Oportunidade: Aprenda Alemão em Porto Alegre!

PORQUE ESTUDAR ALEMÃO?

Aprender um novo idioma é muito importante para estar conectado com o mundo e crescer pessoal, profissional e academicamente. Em especial, a língua alemã é capaz de abrir um nicho de possibilidades no campo profissional, tanto no Brasil, quanto no exterior, possibilitando que você tenha uma carreira internacional em diversas áreas como: engenharia, turismo, pesquisa e desenvolvimento científico, tecnologias, entre outras especialidades e mercados em crescente expansão no país!

Ademais, a Alemanha é um país rico em patrimônio histórico e cultural, possibilitando experiências únicas para quem for morar ou apenas passar uma temporada, além de possuir belíssimas paisagens para quem deseja somente “turistar” mundo a fora!

Conheça algumas curiosidades do idioma: 

  1. O alemão é a língua com mais falantes nativos da União Europeia.

É o idioma oficial na Alemanha, Áustria e em Liechtenstein, além de ser o idioma cooficial em Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Itália, Dinamarca, Hungria e Polônia. 

  1. Oportunidades de emprego

No Brasil, o capital alemão representa aproximadamente 10% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial, segundo dados da Câmara de Comércio e Indústria Brasil - Alemanha. Portanto, existem algumas empresas alemãs com filiais no Brasil que podem lhe dar oportunidades de emprego! 

  1. Patrimônio cultural e intelectual

A Alemanha está em 6º lugar entre 87 países na produção anual de livros novos, atrás apenas da Índia, Reino Unido, Estados Unidos, China e Rússia. Em diversas áreas como Direito, Engenharia e nas Ciências, saber alemão dá acesso a vasta bibliografia de estudo. O alemão é o segundo idioma mais importante da ciência, do mesmo modo, está em terceiro lugar no mundo na contribuição para a pesquisa e o desenvolvimento, além de fornecer bolsas de estudo para a pesquisa a cientistas. 

Mesmo se você não pensa em viajar ou impulsionar a carreira com o idioma, ainda assim existem excelentes motivos para aprender alemão. Se pararmos para pensar em toda a riqueza cultural dessa língua, já ficamos com vontade de aprendê-la: da literatura à filosofia, passando por história, cinema, música e artes plásticas, sendo que podemos citar inúmeros nomes de grandes homens e mulheres que falavam esse idioma, como Friedrich Wilhelm Nietzsche, Sigmund Freud, Karl Marx, Johann Wolfgang von Goethe, Franz Kafka, Stefan Zweig, Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach. São muitos os pensadores, filósofos, escritores de língua alemã internacionalmente conhecidos em diversas áreas do conhecimento. Por isso, poder ler tantas obras em sua versão original representa mergulhar de forma ainda mais autêntica nas ideias geniais e originais dessas personalidades históricas. 

ONDE APRENDER ALEMÃO?

Você já conhece a ACELE? A ACELE (Associação Comunitária de Ensino de Línguas Estrangeiras) é uma instituição tradicional em Porto Alegre com 20 anos de atuação dedicados ao ensino e aprendizado de línguas estrangeiras. O centro foi formado em 1999 por um grupo de educadores de quatro línguas: Alemão, Francês, Inglês e Espanhol que trabalhavam no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre.

Essas quatro línguas são a base da ACELE, que visa, sobretudo, a qualidade de ensino a um preço acessível. Desse modo, objetiva-se oferecer o ensino de línguas para toda a comunidade, possibilitando a alunos de todos os segmentos da sociedade receberem, por um preço justo, um ensino de alta qualidade.

Voltando-se especificamente para o ensino da língua alemã, na ACELE possuímos uma equipe motivada de professores formados em letras, que procuram sempre renovar seus métodos pedagógicos, desenvolvendo a comunicação com os alunos e dedicando-se a transmitir a riqueza da língua alemã ensinada em cada aula. 

COMO FUNCIONAM AS AULAS DE ALEMÃO NA ACELE?

       As aulas são ministradas de forma comunicativa, ou seja, ao mesmo tempo em que a gramática da língua é explicada aos alunos de forma expositiva - com exemplos no quadro, exercícios e texto - os alunos precisam comunicar-se na língua estudada, respondendo as perguntas feitas pelo professor e serem capazes de expressarem suas opiniões em alemão. Desde o primeiro nível ao último, os estudantes são incentivados a se comunicarem na língua e a escreverem pequenos textos, os quais são entregues ao professor e posteriormente devolvidos com correções e comentários sobre a produção textual.

O material usado no curso é atualizado e dinâmico, contendo áudios e vídeos que ajudam na compreensão do conteúdo e na elaboração de discussões produtivas em sala de aula. Em relação ao livro, destacamos que é um material utilizado em diversos cursos na Alemanha, facilitando a adaptação em intercâmbios, pois pode-se aproveitar o material ou dar sequência nos estudos.

Outro ponto relevante na dinâmica das aulas é que os alunos são constantemente incentivados a lerem livros de literatura alemã, adaptados ao nível correspondente de cada aluno. A disseminação de paisagens alemãs, assim, como os costumes, estão sempre presente nas aulas, pois acreditamos na importância da discussão e aprendizagem sobre a cultura do país, o qual a língua se origina.

A ACELE é um dos melhores lugares para estudar alemão na cidade de Porto Alegre e redondezas por tudo que já foi citado acima: dedicação e qualidade dos profissionais, respeitos aos alunos, diversos níveis de alemão - iniciando no A1 e terminando no B1 - o que permite uma ótima comunicação, tanto escrita quanto oral na língua alemã. Podemos dizer que os alunos da ACELE são alfabetizados em alemão e se tornam ótimos falantes na língua, o que pode ser confirmado pelos inúmeros retornos que temos de alunos que conseguem bolsas para estudar fora do Brasil, ou que conquistaram a tão sonhada vaga que buscavam. 

QUEM PODE APRENDER ALEMÃO?

Na ACELE atendemos diferentes faixas etárias para o ensino da língua alemã, desde os mais jovens até os seniores, os quais possuem objetivos distintos com o aprendizado do idioma. Há alunos que buscam o aperfeiçoamento na língua para uma viagem de estudo, lazer ou especialização no exterior. Há, também, pessoas que buscam a satisfação e o sucesso em seus estudos, para obter estágios em empresas ou cargos que precisam da língua para serem ocupados.

Outro aluno característico do alemão são pessoas mais velhas que procuram conhecimento ou que possuem descendência alemã. Os alunos de descendência alemã procuram o curso na ACELE para poder ter maior compreensão do idioma e conseguir, desse modo, se comunicar, ler melhor e até mesmo fazer uma viagem pelas lindas paisagens alemãs. 

Por fim, estudar uma nova língua sempre nos traz alguns desafios. É preciso tempo para absorver vocabulário, persistência para compreender a gramática e coragem para se jogar nessa aventura. E com o alemão não é diferente, mas isso não significa que a língua seja mais difícil que as demais. Por isso, a ACELE está aqui para tornar todo o aprendizado da língua de forma lúdica, fácil e prazerosa, com profissionais qualificados para ajudar-lhe nesta aventura de desbravar um nosso idioma de forma atenciosa e única.