Colunistas

13/11/2012

matéria de: Ivan Seibel

Seibel AHAI 954 - Text: Uma Pomerânea Brasileira: seu povo, sua língua, sua cultura

12 11 12    AHAI  954

Uma Pomerânea Brasileira: seu povo, sua língua, sua cultura

Alô  ouvintes!

De onde vieram os pomeranos que chegaram ao Brasil? Todo povo tem a sua história. Pode não estar escrita, mas tem a sua história. Os pomeranos também têm a sua. Certamente, muitos detalhes devem levar o observador atento a identificar nos imigrantes europeus, importantes diferenças nos vários grupos étnicos que aqui chegaram.

A diferença no próprio processo de retomada de seu local de trabalho,  a terra,  na qual se fixaram e onde também preservaram suas importantes bagagens culturais. Estas diferenças certamente também já serão marcantes ao se comparar as diferentes colônias fundadas pelos próprios pomeranos, seja em Santa Leopoldina no Espírito Santo, em Pomerode em Santa Catarina, em São Lourenço e Santa Cruz Sul no Rio Grande do Sul.  

Em função de tudo isto, por intermédio destas mensagens um observador saído de suas próprias  fileiras, passará a manifestar em texto e em voz, os sonhos, as alegrias e as frustrações deste povo. Ao registrar as vivências que lhe foram repassadas de geração em geração, passará a descrever o choro triste dos seus instrumentos musicais, a alegria emanada dos seus cantos e das suas danças e a exteriorizar seus sentimentos, contando a história do seu próprio povo

Dit sünn ous Lühr. Wi laeva hii, owa wi sai Pommaland imma noach ganz wit af, so as im droum. Hüttsodoch waita wi dat ous aichen Pommeland hi in Brasil is. Un so willa wi uk wiraleva.

Por hoje seria isto.

Seu  Ivan Seibel

  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade