Imprensa Alemã no Brasil - Especial 195 Anos de Imigração Alemã

Salve 25 de Julho – Dia da Etnia Alemã
 

Imprensa alemã no Brasil?
Quase só restou BrasilAlemanha!

Aqui trazemos Informações que dificilmente chegariam até você....

Por exemplo:

Desenvolvimento gaúcho e a cultura alemã - GaúchaZH/Opinião 
Por Cláudio Guenther, presidente da Stihl Brasil - 25.07.2019

Imigração alemã: Novos ventos nos 195 anos - GaúchaZH/Opinião
Por Sílvio Aloysio Rockenbach, editor BrasilAlemanha - 25.07.2019

Por quê? 
Porque, afora BrasilAlemanha, quase não
existe mais imprensa ’alemã’ no Brasil.
Os jornais Brasil-Post e Deutsche Zeitung, de São Paulo, os últimos
remanescentes, deixaram de circular na década passada. 

No RS, a outrora
atuante mídia em língua alemã > já havia morrido gradativamente em decorrência do desastroso Decreto de Nacionalização de 1938 > e da 2ª. Guerra Mundial.
Sobrou, sim, a gloriosa revista centenária Sankt Paulusblatt, da Sociedade União Popular Theodor Amstad, Parceira BrasilAlemanha, com sede em Nova Petrópolis, RS, de circulação impressa restrita. 

E o não menos glorioso Familienkalender, da Livraria Editora Pe. Reus, Parceiro BrasilAlemanha, com edição nº. 82 em pré-lançamento para 2020, conforme adianta seu diretor-editor Pe. Attilio Hartmann SJ.

A mencionar ainda o prestigioso Martius-Staden-Jahrbuch (Anuário Martius-Staden, bilíngue), do Instituto Martius-Staden, de São Paulo, editado por seu dinâmico diretor Jorn. Eckhard Ernst Kupfer, comentarista AHAI (bloco 05) e BrasilAlemanha, co-autor de 'Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs - Fünf Jahrhunderte Deutsch-Brasilianische Beziehungen'. 

Bem como a Folha Pomerana Express, newsletter com muita pesquisa do nosso Parceiro Dr. Ivan Seibel, nascido no ES e médico em Venâncio Aires, RS, comentarista AHAI (bloco 03) e BrasilAlemanha

Na prática, acabou a mídia informativa alemã direcionada ao grande público. A mídia normalmente traz o que mais condiz com sua linha editorial e naturalmente não tem seu foco na imigração alemã e nem especificamente nas profundas relações Brasil-Alemanha. 

Aliás, nada mais acertado do que a forte frase de Wolfgang Baader, do Goethe-Institut São Paulo: "Não houve e não há no mundo País tão entrelaçado com o Brasil quanto a Alemanha - Es gibt kein Land der Welt, das so stark mit Brasilien verbunden war und ist wie Deutschland".

A propósito, já em 11 de setembro de 2013, na fase de preparativos para as comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã ao Brasil, o portal BrasilAlemanha publicava uma relação de 'Historiadores de Plantão' que servisse de fonte para entrevistas e palestras sobre a data. Suas referências de contato estão sendo atualizadas e ampliadas, para poderem continuar cumprindo esta missão.

BrasilAlemanha nasceu com a vocação e cresce com a firme pretensão de unir sob o mesmo teto todas as formas de manifestação cultural alemã no Brasil, em todos os níveis, e de fomentar as relações e intercâmbios Brasil-Alemanha. Unidos, seremos muito mais fortes em nossas contribuições para o bem do nosso País, tão necessitado de boas ações.

Constatamos a existência de inúmeras e pujantes formas de manifestação cultural alemã, mas em geral relativamente
estanques e localizadas, limitadas a seu público específico,
sem maior 
comunicação com as demais e com o grande público.


Estes isolamentos relativos estão sendo superados gradativamente pelo esforço contínuo de comunicação abrangente das diversas plataformas e do mailing sistemático, com mais de 19 mil destinatários e alcance planetário, dos veículos do
Grupo de Mídia BrasilAlemanha.

Acesse:
www.brasilalemanha.com.br  
www.cidadesalemasdobrasil.com.br
www.facebook.com/brasilalemanha.com.br 
E ouça
o programa radiofônico
AHAI –
A Hora Alemã Intercomunitária - Die Deutsche Stunde der Gemeinden
 
desta semana.


Cadastre-se e receba grátis também o 
Informativo BrasilAlemanha Neues > e saiba tudo sobre a marcante presença alemã no Brasil, desde Pedro Álvares Cabral - com o relato do “Mestre” Johann, anterior à própria carta de Pero Vaz de Caminha – até o fim da campanha do Bicentenário da Imigração Alemã ao Brasil em 2024!

Saiba mais sobre a operosa e pacífica comunidade alemã no Brasil também em tempos de adversidade, felizmente superados e sublimados com 'Tradição – Cultura - Inovação' - lema criado em conjunto por BrasilAlemanha e Instituto Martius-Staden em 2017.

Nosso foco nunca foi e nem será o confronto com as demais etnias formadoras do povo brasileiro. Muito pelo contrário, dentro de um contexto de multiculturalismo interdependente, partimos do princípio inovador de que nenhuma etnia tem o direito de sonegar às demais sua preciosa contribuição naquilo que lhe é característico em seu DNA, sempre pensando, valorizando e interagindo com os demais em prol do bem comum em nível local, regional, nacional e internacional!

 
(Em caso de X X X, acione Mostrar imagens, aqui no alto)






















Imprensa Alemã - Informação Privilegiada 01
BrasilAlemanha repercutido em Diplomatizzando > 

Imprensa Alemã - Informação Privilegiada 02
O Placar que preocupa - Artigo do editor no Correio do Povo, 09 06 2006, repercutido por Waldemar Collischon na sua coluna "Deutsche Sprache" > em O Informativo, Lajeado, RS, 


Imprensa Alemã - Informação Privilegiada 03
Sílvio Aloysio Rockenbach:  Fé no passado presente e futuro
Artigo de opinião em Zero Hora, dia 25 de julho de 2017 >

Aguarde mais referências importantes aqui, nos próximos dias!


Enquanto aguardamos pacientemente!... o apoio de grandes empresas, que surgiram e se beneficiam continuamente do caldo de cultura da laboriosa imigração alemã para trilharem os caminhos do merecido sucesso empresarial, apelamos aos nossos parceiros 'varejistas' para continuarem nos apoiando e viabilizando a manutenção do que já vimos fazendo com grande dedicação, 
inclusive para podermos finalmente concretizar dois novos projetos:

A) Programa televisivo 
Conexão BrasilAlemanha > (canais BAH! de Porto Alegre e Vale TV de Novo Hamburgo, + Youtube, Facebook e Redes Sociais), com expansão para TVs Comunitárias em todo o País;

B) 
Jornadas de Integração Cultural nas Comunidades Alemãs >.

Se você tem alguma atividade ligada à cultura alemã (música, gastronomia, cursos, trajes típicos, turismo etc), lembre-se: há muito tempo estamos levando água para o seu moinho! Está na hora de reforçarmos este torrente de água, para crescente revalorização da cultura alemã em seu próprio proveito e para o bem de toda a nação brasileira!
Com o seu apoio faremos ainda muito mais!

Há muito que fazer! Mãos à obra, com o seu apoio!


Cordialmente, no aguardo de críticas, sugestões, comentários,

 em busca de (teses + antíteses =) sínteses:

Sílvio Aloysio Rockenbach – editor BrasilAlemanha
Tel.: (51) 3392 7433   -   99715 0944
E-mail:
contato@brasilalemanha.com.br