Balada Jovem e Reunião Dançante 3ª Idade - Apresentação 15/01/2019

Olá, tudo bem?

Sua cidade está na iminência de entrar no roteiro de dezenas de bandas alemãs. Um evento para entrar na história.

Explico: Daqui a menos de seis anos, em julho de 2024, a comunidade alemã no Brasil estará comemorando com pompa e circunstância o Bicentenário da Imigração Alemã (1824 – 25 de Julho – 2024).

Muitas cidades entre Porto Alegre e Gramado já estão num dos roteiros, priorizado pela Comissão do Bicentenário, criado pelo Instituto  São Leopoldo 2024 >. Trata-se da iniciativa Educação em 1º Lugar >, traçada com o Grupo Editorial Sinos >  e apoiada pelo nosso Grupo de Mídia BrasilAlemanha. Muitas outras ações virão.

1977: O projeto Bandas Alemãs na sua Cidade tem por base uma experiência memorável e inédita, de 41 anos atrás, na Alemanha, propiciada por dois jornalistas brasileiros – um do Rio, Severino Alves da Silva; e outro de Porto Alegre, Sílvio Aloysio Rockenbach : o Carnaval Brasileiro de Colônia. Com vibrante estreia em um restaurante espanhol, Granada, no centro histórico da cidade romana Colonia Agripinensis, às margens do rio Reno, o Carnaval, à base de gravação mecânica em fitas-rolo, com duas horas e 33 minutos de duração, reproduzindo os maiores sucessos do Carnaval Brasileiro de todos os tempos, cresceu e se expandiu ano a ano.

Nas duas primeiras edições, os garçons do Granada chegavam a pedir ‘pausas para consumo’, tal o impacto da música sobre os foliões. A partir da terceira edição, em espaço ainda maior, já contratamos uma banda brasileira de Munique, a SambaTuque, que passou a dividir espaço com a consagrada fita de múltiplas orquestras e ritmos. Em sua edição de 2017, no 40º aniversário, o Carnaval Brasileiro de Colônia registrou a presença de 1.600 foliões a bordo de um navio da charmosa Frota Branca  Köln-Düsseldorfer Weisse Flotte >

2018-2019: O cenário mudou. Estamos no Sul do Brasil. A cultura também. O samba cede lugar a animados ritmos alemães do nosso interior. O público já não é de brasileiros na Europa saudosos do Brasil, mas sim de brasileiros saudosos da sua cultura alemã. E o suporte técnico não é mais a fita-rolo, mas sim o pen-drive.  E os estilos musicais estão reunidos em dois repertórios. Um deles é a Balada Jovem (ouça amostras em 10-15 segundos cada), com repertório de mais de quatro horas de gravação em agitado estilo pop.  O outro é para o público de Terceira Idade e leva o nome de Reunião Dançante para 3ª. Idade >. Amostras dos dois repertórios estão disponibilizados no Disco Virtual Terra com as respectivas senhas de acesso! São dezenas de bandas e orquestras em estilos variados e superselecionados - quase todas do tipo limpa-banco! Novas atrações são acrescidas a todo momento.

Conforme o Histórico do início do Carnaval Brasileiro de Colônia >, foi feito um teste prévio ‘pra valer’ na tradicional Discoteca El Gaucho junto à estação de bondes “Barbarossaplatz’, uma das mais movimentadas casas noturnas da cidade, abertas por um português e um argentino, músicos, que mantinham acesas durante todo o ano as lembranças e saudades dos alemães em férias na Espanha, Portugal  e outros países mediterrâneos. O sucesso total do teste, em novembro de 1976, tirou as últimas dúvidas quanto ao êxito projetado e depois superconfirmado dos  três primeiros Carnavais Brasileiros de Colônia de 1977, 1978, 1979 à base de música mecânica. O segredo residia na diversidade de bandas em desfile, no ritmo certeiro das músicas selecionadas e no capricho dos cortes estratégicos nas passagens de uma música para a outra. E, naturalmente, na excelência da qualidade e distribuição estratégica das quatro potentes caixas de som, especialmente selecionadas e adquiridas segundo as melhores especificações técnicas de então do mercado alemão.

Estas mesmas quatro gloriosas caixas de som (veja seu estado pré-reforma >) estão sendo totalmente reformadas  em oficina especializada aqui em Porto Alegre. Com seu poderoso som, como poliglotas, sem preferência por idioma, e multiculturais, sem preferência por ritmos, estarão novamente a serviço do saudável e saudoso entretenimento, desta vez das antigas e novas gerações de descendentes de alemães no Sul do Brasil.

Estamos agora fazendo este contato para um teste definitivo e para eventuais ajustes de qualidade do som em pen-drive e adequação das caixas de som a diferentes recintos/salões, pois esperamos repetir o consagrador pedido de garçons de ‘pausas para consumo’.  Concorrência com nossas bandinhas? Nunca! Um único pen-drive- fazer concorrência a dezenas e até centenas de bandinhas?   É claro que não permitiremos cópia para terceiros, pois seria criar concorrência para estes momentos de vivência cultural alemã comunitária únicos e exclusivos, acompanhados até de eventual conferência com power-point sobre os amplos preparativos para o Bicentenário da Imigração!  Cópias dervirtuariam todo o sentido de vivência comunitária única, tal qual já fizemos em Colônia (exclusividade total e absoluta). Estaremos, isto sim,  recuperando o gosto popular pela música alemã e incentivando as bandinhas a ampliarem cada vez mais os seus próprios repertórios, para poderem atender a pedidos de músicas ouvidas em nossas seleções e criando, assim, repertórios próprios mais amplos e competitivos.

Aliás, cultura só se faz com a oferta, demanda e consumo de bens culturais, entre os quais a música desponta em primeiro lugar, junto com o idioma! E música cantada em alemão é cultura alemã em dose dupla, pois contempla a música e a língua alemãs!

Este lançamento inédito poderá levar seu próximo evento à versão brasileira-alemã da próxima crônica, contando  as peripécias de um projeto, que integra também nossas projeções de Jornadas de Integração Cultural Alemã nas Comunidades > em preparação ao Bicentenário da Imigração Alemã ao Brasil (1824 – 25 de julho – 2024)

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos,
cordialmente / beste Grüsse
Sílvio Aloysio Rockenbach 01 >Piloto Conexão Brasil Alemanha 02 > sugestão: abra ‘tela cheia’ para ver o programa piloto (obs.: Em breve teremos a 1ª. edição 2019, mais solta e descontraída, com múltiplas opções de acesso!).   
BrasilAlemanha Comunicando e Inovando Ltda.     
Tel. (51) 3392 7433 -  Vivo (51) 99715 0944
contato@brasilalemanha.com.br
www.brasilalemanha.com.br  –  www.cidadesalemasdobrasil.com.br  -  www.facebook.com/brasilalemanha.com.br
Programa radiofônico bilíngue AHAIBoletim informativo BrasilAlemanha Neues