CONEXÃO BRASIL ALEMANHA NA TV, YOUTUBE E REDES SOCIAIS - Aguarde!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Pré-estreia do programa semanal Conexão Brasil Alemanha na VALE TV de Novo Hamburgo, com acesso regional através do canal 14 da NET e planetário via YouTube > e diversas outras plataformas, aconteceu na segunda-feira, dia 14 de outubro de 2019, com a participação de diversos convidados:







Inovação
é a palavra de ordem. Inovação em alfabetização universal foi a primeira inovação característica da imigração alemã ao Brasil, a partir de 1824. Seguiram-se as inovações nos processos de produção agrícola em regime familiar e de pioneirismo em reforma agrária, com lotes "tamanho-família" no padrão básico de 25 hectares. As inovadoras habilidades artesanais deram origem aos ferreiros, marceneiros, sapateiros, seleiros, moleiros e outras tantas formas de sustento e formação de capital inicial para um incipiente e progressivo processo inovador de industrialização. Na primeira década do século 20, a indústria gaúcha, turbinada pelo dinamismo da etnia alemã, rivalizava com São Paulo em estabelecimentos industriais, produtividade e mão-de-obra contratada.

E o País da inovação por excelência é a originária Alemanha. Nosso foco é um Brasil inovador, rumo ao Primeiro Mundo e ao Bicentenário da Imigração Alemã (1824 – 25 julho – 2024). Ninguém melhor para esta parceria do que o “país multicampeão de influência positiva no mundo”, segundo a insuspeita BBC de Londres. A Alemanha reinventada do pós-guerra, do milagre econômico, da União Europeia, é o palco inovador de mais de 70% das feiras de nível mundial, onde a inovação industrial e o estabelecimento de novas conexões comerciais são o grande imã.

Vamos mostrar ao Brasil e aos próprios 17 milhões de descendentes de origem alemã a valiosa contribuição da etnia ao desenvolvimento nacional e evidenciar aos europeus de cultura alemã os atrativos e vantagens de múltiplas parcerias em pequena escala, com base na confiabilidade da identificação cultural, já que as médias e grandes empresas já implantaram há muito  seus próprios mecanismos de prospecção de negócios através das Câmaras Brasil-Alemanha.  

Amparado nos históricos e maciços investimentos alemães, responsáveis por quase 10% do nosso PIB nacional, e respaldado pela sistemática inclusão da dinâmica colônia alemã e com admiradores espalhados por todo o Brasil, o telejornal nacional Conexão Brasil Alemanha, bilíngue português-alemão, com legendas no contrafluxo, em canal local transmitindo também pela internet e disponibilizado no YouTube, com ampla difusão pelas redes sociais, será sucesso de público e de crítica.

Serão 24 minutos semanais efetivos versando sobre a imigração alemã em seus preparativos cada vez mais intensos para a condigna comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil (1824 – 25 de julho – 2024) e sobre as relações Brasil-Alemanha-Áustria e Suíça alemã. Enfoques principais: feiras, investimentos, intercâmbios; costumes, danças, corais, bandinhas, culinária; concertos, encontros de família, eventos comunitários; entrevistas, comentários, noticiário geral. Segundo Wolgang Baader, diretor do Instituto Goethe São Paulo (2011), “Não houve no passado e não há no presente país tão fortemente entrelaçado com o Brasil quanto a Alemanha – Es gibt kein Land der Welt das so stark mit Brasilien verbunden war und ist wie Deutschland”.

APOIOS
Os programas contarão com informações e materiais de inúmeros Parceiros Brasil-Alemanha no país e exterior: DW/Deutsche Welle TV - A Voz da Alemanha, Berlim; Centro de Turismo Alemão – DZT/ São Paulo, Museu do Imigrante Visconde de São Leopoldo/RS, Instituto Martius-Staden/São Paulo, Embaixada e Consulados da Alemanha (Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife), Institutos Goethe no Brasil (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador), Fundação Konrad Adenauer (CDU - Partido Democrata Cristão), Fundação Friedrich Erbert  (SPD - Partido Social Democrata), Fundação Friedrich Naumann (Partido Liberal), Fundação Heinrich Böll, Adveniat, Representação da Baviera no Brasil/São Paulo, Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha em Brasília e Berlim, Deutsche Welle- Bonn/Berlim, DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico/Rio de Janeiro, Câmaras Brasil-Alemanha do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, Centro América Latina e Sociedade Brasil-Alemanha em Bonn/Berlim, Internationale Medienhilfe (IMH - Apoio Midiático Internacional, em Berlim) Centro de Estudos Europeus e Alemães (UFRGS/PUCRS), entidades congêneres e produtores independentes no Brasil e na Alemanha e empresas patrocinadoras.

APRESENTAÇÃO
Tatiana Rockenbach – Jornalista, Famecos-PUCRS. Apresentadora do programa Fora de Foco no Canal 6 da NET (2006-07). Repórter da TV Pampa Porto Alegre  - Prêmio Press RS 2008 - Repórter de TV.  Pós-graduação em cinema pela Unisinos-SL. Apresentadora do Programa ENTREVISTA  pela TV Câmara /Câmara de Vereadores, Porto Alegre. Repórter do Jornal da Vida pela Rede Vida, nacional, em São Paulo (2018).

Formato:

1° bloco: Atualidades
Vinheta de abertura. 
Panorâmica do programa. 
Editorial: Sílvio Aloysio Rockenbach
Bloco de notícias: atualidades do universo Brasil-Alemanha. Périplo por Embaixadas, Consulados, Câmaras Brasil-Alemanha, Institutos Goethe, Centro de Turismo Alemão, DAAD/Intercâmbios Acadêmicos, FECAB - Centros de Cultura Alemã no Basil.
Rumo a 2024: Comissão do Bicentenário em ação (espaço do Instituto São Leopoldo 2024 / Airton Schuch, presidente).

2° bloco: Participação

Agenda dinâmica: Festas Comunitárias - Encontros de Família - Encontros de Grupos de Danças Folclóricas - Encontros de Corais - Festas da 3ª Idade - Lançamentos de Livros – Seminários – Palestras.
Um comentarista AHAI (em sistema de rodízio): Alexandra Magalhães-Zeiner (Augsburg, Alemanha) - Lissi Bender (Santa Cruz do Sul) - Ivan Seibel (pomeranos, Venâncio Aires)  - Solange Hamester Jochann (hunsrückisch, Santa Maria do Herval) - Eckhard Ernst Kupfer, Instituto Martius-Staden, São Paulo).
 
3° bloco: Interação 
Vídeos da Alemanha. 
Vídeos de telespectadores: recados, festas, lançamentos musicais. 
Culinária: receita típica alemã.
Pesquisa genealógica - Cidadania alemã.
Entrevista com personalidade do universo Brasil-Alemanha.
Projeção da Semana.
Referências, consultas, reprises, links – tudo sob o mesmo teto: Conexão Brasil Alemanha > página interna de www.brasilalemanha.com.br .
Encerramento.

Amostra de programa congênere, edição única, produção da Embaixada da Alemanha em Brasília, especial para o Ano Temporada da Alemanha no Brasil, 2013.

 

EDITORIAL
Sílvio A. Rockenbach – diretor do Grupo BrasilAlemanha, redator e locutor da Rádio Deutsche Welle Internacional e da TransTel (precursora da DW-TV) em Colônia, Alemanha, correspondente internacional da Radio Guaíba de Porto Alegre, da Editora Abril de São Paulo e plantonista da TV Globo na Alemanha (1970-1983); assessor de Imprensa Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre (1998-2011); presidente da Comissão Oficial e Executiva dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS (1824-2014) e integrante da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã, instituída pelo Instituto São Leopoldo 2024 (ISL2024) e pela Prefeitura da “cidade-berço da colonização alemã no Brasil (Decreto Federal de 2011).

COMENTÁRIOS (em sistema de rodízio)
Ekhard  Ernst Kupfer > – jornalista alemão, diretor do Instituto Martius-Staden em São Paulo, editor dos Anuários do Instituto, co-autor do livro Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs, comentarista do programa radiofônico AHAIA Hora Alemã Intercomunitária/Die Deutsche Stunde der Gemeinden - bloco 05.

Alexandra Magalhães Zeiner > – escritora cearense e ativista cultural, Embaixadora da Paz, radicada em Augusburg, Baviera, amplamente relacionada no circuito cultural europeu,  correspondente do programa AHAI na Alemanha - bloco 01.

Ivan Seibel >
– historiador e romancista de origem pomerana, nascido no Espírito Santo, médico em Venâncio Aires, RS, especialista em assuntos pomeranos, editor do semanário digital Folha Pomerana Expressa e comentarista do programa AHAI - bloco 03.

Lissi Bender >  -  doutora em Antropologia Cultural pela Universidade Eberhard Karls, de Tübingen – Alemanha; escritora, vice-presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, tradutora; professora do ensino superior aposentada, comentarista do programa AHAI - bl 02. 

Solange Hamester Johann >diretora do Projeto Hunsrik em Santa Maria do Herval, RS, para implementação do dialeto no Ensino Fundamental nas comunidades alemãs do Brasil, tradutora, representante da América do Sul em eventos sobre  o dialeto em vários países europeus, comentarista AHAI - 04.

CONSULTOR COMERCIAL
Eng. Airton Schuch – presidente do ISL2024.
Cel.: (51) 99918-1176. E-mail: acesso@sinos.net


DIREÇÃO
Silvio Aloysio Rockenbach – Jornalista, atuações na Rádio Deutsche Welle e TransTel (1971–1983); correspondente  Editora Abril (1974–1983), Rádio Guaíba e Correio do Povo (1976–1983); plantonista da TV Globo na Alemanha (1982); integrante das equipes de futebol African Club (1974-1977) e Deutsche Welle International 1971-1973 e 1978-1983) em Colônia, Alemanha;  editor e apresentador do programa radiofônico AHAI (1994-2018); criador-editor dos portais www.brasilalemanha.com.br (1996-2018) e www.cidadesalemasdobrasilcom.br (2016-2018), www.facebook.com/brasilalemanha.com.br e do Informativo BrasilAlemanha Neues (19.000 destinatários); assessor de Imprensa e Relações Públicas do Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre (1998-2010), presidente da Comissão Oficial e Executiva das Comemorações dos 190 Anos da Imigração Alemã no RS, membro da Comissão do Bicentenário do ISL2024. Veja Quem Somos

PRODUÇÃO
Owergoor Produções Ltda., parceira de TVs locais com estúdios ao vivo e com produtora associada em São Paulo para cobertura nacional. 
 
APROVEITAMENTO COMERCIAL POR QUOTA DE PATROCÍNIO

a) Interna:
- três comerciais  de 30” por programa.                       
- três menções pela apresentadora.
- merchandising no cenário.
b) Externa:
1 - Co-patrocínio pleno do programa radiofônico AHAI em mais de duas dezenas de emissoras no RS, SC e PR.
2 - Figuração como apoiador:
- no portal www.brasilalemanha.com.br (home, banner, coluna da direita);
- no portal www.cidadesalemasdobrasil.com.br
- no www.facebook.com/brasilalemanha.com.br 
- no Informativo BrasilAlemanha Neues para mais de 19 mil destinatários, pessoas físicas e jurídicas, locais, regionais, nacionais e internacionais.
- nas camisetas do Bicentenário da Imigração Alemã, à venda nas Jornadas de Integração Cultural Alemã nas Comunidades.
- nos livrinhos “1824 – Antes e Depois”, de Telmo Lauro Müller.
- na folheteria das Jornadas de Integração Cultural.
- nos novos Cartazes do Projeto “Cidades Alemãs do Brasil”.
- menção nas entrevistas programadas nas Jornadas de Integração Cultural.

Quota mensal líquida: quatro de R$ 5.500,00, acrescidos de + 25%  para desconto de 20% de comissão (póximos seis meses).
  
Temos a certeza de que nosso amplo projeto merecerá uma atenta análise de sua empresa. Acreditamos nas excelentes perspectivas de retorno institucional e comercial, graças tanto à admiração generalizada pela Alemanha de hoje, quanto pela empatia, identificação e participação que o programa vai suscitar na colônia alemã de 17 milhões de brasileiros, com crescentes interações com  os países europeus mais diretamente envolvidos.

Um telejornal temático dinâmico, inovador, com a sua mensagem institucional e comercial!

Informações: Sílvio Aloysio Rockenbach - contato@brasilalemanha.com.br  - Tel.  (51) 3392 7433 - Cel. (51) 99715 0944  
Portal BrasilAlemanha - Informativo BrasilAlemanha/Neues - Programa radiofônico AHAI
Programa Conexão Brasil Alemanha – piloto produzido em 2012:  
Piloto Conexão Brasil Alemanha 02 > sugestão: abra ‘tela cheia’ para ver o programa piloto. Projetada uma  1ª. edição 2019, mais solta, descontraída e interativa, com múltiplas opções de acesso em dimensão planetária!).   
Uma nova versão, mais ágil e descontraída, está a caminho.

*   *   *   *   *

Programa de TV Conexão Brasil Alemanha
Duração: 30 minutos = conteúdos 23’ + comerciais 3’ + reservado às emissoras 3’ - em 3 Blocos.
Canal BAH! Vale TV  -  YouTube  -  Redes Sociais.
Estreia: aguarde! (2019)   - 19h Vale TV  /  21h Canal BAH (coberturas regionais e planetária via Internet).