Colunistas

04/06/2015

A perseguição aos estrangeiros e o esconderijo do Pastor - por Ivan Seibel*

Os anos da Segunda Guerra Mundial trouxeram muitos sofrimentos para os estrangeiros que viviam no Brasil.

Desta forma também os pastores alemães foram perseguidos e muitos, para não serem levados para a prisão tiverem que se refugiar nos mais variados locais. Vale até como curiosidade a forma como o Pastor Grotke, da localidade de Laranja da Terra, no Estado de Espirito Santo, chegou a fazer um esconderijo subterrâneo.

Contam os mais antigos que a polícia andava por cima do lugar, sem saber da sua existência, pois o tal do abrigo subterrâneo era conhecido apenas de pouquíssimas pessoas. Quem fez a escavação foi o paroquiano Emilio Jahn e a obra foi toda feito às escondidas. Localizava-se perto da igreja, apenas escondido em meio de um capinzal. A terra removida era levada para longe para que ninguém desconfiasse. Depois de pronta esta escavação, a peça constituída de um quarto de poucos metros quadrados foi revestido com tijolos fornecidos por uma olaria da localidade.

Pelo que se sabe, o próprio fornecedor dos tijolos sequer tinha conhecimento do plano. O negócio foi feito com tanto segredo, que praticamente ninguém chegou a saber. Instalarem uma cama de campanha, um pequeno fogão de chapa, cuja chaminé conduzia a fumaça para um local escondido em maio a vegetação. Nos dias de hoje o local está aberto à visitação pública ao lado da Igreja luterana de Laranja da Terra. É uma curiosidade que vale ser conferida.

*Ivan Seibel, natural do ES, é médico em Venâncio Aires, RS, prof. adjunto da UNISC, pós-graduado em Urologia pela UFCSPA, Dr. em Clínica Médica/Nefrologia pela PUCRS, pós-doutor em História/EST, escritor e comentarista do programa radiofônico bilíngue AHAI - A Hora Alemã Intercomunitária/Die deutsche Stunde der Gemeinden.

Áudio: AHAI 1087 - bl 03   www.brasilalemanha.com.br/ahai - a partir de 05 06 2015



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade