Colunistas

23/07/2017

A livraria de São Francisco de Paula, RS - por Ivar Hartmann

Apenas uma cidade no Brasil, e provavelmente em toda a América Latina, tem como ponto referencial de seu turismo uma livraria. É São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, perto de Gramado. As pessoas viajam, fazendo turismo, por variadas razões. Pode ser por interesse religioso como em Aparecida ou pelas praias, como nas encantadoras cidades nordestinas.

Para qualquer local que se vá, há um ponto fundamental e outros secundários que movimentam a vontade de quem viaja. Cataratas e compras, por exemplo, na Foz do Iguaçu. Praias e montanhas como no Rio. Casario do passado e natureza como em Parati. Em São Francisco é a livraria e as pequenas cachoeiras do interior. Uma cidade latinoamericana em que o mais importante para o turista é uma livraria é algo de chamar a atenção. Para começar: o espaço da livraria é de dois mil metros quadrados. Quantas capitais brasileiras têm livrarias deste porte? O acervo à venda é composto de mais de vinte mil livros, nacionais e estrangeiros, de todos os grandes autores do presente e do passado. De todas as áreas, aí incluindo romances, história, religião, ciências, espiritismo e o que mais o leitor buscar.

O espaço foi dividido em cinco áreas: livraria propriamente dita, com seu grande e importante acervo à venda, espalhado por espaços especializadas. Um galpão gaúcho, onde, além de livros de autores rio-grandenses, há lareira, fogão e, nesta época, pinhão. E ainda a réplica de um antigo banco local, com fachada daquela época e salão destinado a reuniões e eventos. Um espaço infantil com brinquedos e livros ilustrado, com histórias infantis. Ideia inteligente porque as crianças interagem com os brinquedos e os livros e podem se interessar pela leitura. Na parte alta do prédio está aumentando o acervo à venda de livros usados, coleções compradas de colecionadores e leitores, à disposição de novos leitores.

Finalmente completa o espaço um bistrô que oferece alimentos frios e quentes e bebidas para os turistas. Chama a atenção a boa decoração de todos os ambientes, com móveis, estantes, escadas, lustres etc., feitos com requinte. Bem a propósito: o nome da livraria é Miragem. Inaugurado em 2008, fica à Rua Julio de Castilhos, 811, em São Francisco de Paula, CEP 95400-000. Parabéns à proprietária Luciana Soares por esta ação cultural inovadora. Vale a pena subir a Serra para visitá-la.

ivar4hartmann@gmail.com



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2020 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade