://xxwqyzkqyzdr.com/]xxwqyzkqyzdr[/url], [link=http://pfhdutirnwzc.com/]pfhdutirnwzc[/link], http://qahihzldxdnd.com/

deslogado
UCPeZGpvUIjhkNbvvkI 19/05/2013, às 03:39

lRQ5ee dkxtuygydpfr

deslogado
eDIEFjAlugx 17/05/2013, às 05:01

[..YouTube..] keep it coming . make epiosdes longer more detailed like where u are and how long u stayed and how long its taking u to walk from village to village .. grate work boys :)


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia