Colunistas

25/01/2014

Comissão dos 190 Anos da Imigração Alemã recebe variados reforços

Instituições de natureza regional (THE SCHNEIDER´s), estadual (JJ Intercâmbios) e internacional (Sol do Sul) institucionalizam parcerias com a Comissão.

As fotos registram flagrantes das atividades da Comissão, na reunião realizada no dia 14 de janeiro, no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre. Os trabalhos foram conduzidos pelo o jornalista Sílvio Aloísio Rockenbach, presidente, com a análise da seguinte pauta:

1. Homenagem ao falecido presidente de honra da Comissão, senador e ministro Alberto Hoffmann.
2. Concertos da Ospa em 10 cidades-polo da imigração alemã no RS
3. Roteiro de "Canções Alemãs" com a cantora lírica Ângela Diel pelo interior do RS
4. Definição do Edital da Premiação Distinção Alemã 2014
5. Convite para participação do RS na programação Sol do Sul em Paris, de 25 a 28 de setembro de 2014, com foco nas etnias e, em particular, nos 190 Anos da Imigração Alemã, com a participação da organizadora, Sra. Jaqueline Dreyer, ora em Porto Alegre.
Em perspectiva, a participação de um grupo musical/de danças e da miss Alemanha-Brasil, a ser escolhida em maio próximo
6. Análise e sugestões para o novo site específico www.iabrasil190.com (ia = imigração alemã), com o Calendário de Eventos já recebendo registros 
7. Apresentação de amostras de camisetas com a logomarca Imigração Alemã no Brasil.  

Com a participação especial de Volnei Schneider, do trio "THE SCHNEIDER´S", de Quinze de Novembro, RS, corresponsável pela edição do portal BrasilAlemanha e do novo site específico www.iabrasil190.com, e de Jacinto José Klein, da JJ Intercâmbios, de Bom Princípio, RS, a Comissão recebe importantes reforços na área operacional, com as mais diversas abrangências:
- regional, com a Família Schneider, através do trio THE SCHNEIDER´S, de Quinze de Novembro, RS, Brasil;
- estadual, com Jacinto José Klein, através da JJ Intercâmbios, de Bom Princípio, RS, Brasil;
- internacional, com Jaqueline Dreyer da Associação Sol do Sul, de Paris, na França.

Sílvio Aloísio Rockenbach, presidente em exercício da Comissão Executiva, recebe o convite oficial de Jaqueline Dreyer, présidente de l'Association Sol do Sul com sede na França, para o evento "Deuxième Festival du Rio Grande do Sul de Paris", que este ano, de 25 a 28 de setembro, homenageia os 190 anos da Imigração Alemã no Brasil.

Volnei Schneider do gupo "THE SCHNEIDER´S", trio musical familiar fomentado pela associação sem fins lucrativos "Grupo Cultural Som Legal", de Quinze de Novembro, RS, integrando-se à Comissão Executiva, teve a oportunidade de expor o trabalho cultural musical desenvolvido pela Família Schneider, desde o ano de 1847 no Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, à direção da Associação "Sol do Sul", através de sua presidente Jaqueline Dreyer. O momento foi importante para o Projeto "FAMÍLIA SCHNEIDER, a família de gaúchos com raízes alemãs que há seis gerações mantém o gosto pela música apresenta THE SCHNEIDER´S, Quinze de Novembro, RS, Brasil", que teve a oportunidade de distribuir o livro-CD financiado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura) entre importantes representantes do segmento Brasil-Alemanha (Associação francesa Sol do Sul, Centro Cultural 25 de Julho, Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, Comissão Executiva das Comemorações dos 190 anos da Imigração Alemã no RS, entre outros).

Improvisando a estreia oficial das primeiras amostras de camisetas da Imigração Alemã no Brasil, da esquerda para direita, Volnei Schneider (THE SCHNEIDER´S), Sílvio Aloísio Rockenbach (presidente da Comissão) e Jacinto José Klein (JJ Intercâmbios):



Em vista da vasta experiência em promover intercâmbios artístico-culturais e esportivos entre o Brasil e a Alemanha, Jacinto Klein recebeu a incumbência de sugerir algum tipo de intercâmbio esportivo envolvendo também o Grêmio, fundado por alemães em 15 de setembro de 1903, nas Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã em 2014. Um contato prévio de Hans Peter Gerwy, ex-presidente do Veleiros do Sul e presidente da Comissão Oficial dos 180 Anos em 2004, Décio Krohn, ex-presidente da Sogipa e presidente da Comissão Executiva dos 180 Anos, e Sílvio A. Rockenbach, da Comissão dos 190 Anos, com o vice-presidente Nestor Hein, do Grêmio, em novembro de 2013, abriu amplas perspectivas para alguma atividade esportiva conjunta no decorrer do Ano da Copa e das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã. Seremos parceiros também nestes 190 Anos da Imigração Alemã

Enquanto isso, o punhobol da Sogipa vai desfilando sua quase inatingível sequência de 12 títulos mundiais (10 no masculino e dois no feminino), enfrentando sobretudo equipes europeias, onde este esporte está muito mais difundido.  Roberto Engels Garay nos envia esta admirável trajetória com manchetes de 100 anos de paixão. 

Seremos parceiros também nas Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã! Não só da Sogipa, mas de todos os numerosos e tradicionais clubes fundados no decorrer dos séculos 19 e 20 por imigrantes alemães e seus descendentes. Aguardamos suas informações e competições pelo e-mail comissaoimigracaoalemars@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

Ser



Comentários

Participe! Aqui sua opinião vale muito.


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia