Colunistas

03/02/2014

matéria de: Ivan Seibel

Folha Pomerana Edição 25 Ano I - A Festa Pomerana de Pomerode

Texto cedido por Rejane Koch Goede.

A Festa Pomerana foi criada em 1984 por ocasião dos festejos dos 25 Anos de Emancipação Político-Administrativa do Município (1959- 1984). Planejada para ser a Festa oficial do Município, ocorre justamente no dia da instalação do Município, 21 de Janeiro. Visa mostrar as características do povo pomerano que começou a colonizar o pequeno Vale dom Rio do Rio do Testo, um dos afluentes do Rio Itajaí-Açu. Graças às manifestações ainda bem genuínas se comparadas com o que existe na Alemanha de hoje, fez com que a cidade assumisse o slogan: ”A Cidade mais Alemã do Brasil” – um codinome contestado por outras colonizações alemãs.

A Festa Pomerana é realizada anualmente, sempre em janeiro, mês próprio pois coincide com a afluência de muitos turistas para a orla marítima do Estado barriga-verde. Assim também é expressivo o número de visitantes que fazem uma breve escala em Pomerode e se divertem com muito prazer ao conhecerem as tradições alemãs mostradas durante a Festa. Não há como negar que a Festa Pomerana foi criada para Incre mentar a fluxo turístico de Pomerode e assim ser mais uma opção para os turistas que escolhem Santa Catarina para veranear. A cidade de Pomerode diferencia-se de tantas outras, justamente pela sua identidade étnica e cultural muito própria dos seus habitantes que preservaram a língua (alemã), a gastronomia, as construções enxaiméis. A Festa Pomerana do ponto de vista meramente turístico é um retrato da tradição porque se fundamenta sobre as manifestações culturais pomeranas. Desde o tempo da colonização quando surgiram os Clubes de Caça e Tiro ainda pode-se conferir a originalidade e a forma como os seus sócios se organizaram para mostrar o seu perfil germânico: as competições de tiro, a festa em busca ao Rei do ano anterior bem como a condecoração do novo Rei com faixa e medalhas. A epopéia do desbravamento na mata virgem é rememorada nas competições do Lenhador e do
Serrador de Lenha bem como os passeios em carros de molas ou diligências como são conhecidas. Outras atrações foram criadas a partir do contexto da festa; é o caso da competição do Schneidemüller (Serrador de Lenha), Holzhacker (Lenhador),Vogelstechen (Pássaro ao Alvo) e o Scheibenschiessen (Tiro ao Alvo), do chope em metro, do Alles Wurst, entre outras.

O uso das cores azul e branco e o dragão em vermelho se constituem em símbolos herdados da Pomerânia de onde vieram os imigrantes. Alguns descendentes ainda falam a língua pomerana, mesmo que com pouca prática. Origens: A fonte inspiradora da Festa Pomerana remonta aos festejos dos Clubes de Caça e Tiro, em número de dezesseis que ainda guardam um grande acervo de manifestações culturais próprias dos imigrantes. Ao tempo da Emancipação da cidade de Pomerode, 21 de janeiro de 1959 não havia nenhuma comemoração para brindar tão expressivo marco da história. A primeira Festa Pomerana aconteceu nas dependências da Sociedade Esportiva Floresta e o Prefeito idealizador da mesma foi Eugênio Zimmer. Exposição Artesanal, Comercial e Industrial – Acontece no Ginásio Ralf Knaesel, anexo ao Parque de Eventos onde o turista encontrará produtos da indústria local, produtos caseiros e artesanais, utilidades para o lar, móveis, confecções, máquinas e equipamentos. Concursos Culinários – realizam-se os Concursos da culinária pomerodense. Gastronomia – Marreco recheado, acompanhado de repolho roxo, Kasseler, Bockwurst (salsichão), Eisbein (joelho de porco) e o tradicional Café Colonial. Desfiles Típicos – de segunda a sexta às 19h, sábados as 18h, bem como aos domingos ás 10h. Com apresentação da Rainha e princesas da Festa, Clubes de Caça e Tiro,Grupos Folclóricos, Bandas de Música, Banda Municipal e Carros Alegóricos.

Material informativo preparado por Johan Ditmar Strelow a partir do texto e imagens gentilmente cedidos pela Setuce – Pomerode

  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
  • brasilalemanha
Logomarca oficial da imigração alemã no Brasil. Reprodução liberada e recomendada, para uso não comercial.
Para uso comercial e originais em alta resolução: contato@brasilalemanha.com.br.

© 2004-2019 BrasilAlemanha - O portal oficial da imigração alemã no Brasil - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Sapiência Tecnologia

Publicidade