Prefeitura de Nova Petrópolis leva escritores a Escolas do Município

 

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, proporciona a estudantes de Nova Petrópolis uma valiosa oportunidade de se aproximar da literatura com o projeto Autor na Escola. Até o momento, o projeto literário trouxe as autoras Léia Cassol e Márcia Tatiana Funke Dieter, que visitaram instituições de ensino do Município, interagindo com, aproximadamente, 1.070 crianças da Educação Infantil ao 5º ano.

O Autor na Escola iniciou no dia 09 de junho, com a escritora paranaense Léia Cassol. A autora contou histórias, cantou e interagiu com aproximadamente 260 estudantes da Educação Infantil ao 5º ano das Escolas Bom Pastor e Luiz Loeser. A diretora de Eventos Culturais da Prefeitura, Mirna Alves da Silva e o diretor de Cultura Musical do Município, Ederson Moreira dos Santos, acompanharam as visitas da autora nas instituições de ensino.

Acompanhada do músico Johnny Pedra, Léia Cassol foi recebida de forma calorosa pelos alunos, que bateram palmas e gritaram seu nome. A escritora divertiu as crianças contando histórias como “A bela Baratinha”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Era uma vez… uma fruta amarela”, além de tocar músicas, autografar livros e tirar fotos com as crianças.

As visitas às Escolas tiveram sequência nos dias 11 e 12 de junho, com a escritora e contadora de histórias Márcia Tatiana Funke Dieter. A autora visitou todas as Escolas de Educação Infantil de Nova Petrópolis, onde interagiu com as crianças sobre seus livros. As professoras das instituições de ensino trabalharam as histórias e enfeitaram as salas para receber a autora, visitas que foram acompanhadas das coordenadoras da Educação Infantil do Município, Patrícia Diniz e Noemia Bauer.

Muitas crianças adquiriram as obras da escritora, que se mostrou muito feliz e surpresa com a recepção e fez questão de ressaltar a característica de cidade leitora que Nova Petrópolis possui. Márcia trabalhou os livros “A casa e a Menina” “O Sonho de Angelina”, “Minhocas na Cabeça” e “Gabriela, a Borboleta Amarela”. A autora cantou, contou as histórias dos seus livros, interagiu com as crianças e musicistas que a acompanharam, encantando os alunos das EMEIs.

Para a secretária de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis, Cíntia Hansen Reisdoerfer, ações como o Autor na Escola ajudam a fortalecer o hábito da leitura em Nova Petrópolis. “O contato das crianças com a literatura é fundamental. Mas a Administração Municipal foi além, levando os escritores até as salas de aula, proporcionando aos estudantes o contato direto com os criadores das obras”, destacou a secretária.

De acordo com o prefeito Regis Luiz Hahn, a presença dos escritores nas Escolas, além de agregar conhecimento, é uma experiência rica para as crianças. “Poder conversar com um autor é especial, principalmente para as crianças. Os autores narram as histórias que escreveram com dedicação e amor, isso faz uma grande diferença para quem está ouvindo. É uma satisfação proporcionar momentos como esses para nossos estudantes”, destacou o prefeito.

O Autor na Escola, que integra o projeto Cidade Leitora, contará ainda com as participações dos autores Marcelo Spalding e Marô Barbieri. Spalding visitará as Escolas 1º de Maio, Augusto Gaedicke, Bom Pastor, Luiz Loeser, São José, Padre Amstad, Padre Werner, Piá e São José, nos dias 29 e 30 de junho. Já Marô Barbieri estará em Nova Petrópolis nos dias 07, 08 e 09 de julho, nas Escolas 1º de Maio, Augusto Gaedicke, Otto Hoffmann, Padre Amstad, Padre Werner, Pedro Beck e São José.

Kassandra B. Dorneles | Marcelo Moura | Adriana Monteiro Arrial
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Nova Petrópolis – RS
Jardim da Serra Gaúcha | Capital Nacional do Cooperativismo
(54) 3281-8412 | 3281-8410 | (54) 8434-6572

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *