Esta versão está descontinuada.

Acesse novo site do portal Brasil Alemanha:

https://www.brasilalemanha.com.br

Colunistas

20/04/2015

A Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva em Nova Petrópolis, RS

O local recebeu esse nome em homenagem a Elsa Hofstätter da Silva, teatróloga, poetisa, professora e autora do Hino de Nova Petrópolis. Em 2013 e 2014, a instituição foi eleita "A Biblioteca do Ano" pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

A Biblioteca foi criada pela Lei n° 1.192/90 em 26 de julho de 1990 e sua inauguração aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1994. O local recebeu esse nome para homenagear Elsa Hofstätter da Silva, que foi teatróloga, poetisa, professora e autora do Hino de Nova Petrópolis.

A missão básica da Biblioteca é criar e fortalecer o gosto pela leitura, promover o conhecimento da herança cultural e garantir acesso aos cidadãos a todo tipo de informação de interesse da comunidade.

Atualmente, o seu acervo conta com 20.000 livros e com aproximadamente 5.000 leitores cadastrados.

Em dezembro de 2002, a Biblioteca iniciou a utilização de dois softwares para a informatização do acervo:  INBIB (Integrar Bibliotecas) para cadastro do acervo bibliográfico e ZEUS para cadastro dos leitores.

Um incêndio na manhã do dia 4 de junho de 2011 destruiu parte do prédio da Biblioteca Pública Professora Elsa Hofstätter da Silva, em Nova Petrópolis. Mais de 7.000 livros foram perdidos.

Em 27 de fevereiro de 2012, na comemoração dos 18 anos da Biblioteca, foi feita a reabertura do espaço.

Em dezembro de 2012, os dados migraram para o Pergamum, sistema que está em fase de implantação na Biblioteca. A Biblioteca possui hoje quase todos os livros cadastrados, sendo estes da sessão de leitura e literatura, estudos, pesquisas e história de Nova Petrópolis, além das coleções escritas em língua estrangeira e periódicos.

Em 2013 e 2014, a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva foi eleita a “Biblioteca do Ano” pela Câmara Rio-grandense do Livro.

Durante estes 21 anos, a Biblioteca realizou diversos projetos de incentivo à leitura, sendo eles:

  • Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores (no dia 12 de março)
  • Dormindo com os livros
  • Semana do Livro (18 a 23 de abril)
  • Literatura Comentada
  • Semana do Meio Ambiente “Doe um livro, adote uma planta”
  • Exposição de obras de artistas locais e trabalhos escolares
  • Olimpíada de Literatura Infantil
  • Aulas de língua alemã e tcheca
  • Sarau literário
  • Dicas de leitura
  • Baú da Leitura e trilha do Baú
  • Gincana Literária
  • Leitor Destaque
  • Livro sem Dono

Em 2013, um novo projeto se destaca, o“Baú da Leitura”. A iniciativa tem como principal característica a “itinerância”, ou seja, vai a todo e qualquer lugar, carregado de livros, de literatura diversificada, levando cultura a quem estiver no local. A ação ocorre no momento em que há a troca de livros: a pessoa que o visita ou observa, traz um livro e leva outro. Conforme a ocasião também é acompanhado de leitura de algum conto, crônica ou poesia. Durante o período em que o Baú está no local, há interatividade entre as pessoas e troca de informações sobre a Literatura em geral.

A Biblioteca Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva localiza-se na Rua Tiradentes, nº 256, Centro de Nova Petrópolis. O horário de funcionamento é 3ª, 5ª e 6ª feira das 7h30min às 11h30 e das 13h às 17h30, 4ª feira das 12h as 19h e sábados das 8h30min. as 11h30.

Fonte: Susana Carrasco - Bibliotecária CRB10/1326
Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva



Comentários

deslogado
zop 29/04/2017, às 23:34

Strong people, little care about other uk replica watchespeople's views, including familiar strangers. Just as positive people rarely focus on negative information, even if replica watch seen, are automatically instantly blocked or digested. They are fake watches very clear their own positioning and pursuit.

deslogado
LUIZ CARLOS OSORIO 24/02/2017, às 09:46

Fui agradavelmente surpreendido com a notícia do projeto "Escritores do Amanhã" que coincide com uma iniciativa minha em 2013 num projeto semelhante em parceria com a editora Mais que Palavras de SC e direcionado à área de projetos culturais patrocinados pela Petrobrás. Meu projeto não prosperou em virtude dos problemas da Petrobrás que a levaram a cancelar patrocínios a projetos culturais. Há 8 meses, depois de viver 19 anos em Florianópolis, voltei aos pagos (sou natural de P.Alegre) para morar em Gramado. Tenho vários livros publicados, um deles dirigido ao público infantil, premiado numa imersão literária feita com um consultor literário internacional e publicado sob o patrocínio do MINC. Gostaria de visitar a biblioteca, fazer a doação de alguns de meus livros, fornecer o texto deste projeto que referi e trocar ideias sobre a formação de futuros escritores já nos anos de infância. Informações a meu respeito no site: www.osoriogruppos.com.br

deslogado
paulo udo werner kunstmann 31/10/2016, às 11:29

Gostaria de obter mais dados biográficos de Da. Elsa Hofstätter da Silva para um trabalho que estou desenvolvendo. Obrigado, Paulo Udo 31.10.2016

deslogado
paulo udo werner kunstmann 31/10/2016, às 11:27

Gostaria de obter mais dados biográficos de Da. Elsa Hofstätter da Silva para um trabalho que estou desenvolvendo. Obrigado, Paulo Udo 31.10.2016


  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2021 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade